Postado por - Newton Duarte

Lomantão passa por 'guaribada' para a final do Baianão 2015

Após críticas e "episódio lastimável", Lomantão mostra melhora; FBF aprova

Situação do gramado é diferente de quando o Conquista perdeu para o Palmeiras na Copa do Brasil. Dirigente culpa chuvas da época e diz que agora não há desculpas

Quando o Vitória da Conquista enfrentou o Palmeiras, no começo de março, pela Copa do Brasil, o clube e a cidade tiveram a oportunidade se mostrar para o restante do país, mas naquela ocasião, além de ter sido goleado e eliminado da competição, sem a necessidade do jogo de volta, o Conquista passou um vexame ainda maior por conta da situação do gramado do estádio Lomanto Júnior, na época em péssimas condições. Quase um mês depois, a situação é diferente. Apesar de ser o mesmo da época, o gramado apresenta uma sensível melhora. Ainda é possível notar ondulações e escassez de grama em alguns pontos, mas nada que lembre a fatídica noite ou mesmo a situação do gramado ainda na estreia do Campeonato Baiano, quando o Conquista venceu o Bahia, adversário deste domingo.

Situação do gramado do Lomanto Júnior é melhor do que no começo da competição (Foto: Eric Luis Carvalho)

Na véspera da partida, o presidente do Conquista, Ederlane Amorim, falou sobre a evolução nas condições do gramado. Para ele, o episódio contra o Palmeiras foi um acidente provocado pelas fortes chuvas que atingiram a cidade na ocasião. Na visão dele, a condição do gramado não será usada como desculpa pelo Bahia para o caso de um resultado adverso.

- Tem sido uma preocupação grande da prefeitura, já que o estádio é municipal. Eles estão em parceria com o clube desde o início do campeonato. Teve aquele pequeno episódio lastimável por conta das chuvas na época, na partida contra o Palmeiras. Foram sete dias de chuvas intensas, com jogos do Conquista, jogos do Serrano, também pela Copa do Nordeste, mais preliminares, que acabaram castigando muito o gramado naquele momento. Mas agora não. Dentro das nossas limitações, que não é nenhum gramado de arena, mas em perfeitas condições de receber uma partida de futebol. Não creio que o Bahia vá atribuir qualquer dificuldade do jogo ao gramado. E se atribuir, paciência. É o que temos no momento, mas a prefeitura tem se empenhado ao máximo para melhorar. E no segundo semestre, todo esse gramado será trocado e revitalizado para uma estrutura ainda melhor em 2016 – disse o dirigente ao GloboEsporte.com

Neste sábado, Lomantão recebeu últimos ajustes para primeira partida da decisão (Foto: Eric Luis Carvalho)

O titular da pasta de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, foi outro que falou ao GloboEsporte.com sobre as melhorias feitas no estádio. O secretário ainda anunciou que após a final do Baiano, o Lomanto Júnior será fechado para uma troca por completo do gramado.

- A prefeitura fez todas as intervenções necessárias, tanto no gramado quanto na infraestrutura. Vocês da imprensa têm acesso a internet por fibra ótica. Foi feita a parte do estacionamento do estádio. Um investimento de mais de R$ 500 mil na mobilidade urbana e acessibilidade da região, intervenção na parte de estrutura dos vestiários de arbitragem e equipes. Além de paralelo a isso, preparar o piso do estádio Edvaldo Flores, que vai poder receber jogos, enquanto vamos fazer a troca definitiva desse gramado, que é do tipo batatais, vamos trocar pelo tipo grama bermuda, por determinação do prefeito. Mas era preciso preparar um outro palco para isso. E foram gastos mais de R$ 2 milhões no estádio Edvaldo Flores e através dessa intervenção de políticas estruturais, fazer a troca do gramado do Lomantão, que é um sonho de todos nós desportistas, moradores e amantes do futebol de Vitória da Conquista – disse ao GloboEsporte.com.

Presidente da FBF, Ednaldo (de azul) conversa com técnico e auxiliar do Vitória da Conquista (Foto: Eric Luis Carvalho)

Quem aproveitou a véspera da partida para vistoriar de perto a situação do Lomanto Júnior foi o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. O dirigente se mostrou satisfeito com o que viu, após visitar vestiários e observar a situação do gramado. Para o dirigente está tudo pronto para a primeira partida da final.

- Na realidade já está tudo ok. Viemos ver com relação a vestiários para ver se está dentro do exigido. Limpeza principalmente, higienização. Aproveitamos e viemos dar uma olhada para que a festa não tenha nenhum tipo de conflito – disse o dirigente ao GloboEsporte.com.

Catracas foram instaladas neste sábado no Lomantão (Foto: Eric Luis Carvalho)

Neste sábado, estádio ganhou retoques finais para a decisão. Enquanto a bola rolava em metade do gramado, a outra parte do campo era irrigada. Funcionários da prefeitura de Conquista fazem ajustes finais ao longo do dia no estádio. Ajustes nas redes, nas placas de publicidade, além de limpeza das arquibancadas e vestiários, e instalação das catracas para entrada da torcida, foram algumas das ações realizadas durante a presença da reportagem no local.

O teste final do Lomantão se dará neste domingo, quando Vitória da Conquista e Bahia se enfrentam a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Lomanto Júnior. A partida tem transmissão da Rede Bahia.