Postado por - Newton Duarte

Marcelo Sant'Ana: 'Torcedor deixa de ser parceiro ao ver time perder'

Presidente do Bahia: torcedor deixa de ser parceiro ao ver time perder

Marcelo Sant'Ana diz que mudar mentalidade da torcida do Tricolor é uma das metas de sua gestão: "Levar o espetáculo como entretenimento"

Marcelo Sant’Ana possui três anos pela frente como presidente do Bahia e já firmou um objetivo principal: tornar a gestão do clube mais profissional. Para isso, garante que todos os integrantes de sua administração serão remunerados, com dedicação exclusiva, incluindo o próprio mandatário. Presente na bancada do “Redação SporTV”, o jornalista, de 33 anos, afirmou ter passado dois anos na Espanha, onde observou atentamente o futebol europeu. Dentro de sua estratégia de profissionalizar o mandato, Sant’Ana defende que o torcedor precisa se tornar o maior aliado do clube.

- Comecei a observar como o europeu tem uma paixão pelo clube, pela instituição, e como nós brasileiros temos uma paixão pelo time dentro de campo quando ele ganha. Quando não ganha, deixa de ser parceiro. Essa visão diferente de mercado gera resultados esportivos muito melhores para os clubes esportivos europeus do que para os brasileiros. Acredito que não temos essa visão no Brasil. Levar o espetáculo como entretenimento. O torcedor é o nosso principal cliente.

Marcelo Sant'Ana quer profissionalizar gestão no Bahia (Foto: Reprodução SporTV)

O Bahia figura como o décimo colocado no ranking de programas de sócio-torcedor do Brasil, com 24 mil contribuintes. Sant’Ana pretende aumentar ainda mais o projeto e fazer do torcedor o motor do clube. No entanto, o dirigente garante que manterá a política de não ajudar financeiramente torcidas organizadas.

- Durante o período de eleição, não tive o apoio de nenhuma torcida organizada. As torcidas apoiaram o candidato que ficou em segundo lugar. Desde setembro de 2013, o Bahia cortou todos os benefícios financeiros da organizadas. Vou manter a mesma postura. Não tenho nada contra ou a favor em relação às torcidas. Sou a favor de quem é sócio do Bahia. Se é sócio e participa de uma organizada, é direito dele. Tenho preocupação quando marginais adentram essas torcidas. Não é clube que deve ficar financiando torcedor.

Eleito com 41% dos votos, Sant’Ana permanece no cargo até o fim de 2017. O atual treinador, Sérgio Soares, chegou ao comando da equipe sob sua gestão. O Bahia disputa a Série B do Campeonato Brasileiro em 2015, após ter sido rebaixado no ano passado. O time enfrenta o Jacobina neste sábado, pelo Campeonato Baiano, às 18h30 (de Brasília). Na Copa do Nordeste, o Tricolor enfrenta o CRB no dia 11, no estádio Rei Pelé.