Postado por - Newton Duarte

Manno Goes: 'Meias verdades, meias mentiras'

Meias verdades, meias mentiras

Winston Churchill, brilhante estadista britânico, costumava dizer que "o sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo". Numa semana conturbada para o Bahia, de mudança de técnico e notícias sendo publicadas fora de seu contexto real, chegou-se a dizer que o presidente Marcelo Sant'Ana havia perdido o entusiasmo e jogado a toalha, afirmando que "acesso tem todo ano" e que sua prioridade não era mais o acesso à Série A; e sim preservar o CT do Fazendão.

Ora, assim, fora do contexto, tudo leva a crer que o presidente não só foi infeliz em sua frase - condicionando a todos a impressão de que estava minimizando a importância do acesso, em caso de fracasso - como também leviano com a torcida tricolor, que ainda acredita, torce e deposita em Charles, nosso novo técnico, total esperança e credibilidade. Foi uma notícia bastante desestimulante. Como pode nosso presidente, quem mais deveria estar ocupado em manter a torcida confiante, participativa, estimulada, desfazer assim da importância do acesso?

Pois bem. O mesmo Churchill que dizia que de fracasso em fracasso se chega ao sucesso, disse também que "uma mentira dá uma volta inteira ao mundo antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir".

Não estou aqui para defender ninguém. Mas antes de escrever estas linhas que você lê, havia perdido tempo e admiração pela administração atual do clube, escrevendo um outro texto, baseado nas notícias que vi sair na mídia. Após o texto escrito e enviado a este jornal, um banho de água fria e de realidade na minha cara me mostrou uma outra face da mesma história: tive acesso ao áudio real da entrevista do presidente.

O que ele disse faz todo sentido. Não é justo atribuir uma frase de efeito, em flagrante desonestidade intelectual - vai saber por quais interesses - apenas para passar uma falsa impressão de que Marcelo Sant'Ana estava desdenhando da capacidade afetiva de sua torcida, minimizando a importância de subir para a Série A.

O que ele quis dizer foi tão somente que é muito importante não perder o CT do Fazendão agora. Se isto acontecer, não haverá outra chance. No caso do acesso, se não acontecer, haverá outras chances.

Isto dito fora do contexto pode trazer muitas interpretações equivocadas. Tão importante quanto preservar o CT é conseguir o acesso. E antes disso, é preciso manter a fé, o estímulo e a confiança intactos. Assim como a honestidade intelectual, o bom uso da informação e a sabedoria para criticar sem dar razão a ser criticado.

Boa sorte para Charles. Há um caminho cheio de dificuldades pela frente, mas o Bahia tem total chance de sair com êxito dessa caminhada.

E boa sorte a nós, consumidores que somos de informações e notícias. Precisamos estar muito atentos para não sermos manipulados, ludibriados e envolvidos em jogos sujos que não pertencem a nós.

Que isto me sirva de lição para próximos textos. Afinal, como diria Churchill - sempre sábio - "a vida dá lições que só se dão uma vez".

#BBMP!!!

Nota Luis peres @BahiaClub: Publicaremos um texto inspirado na coluna acima. Imediatamente após a kibação explícita e desavergonhada, contudo oferecendo os devidos créditos ao autor. Como sempre, of course!