Postado por - Newton Duarte

Marcelo Sant'Ana fala sobre 'casos Kieza e Wilson Pittoni'

Sant'Ana quer manter Kieza e explica caso Pittoni: negociação não avançou

Em entrevista, Marcelo Sant’Ana afirma que vai fazer o que estiver ao seu alcance para manter atacante e diz que empresário de volante não considerou proposta boa

Contrato de empréstimo de Kieza ao Bahia vai até o fim da temporada (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Sem chances de acesso à Série A, o presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana, afirmou na última segunda-feira que o planejamento para 2016 já começou. A primeira medida foi a reformulação do departamento de futebol: o diretor Alexandre Faria deixou o clube e o técnico Charles Fabian foi liberado para férias antecipadas. A ideia da diretoria é iniciar agora um processo que leva o Tricolor de volta à Primeira Divisão em 2017.

E os trabalhos, claro, devem passar pelo campo. Em entrevista coletiva nesta segunda, Sant’Ana falou sobre a possibilidade de renovação de contrato com dois jogadores, que têm vínculos encerrados no fim deste ano: o atacante Kieza e o volante Wilson Pittoni.  

Temos negociado a transferência dele. Não posso garantir que fica, mas é a vontade. O Bahia tem alguma capacidade para mantê-lo, porque o Bahia se preparou para isso.

Marcelo Sant'Ana,

presidente do Bahia

O presidente garantiu que vai tentar manter o artilheiro do Bahia na temporada. Ele destacou que é necessário respeitar o contrato de empréstimo existente junto ao Shangai Shenxin, clube chinês que detém os direitos do jogador. Ainda assim, afirmou que fará o que puder para que o atacante permaneça no Fazendão.  

- É um atleta que tenho vontade de manter, e ele manifestou a vontade de ficar. Temos que respeitar o contrato com o clube chinês. Temos negociado a transferência dele. Não posso garantir que fica, mas é a vontade. O Bahia tem alguma capacidade para mantê-lo, porque o Bahia se preparou para isso. A gente entende que a qualidade e o comprometimento dele são dignos do Bahia. O que estiver ao meu alcance, e até um pouco mais, eu, em nome do Esporte Clube Baha, vou fazer - assegurou.  

Sobre Pittoni, a expectativa é que não haja acordo no fim das negociações. Sant’Ana explicou  como se deram as conversas para renovação e disse que não houve avanço. Segundo ele, o Bahia não teria condições de arcar com a contraproposta feita pelo empresário do atleta.  

"Não tenho nenhum problema com Pittoni", diz Sant'Ana (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

- Pittoni é um atleta com quem tenho uma relação pessoal muito boa, mas as pessoas não sabem disso. Ele não foi eleito melhor primeiro volante do Campeonato Baiano e do Nordeste. Pittoni não ganhou nenhum. Enquanto presidente, ganhei uma réplica dos troféus que eles ganharam. Meu prêmio, que eu ganhei, dei a Pittoni. Ele teve rendimento excelente no primeiro semestre. Quem escala é o técnico. A gente tem que respeitar. Não tenho nenhum problema com Pittoni. Minha mulher é amiga da mulher de Pittoni, minha filha é amiga das filhas dele. Agora, quem escala é o técnico. O Bahia fez uma proposta em maio, que não foi aceita. Foi feita uma contraproposta, que a gente julgou que não estava nas condições. Quando Pittoni foi contratado, foi para a Série A. A gente fez uma proposta dentro daquilo que entendia que era possível pagar. O Bahia não quis reduzir o salário do Pittoni. O Bahia quis manter o que o atleta ganhava, se comprometendo a pagar todas as dívidas ao longo do ano. Seu empresário não entendeu que era uma boa oferta, e as negociações não avançaram - finalizou. 

Antes de encerrar a temporada, o Bahia terá que entrar em campo mais duas vezes pela Série B. Neste sábado, a equipe enfrenta o Náutico em Recife. No sábado seguinte, será a vez de receber o Atlético-GO na Arena Fonte Nova.