Postado por - Newton Duarte

Lyoto assume erro por doping e pede desculpas: 'Está sendo difícil'

Atleta usou suplemento 7-Keto, que contém a substância DHEA, proibida pela USADA

Lyoto Machidaquebrou o silêncio, nesta quarta-feira,depois que veio à tona a notícia de que ele havia ingerido uma substância proibida pela USADA(Agência Antidoping dos Estados Unidos) - provocando o cancelamento de sua luta contra Dan Henderson, marcada para sábado, no UFC Tampa, na Flórida.

Em um vídeo publicado no Facebook, o ex-campeão do peso-meio-pesado do Ultimate reconhece o erro e, com a voz embargada, garante que não sabia da proibição da substância (DHEA) encontrada no suplemento (7-Keto), com fácil acesso nas prateleiras de lojas do segmento. O lutador diz que a substância deixou de ser permitida neste ano, mas a lista de elementos proibidos do Código Mundial de Antidoping (Wada, na sigla em inglês) inclui o suplemento desde 2012.

- Bem pessoal, eu estou aqui para dizer para vocês que eu fui pego de surpresa nessa notícia, também. Está sendo muito difícil para mim, eu treinei muito para essa luta, me dediquei bastante, com toda a minha equipe. Quero dizer que eu não sabia, realmente, que essa substância... tanto que foi uma coisa que eu declarei no meu teste. Eu falei: "Eu estou tomando tudo isso". E essa substância foi banida agora, em 2016. Foi um erro meu, eu assumo, por não estar sabendo disso e vamos lá. Quero pedir desculpas a todos vocês, pedir desculpas a todos os meus fãs, de coração, a toda minha equipe, toda a minha família. Eu tento sempre jogar limpo, mas, dessa vez, aconteceu.

O confronto entre Lyoto e Dan Henderson seria a co-luta principal do evento. Entretanto, com o cancelamento, a franquia anunciou que irá marcar um duelo para o americano em breve.

UFC: Teixeira x Evans
16 de abril de 2016, em Tampa (EUA)
CARD DO PRINCIPAL (a partir de 21h de Brasília):
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Rashad Evans
Peso-palha: Rose Namajunas x Tecia Torres
Peso-casado (até 72,5kg): Khabib Nurmagomedov x Darrell Horcher
Peso-pena: Cub Swanson x Hacran Dias
CARD PRELIMINAR (a partir de 17h de Brasília):
Peso-leve: Beneil Dariush x Michael Chiesa
Peso-galo: Bethe Correia x Raquel Pennington
Peso-meio-médio: Court McGee x Santiago Ponzinibbio
Peso-leve: Drew Dober x Islam Makhachev
Peso-galo: John Dodson x Manny Gamburyan
Peso-meio-médio: Randy Brown x Michael Graves
Peso-médio: Oluwale Bamgbose x Cézar Mutante
Peso-meio-médio: Elizeu Capoeira x Omari Akhmedov