Postado por - Newton Duarte

Marcelo Sant’Ana fala dos 'afastados, banidos e possíveis substitutos'

Sant’Ana reafirma busca por reforços e diz achar difícil reintegrar afastados

Presidente fala que não entende a comoção pelo afastamento do zagueiro Gabriel Valongo e diz que procura um atleta de velocidade e contratações para a defesa

Marcelo Sant'Ana concedeu entrevista após a coletiva de Doriva (Foto: Divulgação / E.C. Bahia)

O presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, tem sido uma presença constante no noticiário tricolor nos últimos dias. Na última quarta-feira, o dirigente respondeu questionamentos de torcedores por meio do Twitter. Na noite desta quinta-feira, ele concedeu entrevista coletiva logo após o triunfo sobre a Juazeirense por 3 a 1, na Arena Fonte Nova, pela segunda rodada da Copa do Nordeste. Entre os assuntos abordados, ele voltou a falar sobre carências do elenco e a busca por reforços.

- Toda vez que a gente fala em número e prazo, a chance de se complicar é grande. Temos carências, precisamos reforçar o sistema defensivo. Ter atletas que permitam mudar o ritmo no segundo tempo, com velocidade. Estamos conversando para suprir essas carências e também do próprio time titular que tem começado as partidas. (...) O Hernane tem um rendimento excelente. Tem metas pessoais e coletivas. Testamos o Edigar Junio nessa posição. Ele se sacrifica fazendo o jogador pela esquerda. Estamos testando opções no elenco. Tem o Jacó, que teve a oportunidade em treinos. Estamos analisando para ter uma sensibilidade maior das carências. Hoje enxergamos o setor defensivo como principal carência. E um jogador de velocidade. O jogador de velocidade do Bahia é Luisinho. Esses jogadores tomam muita pancada e se desgastam mais. Essas são as carências do elenco – comentou. 

Sant’Ana também falou sobre os afastados. Ele disse que acha difícil que os afastados sejam reintegrados ao elenco.

- Acredito eu seja muito difícil voltarem a ser reintegrados. O entendimento é que o rendimento não condiz com o investimento. Tiveram oportunidades no ano passado e nos momentos complicados nenhum dos três correspondeu. O Maxi começou a temporada no grupo. Nossa decisão foi de aceitar propostas e afastamos. (...) Todos os jogadores tiveram proposta oficiais para deixar o Bahia. Não tiveram interesse. Talvez queriam continuar a treinar na academia. O Maxi teve duas propostas. O Guarani do Paraguai era uma proposta de dois anos. O Jailton teve oito propostas, preferiu não deixar o clube. O Valongo teve três, preferiu continuar. Acredito que eles estão satisfeitos com o quadro que estão no Bahia.

Sobre Valongo, o presidente tricolor afirmou não entender a comoção gerada pelo afastamento do atleta. 

- Acho que o Valongo é um tema que se alonga tanto e que não entendo o porquê. O Fausto, irmão dele, teve uma história maior no clube. Se ele tivesse o compromisso que o irmão dele teve, continuaria no Bahia. Não entendo porque se alongar em um jogador que não tem grande história no Bahia. Não é só a partida, é o complemento de um trabalho. E a avaliação que tivemos é que não merece a continuidade. Não tenho nada contra ele. Mas é questão profissional que temos que avaliar.

Na tarde desta quinta-feira,  Gabriel Valongo emitiu nota para falar sobre o afastamento. O zagueiro afirmou que Sant’Ana “coloca informações sem o contexto”, disse que não desmereceu o fracasso na Série B da temporada passada e convocou o presidente tricolor para um debate público.