Postado por - Newton Duarte

Lusa e Bahia fecham overdose do confronto

Agora com força total, Lusa e Bahia fecham overdose do confronto

Equipes se enfrentam pela terceira vez em dez dias. Duelos pela Sul-Americana, na qual o Bahia triunfou, foram com reservas

Lusa e Bahia voltam a se enfrentar nesta semana


Pela terceira em vez em dez dias, Portuguesa e Bahia voltam a se enfrentar, neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), no Canindé. Mas ao contrário dos últimos dois duelos, válidos pela Copa Sul-Americana, os times vão escalar força máxima, pois a prioridade de ambos é o Campeonato Brasileiro. O próximo encontro programado entre eles será apenas no dia 24 de novembro, em Salvador.

O Bahia é o favorito se for levado em consideração o fato dele estar bem melhor na tabela – é o sétimo, com 23 pontos –, e de os baianos terem eliminado a Lusa na competição continental, após vitória por 2 a 1, no Canindé, e empate por 0 a 0, na última quarta-feira, em Salvador. Porém, os lusitanos acreditam em favoritismo dividido por jogarem em sua casa, e o técnico Guto Ferreira ter todos os seus principais jogadores à disposição. Tudo isso impulsiona a equipe a brigar para somar pontos para tentar deixar a zona de rebaixamento o mais rápido possível. O time é o penúltimo colocado (19º lugar), com 13 pontos, e não sairá nesta rodada mesmo que vença, pois está quatro pontos atrás do Criciúma, o primeiro time fora do Z-4.

Apoiado no bom retrospecto recente, o time treinado por Cristóvão Borges vai para a partida deste sábado cheio de confiança. Mesmo fora de casa, a meta é vencer mais um confronto e se aproximar ainda mais do G-4 do Brasileirão.

Cristóvão contou com um "reforço" de última hora para escalar o time. Antes suspenso, o zagueiro Titi vai poder entrar em campo para enfrentar a Lusa, já que o clube conseguiu efeito suspensivo para poder contar com o jogador. Já no ataque, o Tricolor tem confirmada a manutenção da dupla de ataque que vem bem nos últimos jogos em atuou: Wallyson e Fernandão. O segundo já balançou a rede seis vezes neste Brasileiro, sendo o artilheiro do Bahia.

Portuguesa: o técnico Guto Ferreira ainda não definiu se vai utilizar o esquema com dois atacantes (4-4-2) ou com apenas um (4-5-1). Se optar pelo primeiro, Diogo e Gilberto formarão o ataque. Caso Guto prefira um esquema com o meio mais reforçado, o atacante Gilberto perderá a vaga para o meia Cañete. A provável Lusa tem: Lauro; Luís Ricardo, Moisés, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza e Moisés; Diogo e Gilberto (Cañete).

Bahia: com a confirmação do zagueiro Titi, o técnico Cristóvão Borges deve escalar a formação que a torcida já se acostumou a ver em campo nos jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. A equipe deve ter: Marcelo Lomba; Madson, Lucas Fonseca, Demerson e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Fernandão.

Portuguesa: Washington, Muralha, Diego Viana, Romão e Henrique (todos lesionados).

Bahia: Anderson Talisca (suspenso).

Portuguesa: Bruninho, Bruno Henrique, Corrêa, Ferdinando, Lauro, Luis Ricardo e Valdomiro.

Bahia: Fernandão, Hélder, Jussandro e Rafael Miranda.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Heber Roberto Lopes (SC) apita o jogo, auxiliado por Janette Mara Arcanjo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG). O árbitro trabalhou em oito partidas neste Brasileiro. Heber aplicou 2,6 cartões amarelos em média e nenhum vermelho. Ainda marcou média de 37 faltas por jogo e assinalou 1 pênalti (0,1 por partida). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Portuguesa: a Lusa terá a oportunidade de melhorar sua campanha no Canindé. Até o momento, foram sete partidas em casa e só nove pontos conquistados. Outro agravante para a fase da equipe, penúltima colocada, é o alto número de empates (sete), somente inferior ao de Internacional e Corinthians, que possuem um a mais. A Portuguesa costuma parar muitas jogadas com faltas (até então, média de 19 por jogo), o que pode ser prato cheio para o atacante Fernandão, alto e forte na bola aérea.

Bahia: contra times paulistas, os baianos têm rendimento médio. Em quatro jogos, foram uma vitória (2 a 1 sobre o São Paulo), dois empates (0 a 0 contra Ponte Preta e Santos) e uma derrota (2 a 0 para o Corinthians). Embora jogue com três atacantes e tenha em Fernandão sua esperança de gols (que já marcou seis), o Bahia pouco balança a rede no Brasileiro - é o segundo pior ataque, com 15 gols. A defesa, em compensação, levou média de apenas um gol por jogo.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Portuguesa 0 x 1 Bahia - Melhores Momentos - Brasileirão 2012

Na 34ª rodada do Brasileirão do ano passado, o Bahia venceu a Lusa por 1 a 0, no Canindé, em São Paulo, com gol do atacante Souza. Dida, atualmente no Grêmio, era o goleiro da Portuguesa e não conseguiu evitar a derrota do time paulistano.


Fonte: GE.COM

Foto: AFN