Postado por - Newton Duarte

Marquinhos fala do Calendário, lesões e metas pré-Copa

Marquinhos culpa calendário por lesões e projeta meta de pontos

Treinador não pode contar com seis jogadores, todos no DM. Antes de pausa para a Copa, Marquinhos quer somar o máximo de pontos que puder em três jogos

Marquinhos Santos culpa lesões por desfalques

A bruxa está solta no Fazendão. Passados quase seis meses desde o início da temporada, o Bahia sofre com lesões dos seus principais jogadores. Titulares absolutos na conquista do Campeonato Baiano, o meia Lincoln e o atacante Rhayner se machucaram e só voltam depois da pausa para a Copa do Mundo. Nesta semana, o volante Uelliton sofreu um estiramento na coxa e é mais um a integrar o departamento médico do clube.

Para o técnico Marquinhos Santos, o principal culpado pelas lesões em sequência é o calendário do futebol brasileiro. Por conta da maratona de jogos que o clube tem enfrentado, é importante poupar jogadores e evitar mais lesões.

- É o calendário que faz com que as equipes tenham esse problema [de lesões]. Por conta disso, faz-se necessário poupar jogadores, para que não tenhamos uma perda maior, entendendo que teremos três jogos para fechar essa primeira etapa do Campeonato Brasileiro. Depois daí, sim, teremos um tempo hábil para preparar a equipe para esse retorno depois da Copa do Mundo – afirma o técnico.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Vem aí: #NaCopaComTorcidabahia.com

A lista do DM é extensa. Além dos três citados, Omar, Galhardo e Diego Macedo também integram o departamento médico. Para a partida contra o Santos, marcada para esta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), no estádio Joia da Princesa, o técnico Marquinhos Santos vai fazer quatro alterações em relação ao time que enfrentou o Fluminense, no último final de semana. Os atacantes Barbio e Henrique, o volante Pittoni e o lateral Guilherme Santos ganham vaga entre os titulares.

Conheça o Scout torcidabahia.com

A partida contra o Santos, aliás, é a primeira das três antes da pausa para a Copa do Mundo. A meta de Marquinhos é somar o maior número de pontos possível para ficar na parte de cima da tabela.

- Nós temos que procurar somar o maior número de pontos possível. São jogos difíceis, mas o Bahia já mostrou qualidade de jogo. Independente do adversário, vamos procurar somar os pontos possíveis para que, na parada para a Copa, nós tenhamos uma pontuação que nos coloque na primeira parte da tabela – diz Marquinhos.

Depois do Santos, o Bahia ainda encara Chapecoense e Sport, ambas as partidas fora de casa.

Por gramado e força no ataque, Marquinhos fará 4 mudanças no Bahia

Henrique, William Barbio, Wilson Pittoni e Guilherme Santos ganham chance e serão titulares contra o Santos, nesta quinta-feira, no estádio Joia da Princesa, em Feira

Marquinhos aposta em Barbio contra o Santos

O técnico Marquinhos Santos confirmou que vai fazer quatro alterações na equipe do Bahia para o jogo contra o Santos, marcado para esta quinta-feira, às 21h (horário de Brasília), válido pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. E o principal motivo de tantas mudanças tem nome: Joia da Princesa. Longe de estar nas condições ideais, o gramado do estádio, localizado em Feira de Santana, vai obrigar o treinador a escalar uma equipe com mais ‘jogadores’ de força.

Sendo assim, jogadores como William Barbio e Guilherme Santos vão ganhar uma oportunidade no time titular. Além deles, Henrique também vai começar jogando. No entanto, a opção pelo atacante passa pela necessidade de mandar a bola para o fundo das redes.

- Temos criado muitas oportunidades de gols. Temos o mesmo número de finalizações que o Cruzeiro. Então, entendemos que tem que ter um homem presente na área para concluir essas jogadas, e esse jogador é o Henrique. Pelas condições do gramado, entendo que temos que ter alguns jogadores de força. Por isso, as entradas do Barbio e do Guilherme Santos, que chegam com força ao ataque – explica o treinador.

Marquinhos Santos vai mandar a campo um time com três atacantes: Biancucchi, William Barbio e Henrique. Talisca vai atuar um pouco mais recuado, com a função de criar as jogadas. Com o ataque mais povoado e menos homens no meio-campo, o técnico abre mão de ter a posse de bola por um time com mais força pelos lados do campo, brigando pela segunda bola.

- Nós vamos ter que mudar a estratégia de jogo. A equipe do Bahia procura a posse de bola. Tem demonstrado isso nos jogos. Procuramos ter um controle das ações de jogo através da posse de bola. As condições do gramado não são as melhores para que se faça esse jogo. Por conta disso, a adaptação. Teremos Barbio e Maxi nos extremos do campo, e o Henrique centralizado, para que tenhamos um jogo de primeira e segunda bola – diz.

Bahia treina no Joia da Princesa

Outro jogador que volta ao time titular é o volante Wilson Pittoni, recuperado de uma lesão na coxa. Marquinhos explica qual será a função dele e de outros jogadores em campo.

- A entrada do Henrique é para ter um homem mais presente dentro da área, para que as jogadas construídas possam ser mais bem finalizadas. A entrada do Barbio é para ter mais um atacante que possa estar dentro da área. O Talisca vem de trás para finalizar. E o próprio Pittoni, um jogador que se apresenta muito lá na frente, chegando a área, inclusive fez gol assim no Estadual – analisa Marquinhos.

Com a entrada de Guilherme Santos no time titular, Pará senta no banco de reservas. Segundo Marquinhos, por causa da sequência de jogos e de uma queda de rendimento, o jovem das categorias de base tricolor precisa ser poupado.

- Guilherme vai como titular. Pará vem de um desgaste dessa sequência de jogos. Tem também uma queda de performance que é normal, em função dos  jogos e da própria idade. Por algumas situações táticas que aconteceram, pelos dois gols que aconteceram nas costas dele, ele será preservado. O Guilherme é um jogador mais experiente, que pode dar um recurso na parte ofensiva e também, para esse jogo, na parte defensiva – afirma o treinador.

O Bahia deve entrar em campo para pegar o Santos com Marcelo Lomba; Roniery, Titi, Demerson e Guilherme Santos; Fahel, Wilson Pittoni e Anderson Talisca; William Barbio, Biancucchi e Henrique.


Fonte: GE.COM

Foto: Thiago Pereira - GE.COM e Divulgação / EC Bahia