Postado por - Newton Duarte

Marquinhos não traça metas; Lusa está a disposição

Marquinhos evita traçar meta para 1º turno da Série A: 'É um jogo por vez'

Bahia terá pela frente a Portuguesa, o Cruzeiro e o Fluminense nas últimas rodadas válidas pela primeira metade do Campeonato Brasileiro 2013


Três partidas separam o Bahia do final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2013. Apontado como candidato ao rebaixamento no início da competição, o Tricolor contrariou todas as expectativas e, até aqui, passou a maior parte da Série A entre os primeiros da tabela de classificação. O bom desempenho, no entanto, não deslumbra o elenco comandado por Cristóvão Borges. Mesmo com o time bem posicionado, os jogadores evitam definir uma meta de pontos para a reta final da primeira metade do torneio. A ordem é a de disputar cada partida como uma final de campeonato e valorizar todo ponto conquistado dentro do Brasileirão.

- Estamos conversando sobre esse fim de primeiro turno. É um jogo de cada vez. Temos que pensar assim. A cada partida disputada, queremos conquistar os três pontos – disse o meia Marquinhos, que foi poupado na partida contra a Portuguesa, na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana, mas está confirmado para encarar a mesma Lusa, desta vez no sábado, pelo Brasileirão.

Apesar de evitar estabelecer planos a médio e longo prazo, Marquinhos não esconde a confiança no time tricolor. O Bahia é 7º colocado no Brasileirão, com 23 pontos conquistados. Para o meia, o time pode ir ainda mais longe, fazer história e terminar a competição em uma posição melhor.

- A está muito tranquilo. Esperamos fazer um restante de campeonato bom. Sem descer mais na tabela, só subir – declarou.

Nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro, o Bahia terá pela frente dois adversários que estão na parte de baixo da tabela e o atual líder da competição. A reta final do primeiro turno começa no sábado, quando o Tricolor encara a Portuguesa, 19ª colocada, no Canindé. No dia 4 de setembro, o Tricolor enfrenta o líder Cruzeiro na Fonte Nova. O encerramento da primeira parte do Brasileirão será contra o Fluminense, 15º colocado, no Maracanã, no feriado do dia 7 de setembro. Para o elenco baiano, os três jogos serão uma ótima oportunidade de mostrar que, além de um bom começo, o time também pode encerrar o turno com chave de ouro.

Destaque contra a Lusa, Fabrício se coloca à disposição de Cristóvão

Jogador agradece elogios do técnico tricolor e diz que continuará trabalhando para conquistar um espaço no time baiano

A decisão de poupar os titulares nas primeiras partidas da Copa Sul-Americana revelou para o técnico Cristóvão Borges uma boa opção para a sequência do Campeonato Brasileiro 2013. Destaque da partida contra a Portuguesa, na última quarta-feira, o volante Fabrício Lusa ganhou elogios do treinador e ficou mais perto de ser utilizado na Série A. Nesta quinta-feira, o jogador tricolor agradeceu as palavras do treinador.

- O Cristóvão não chegou a conversar comigo pessoalmente depois da partida. Mas fico satisfeito por saber dos elogios. Fiz um bom jogo devido as circunstâncias. Estava sem ritmo, a gente ainda não tinha jogado juntos. Foi bom pela classificação – disse o volante.

Fabrício Lusa atuou em apenas uma partida do Brasileirão. O volante estreou na derrota para o Corinthians, no primeiro duelo após a pausa do campeonato nacional para a realização da Copa das Confederações. Apoiado no bom desempenho apresentado no jogo contra a Portuguesa, o jogador tricolor se coloca à disposição de Cristóvão Borges para ajudar o time nas próximas rodadas do Brasileirão.

- Todo jogador quer jogar. Mas isso deixo nas mãos do professor Cristóvão Borges. Sei que ele vai colocar a melhor opção em campo. Se eu jogar, vou ficar feliz. Se não, vou continuar a trabalhar. Está nas mãos do professor. Sei que vou dar meu máximo – afirmou.

No sábado, pela 17ª rodada da Série A, o Bahia terá mais uma vez a Portuguesa pela frente. Para Fabrício, contudo, o Tricolor não deve esperar facilidades por ter eliminado a equipe paulista na Copa Sul-Americana. O jogador lembra que a Lusa está na zona de rebaixamento e jogará na base do tudo ou nada para conseguir se aproximar da saída do Z-4.

- É uma situação diferente. Um campeonato diferente. Eles não estão bem na tabela do Brasileiro e vão tentar ganhar de toda a forma. Temos que estar bem preparados – concluiu o jogador, que foi revelado pelo Juventude e tem contrato com o Bahia até o final desta temporada.


Thiago Pereira – GE.COM

Foto: ECB e A Tarde