Postado por - Newton Duarte

Liverpool traz ídolos para reforçar formação de jovens

Liverpool traz ídolos para reforçar formação de jovens

Robbie Fowler e dois ex-jogadores do clube vão dar treinos específicos

Robbie Fowler e dois ex-jogadores do clube vão dar treinos específicos (Foto: AP)


Desde a chegada de Brendan Rodgers, o Liverpool aposta em jovens. Contratados, como Philippe Coutinho e Luis Alberto, ou formados nas categorias de base, casos de Raheem Sterling e Andre Wisdom. Para reforçar a filosofia de um time do futuro, o técnico anunciou a chegada de três importantes ex-jogadores do clube para ajudar na formação dos garotos na academia de Kirkby.

O ex-atacante Robbie Fowler, o ex-meia Steve McManaman e o ex-lateral direito Rob Jones vão trabalhar meio-período com os treinadores principais das equipes sub-19 e sub-21 do Liverpool. Cada um vai dar um treino específico para os jovens do clube.

“McManaman está trabalhando com os meias e jogadores ofensivos, Rob Jones com os laterais e zagueiros, e Robbie Fowler, obviamente, com os atacantes. Estão passando detalhes e experiências das suas próprias carreiras”, explicou Rodgers ao Liverpool Echo.

A formação de novos jogadores é uma das grandes preocupações da Associação de Futebol da Inglaterra. Ingleses abaixo dos 21 anos atuaram em apenas 2,28% dos minutos da temporada 2012/13 da Premier League, taxa inferior à de Itália (2,38%), Espanha (3,40%), Alemanha (6,22%) e França (7,32%). Manchester City, Chelsea, Stoke City, Swansea e Wigan não colocaram nenhum jogador desse tipo em campo.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Não à toa, a seleção inglesa sub-21 perdeu os três jogos da Eurocopa da categoria. O novo presidente da FA, Greg Dyke, está ciente das dificuldades. A meta dele é chegar às semifinais da Eurocopa de 2020 e vencer a Copa do Mundo de 2022. Com a transição da geração de David Beckham para outra que, na realidade, ainda não tem líder definido, ele tirou a pressão das costas da Inglaterra para os próximos dois torneios importantes.

“Se os nossos melhores jogadores não conseguem jogar aqui, então temos um problema sério”, disse Dyke, que admitiu que a FA não fez um bom trabalhando formando uma seleção inglesa nos últimos anos. Ele pretende criar uma comissão para investigar a queda do número de ingleses na primeira divisão. Os nascidos no país representam apenas 42,9% dos jogadores da Premier League, a menor porcentagem entre as cinco principais ligas da Europa. Durante a última janela de transferências os clubes contrataram 137 jogadores. Apenas 25 ingleses. Foram gastos € 752 milhões. Apenas € 71 milhões em ingleses.

Em Liverpool, Brendan Rodgers vai fazendo a sua parte. Daniel Sturridge disputou todos os minutos do time na temporada. Jordan Henderson, todos da Premier League. Raheem foi titular apenas uma vez, mas entrou no segundo tempo de seis partidas. Além de Steven Gerrard e Glen Johnson, jogadores mais experientes, que também são importantes peças do clube.


Fonte: Bruno Bonsanti – Trivela

Foto: AP