Postado por - Newton Duarte

Marcos 'Rony' Lopes: Revelação 'Made in Brazil' que ninguém conhece

É difícil para o Brasil tomar de Portugal joia do City. Veja sua habilidade

Marcos Lopes, nascido em Belém do Pará, mas que mora desde os 4 anos em Portugal

Com apenas 18 anos, ele já tem no currículo um título inglês no milionário elenco do Manchester City. É visto como uma das maiores promessas do futebol mundial e é nascido em Belém, capital do Pará. Mas, ainda assim, é difícil a missão de fazê-lo vestir um dia a camisa da seleção brasileira. Este é Marcos Lopes, meia canhoto e habilidoso que pode optar por vestir a camisa amarela, mas que tem uma eterna gratidão com a terra que o acolheu, Portugal.

Marcos é conhecido como "Rony" Lopes por sua admiração por Ronaldo, o Fenômeno. É filho de pai brasileiro com mãe portuguesa e foi com quatro anos de idade para Lisboa, deixando o Pará com a família que buscava melhores oportunidades de trabalho.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Vem aí: #NaCopaComTorcidabahia.com

Apenas quatro anos depois, passou a integrar as categorias de base do Benfica e logo quando tinha 15 anos ganhou status de joia e foi levado pelo time inglês. Os valores oficiais são desconhecidos, mas especulou-se na época que o City desembolsou algo entre 500 mil e 1 milhão de euros.

Rony há alguns anos já integra as seleções de base de Portugal e em fevereiro foi procurado pelo coordenador de base da seleção brasileira, Alexandre Gallo, que lhe mostrou um projeto da CBF para jovens talentos que possam jogar no país. Falou, entre outras coisas, que acompanhava seu futebol e que busca formar uma base forte para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, principal objetivo da base nacional.

O meia ainda não apontou oficialmente o caminho que deseja seguir, mas indica que a familiaridade com Portugal, onde já passou a maior parte de sua vida, e o fato de já ter iniciado sua trajetória nas seleções locais podem ser o diferencial em sua futura escolha.

"Essa questão é bastante complicada, porque como sabe, eu nasci no Brasil, mas vivi a maioria da minha vida em Portugal, país que acolheu a minha família e me deu a oportunidade de me formar como jogador de futebol. Agora apenas quero me concentrar em me tornar um profissional de alto nível e neste momento estou integrado nas seleções de base de Portugal, onde tenho um percurso e o projeto nos times sub-19, apesar de recentemente ter sido chamado ao sub-21 pelo técnico Rui Jorge pela primeira vez", falou em entrevista ao UOL Esporte.

Apesar de no atual momento preferir jogar pela base portuguesa, ele agradeceu todo o interesse despertado pela CBF e evita falar em uma escolha definitiva até o dia que for chamado pela primeira vez para uma seleção principal.

"A visita e a conversa com o Alexandre Gallo foram surpresas bastante boas. Claro que todos têm consciência que tenho atuado por Portugal, país onde me formei como jogador de futebol e que apostou em mim desde muito cedo nas seleções, mas foi um prazer enorme conhecer o Gallo e saber que os responsáveis de uma seleção como a do Brasil, onde eu nasci, seguem o meu trabalho", afirmou.

"É verdade que estou muito grato pelas oportunidades que encontrei em Portugal e pela formação que tenho recebido. Sinceramente não penso muito no tema de 'optar' por um ou por outro porque a questão ainda não se colocou e só será definitiva se eu um dia tiver a felicidade e a bênção de ser convocado para o mais alto nível das seleções. Tenho a certeza que se esse dia chegar, vou saber a resposta imediatamente", prosseguiu.

O meia foi relacionado várias vezes pelo técnico Manuel Pellegrini para partidas no time profissional do milionário City, mesmo tendo como concorrentes no meio-campo jogadores de renome internacional, como o francês Nasri, os espanhóis David Silva e Jesus Navas e até o brasileiro Fernandinho.

Em uma de suas participações na equipe, ganhou destaque um passe improvisado feito de calcanhar que rendeu o gol de Dzeko na sequência do lance. Também é conhecido por uma partida em que foi o destaque do time de base do City que arrasou o Bayern de Munique por 6 a 0 em uma partida da Liga dos Campeões sub-20 (veja vídeos).

Marcos ‘Rony’ Lopes | Part 1 | Goals, Dribbles, Assists & More! | 2011/2012

Marcos ‘Rony’ Lopes | Part 2 | First Team | 2013/2014

Entrevista com Marcos ‘Rony’ Lopes

A receita para evitar a badalação com apenas 18 anos é a mesma que usa desde os tempos de Benfica, quando seu nome começou a ganhar força como destaque do futebol europeu: conversas com o pai para sempre ter a cabeça no lugar.

"Com o passar do tempo e com a experiência que vou ganhando, aprendo a conviver com a pressão de jogar num clube que luta pelo título na melhor liga do mundo. Fora do campo ouço muito os conselhos do meu pai [Marcos Lopes], que me acompanha desde o início e me ajuda a lidar com algumas situações novas. Felizmente estou rodeado por pessoas que acompanham o meu trabalho e me ajudam sempre que eu preciso", falou.


Fonte: José Ricardo Leite – UOL

Foto: Marwan Naamani/AFP e Reprodução/Site oficial Manchester City