Postado por - Newton Duarte

Marquinhos comemora triunfo e bons números do Bahia

Marquinhos Santos comemora triunfo sobre Bota e bons números do Bahia

Nos últimos 16 jogos, Tricolor ganhou 10, empatou cinco e foi derrotado em apenas um. Neste domingo, equipe selou seu melhor início de Série A nos pontos corridos

A torcida do Bahia está em festa. Depois de um início de ano duvidoso, o Tricolor conquistou o título do Campeonato Baiano e embalou. Nos últimos 16 jogos, o Esquadrão foi derrotados apenas uma vez: foram 10 vitórias e cinco empates. Neste domingo, mais um motivo para comemorar: a equipe baiana derrotou o Botafogo na Fonte Nova e conquistou, com isso, seu melhor início de Série A na era dos pontos corridos, com seis pontos ganhos nas três primeiras rodadas do torneio nacional.  

Após o duelo contra o Alvinegro carioca, o técnico Marquinhos Santos comemorou as marcas e garantiu que sempre vai procurar colocar em campo um time ofensivo. O treinador ainda trouxe um novo dado, que também foi comemorado: o Bahia marcou gols em todas as suas partidas.  

- É importante, em 16 jogos, ter uma derrota apenas. É um número considerável, ainda mais no Campeonato Brasileiro, com equipes de qualidade. A nossa filosofia é a mesma: buscar jogar para frente, buscar o gol, para que, conquistando isso, tenhamos mais controle de jogo e equilíbrio. Dentro ou fora de casa, o Bahia sempre vai buscar jogar para frente. O time hoje é a única equipe da Série A que fez gols em todos os jogos. Isso é difícil, ainda mais sem um atacante de referência. E é fruto do trabalho dos atletas – disse o técnico.  

Marquinhos Santos pede calma em meio à boa fase do Bahia

Satisfeito com o rendimento do grupo tricolor, Marquinhos Santos também elogiou a obediência técnica da equipe dentro de campo. Ele destacou o empenho dos jogadores para seguir suas instruções e voltou a delimitar a meta dentro do Campeonato Brasileiro: fugir do rebaixamento para, então, almejar voos mais altos na competição nacional.  

- Isso é fruto de muito trabalho e competência dos atletas. É um grupo que entende as limitações que temos, que trabalha muito forte e procura sempre progredir. A questão tática é interessante, porque é um grupo que escuta muito bem. Dentro de campo, os jogadores conseguem assimilar bem e passar para os demais jogadores. A gente tem trabalhado forte para o Bahia fazer um grande ano. Ainda é cedo, estamos apenas na terceira rodada. Temos que ter calma. Temos que comemorar, porque a vitória no Brasileiro é muito difícil e, quando tem, temos que comemorar. Mas temos que ter tranquilidade. Pretendemos fazer um grande ano, mas o pensamento passa primeiro pelos 46 pontos. Depois vamos buscar algo grande dentro do campeonato nacional e também da Copa do Brasil.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Apesar de toda a euforia da torcida pela boa fase, Marquinhos Santos sempre procura manter os pés no chão. Atento a todos os aspectos do psicológico de seus jogadores, o treinador revela que vai se empenhar para que o elenco não caia no comodismo causado pela tranquilidade do momento. Segundo ele, a ideia é evoluir constantemente.  

- Os limites, os atletas sabem que isso é normal do ser humano. Quando você acha que chegou ao ápice, é grande a preocupação de que tenha uma queda. Em nenhum momento, vou deixar eles [os jogadores] chegarem a uma zona de conforto. Vou trabalhar forte para a equipe evoluir sempre - disse.  

Confira abaixo outros trechos da entrevista de Marquinhos Santos após a vitória sobre o Botafogo:

A partida contra o Botafogo

- No primeiro tempo, nos 20 primeiros minutos, o jogo foi feio, mal jogado. Teve muita competitividade, muita disputa pela bola, pelo campo de jogo, e isso originou uma instabilidade emocional na nossa equipe, que poderia até ter sofrido o gol. Quando começamos a trabalhar a bola, ter a posse de bola, a fazer a transição, o time voltou a evoluir. Mas não estávamos achando espaço, pela qualidade do Botafogo, um time que disputou a Libertadores, que tem jogadores interessantes, que fazem a diferença, e um excelente comando, do Vágner Mancini. No intervalo, vimos a necessidade de recuar o Talisca e o Lincoln para que pudéssemos trabalhar mais perto dos setores e fazer com que os laterais virassem alas. E originamos o gol assim: em uma jogada de profundidade do Pará para o Maxi. São quebras de sistema que eu gosto de fazer e que os atletas têm entendido bem nos jogos.

Aproveitamento e concorrência dos laterais dentro do grupo

- Os laterais, a situação é simples. Temos situação de laterais que estão entrando e correspondendo e têm aproveitado as chances. Quem estiver melhor vai dar sequência.

Futebol convincente x futebol de resultado

O grupo tem procurado trabalhar muito forte. Eles têm um comprometimento muito grande para oferecer ao nosso torcedor e ao Bahia um grande ano. O pensamento agora é dentro do cenário nacional, Copa do Brasil e Brasileiro, que têm fórmulas de disputa diferentes. A maneira de atuar tem que ser convincente nos dois campeonatos. Quando não conseguirmos, teremos que fazer o futebol de resultado. Haverá jogos em que não vamos nos apresentar bem e vamos tentar vencer pelo placar mínimo. E o elenco, falta pouco para que possa vir a somar e agregar junto a essa longa caminhada até a última rodada.

Recuperação de Maxi Biancucchi e Fahel

O Maxi é um atleta que demorou para alcançar o gol. Foi muito feliz no último jogo, e isso deu mais confiança. É um atleta que vem crescendo, treinando forte para que possa construir um cenário muito bom, que teve no ano passado, pelo rival. Pelo Bahia, ele quer fazer tão bem ou melhor do que no passado. E o Fahel estava desacreditado quando nós chegamos, mas, conhecendo ele e sabendo do potencial, procuramos fazer um planejamento. E ele tem correspondido, pelo profissionalismo dele e pela pessoa que ele é. Por ter sido o Botafogo hoje, entendi que ele se apresentou com mais vontade na partida, e isso ajudou muito a equipe do Bahia.


Fonte: GE.COM

Foto: Jayme Brandão