Postado por - Newton Duarte

Marquinhos Santos quer time ofensivo

Marquinhos Santos elogia reforços e promete Bahia ofensivo para 2014


Treinador diz que pediu para treinar na Arena Fonte Nova, revela que o Tricolor terá olheiros para observar adversários e afirma que todos reforços são 'cerejas do bolo'


Uma semana de papéis rabiscados, planos traçados e muita ansiedade. A pré-temporada do Bahia começou também para Marquinhos Santos. De barba por fazer e olhar cansado, o treinador tricolor mostra que tem se empenhando no trabalho quase que em regime integral. Formações táticas, nomes de titulares e reservas, estratégias para aproveitar melhor a curta temporada, tudo passa pelas mãos do técnico, que tenta fazer com que o Bahia em 2014 volte a sonhar alto, diferentemente das últimas temporadas, quando a fuga do rebaixamento bastava.

Marquinhos Santos revela que já pediu para realizar treinos na Arena Fonte Nova

Por um ano sem grandes sobressaltos, o treinador sabe que será preciso dedicação, organização e empenho para ter sucesso em missões que no passado recente fracassaram. Utilizar a Fonte Nova para alguns treinos é uma das metas. No ano passado, a diretoria tricolor solicitou, sem êxito, a permissão da administração do Arena para realizar trabalhos com bola no estádio. Para Marquinhos, é necessário novamente se debruçar sobre essa questão, já que o Bahia precisa conhecer bem o campo em que mandará suas partidas neste ano.

- Já fiz o pedido para treinar na Fonte Nova. Entendo que isso é necessário por conta da diferença do gramado – contou o treinador em entrevista à Rádio CBN Salvador, concedida na última quinta-feira.

Outra mudança é a contratação de olheiros para observar os adversários. Marquinhos defende que é necessário ter profissionais capacitados para criar uma rede de informações sobre os rivais. A estratégia vale já para o Campeonato Baiano 2014, competição que o Bahia só começa a disputar no mês de fevereiro.

Minha filosofia é a de buscar as vitórias"

Marquinhos Santos

- Teremos um profissional para observar os jogos dos adversários. Já tem no Baiano, mesmo sendo em jogos no interior, com dificuldade de locomoção – declarou.

Cada modificação faz com que o Bahia se diferencie um pouco do clube que o torcedor se acostumou a ver nos últimos anos. No entanto, a grande diferença do Tricolor 2014 para o de temporadas passadas deve mesmo estar dentro de campo. Marquinhos Santos promete um time ofensivo em campo.

- Minha filosofia é a de buscar as vitórias. Costumo jogar com dois volantes. No Coritiba, teve oportunidades que escalei o time com apenas um volante. Minha filosofia é ofensiva. O Bahia tem que jogar de igual para igual, seja com quem for. Tenho uma ideia ofensiva e compacta. Com o elenco que temos, já dá para começar a pensar assim – disse o técnico tricolor.

SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

O ingrediente 'secreto' da feijoada Tricolor

Colírio para 'mais um ensaio sobre a cegueira'

CONTRATAÇÕES

Marquinhos Santos participou diretamente das contratações feitas pelo Bahia para a temporada 2014. Assim que foi contratado, em dezembro do ano passado, o treinador elaborou uma lista de reforços. De início, vários nomes de peso foram apontados pelo técnico como alvos para a temporada. Várias negociações fracassaram, mas muitas tiveram êxito. Boa parte dos jogadores que desembarcaram recentemente no Fazendão foram indicados por Marquinhos Santos, que se mostra satisfeito com as peças que tem em mão.

- É um processo que houve desde a minha contratação. Colocamos alguns nomes consagrados. Foram nomes que me agradaram inicialmente. Coloquei vários nomes e a diretoria iniciou a negociação. As contratações são situações que são discutidas. O Valton, o William e o Sidônio são abertos para a conversa. É início de temporada e já conseguimos oxigenar o elenco que há três anos vinha com a mesma formação. Isso me deixa feliz. Não satisfeito. Mas feliz – disse Marquinhos.

Principal contratação do Bahia até o momento, a chegada de Maxi Biancucchi ao Fazendão agradou em cheio o técnico tricolor. Marquinhos Santos acredita que o atacante argentino pode dar muitas alegrias ao torcedor e lembra que, em 2013, o atleta já deu mostras do que pode render no futebol brasileiro.

Maxi Biancucchi foi elogiado pelo técnico Marquinhos Santos

- O Maxi é um grande jogador. O Bahia não mediu esforços para contrata-lo. Isso faz com que tenhamos um grupo mais forte. Ele atravessou uma grande fase em 2013. Foi destaque. Sofreu uma lesão que atrapalhou. Mas é um jogador que dará alegrias ao torcedor do Bahia - destacou.

Além de Maxi, o Bahia acertou com Emanuel Biancucchi e negocia a contratação do meia Leandro Romagnoli. Marquinhos avalia que o mercado é favorável na contratação de argentinos e elogia o irmão de Maxi, jogador de 25 anos em quem o treinador enxerga ótimo potencial.

- O jogador argentino tem a entrega total. São extremamente profissionais. Isso tem conduzido o mercado a procurar jogadores da Argentina. Tem também a condição financeira de lá que está difícil e contribui para isso. Estamos em entressafra de meias e atacantes e eles têm isso à disposição.O Romagnoli eu acompanhei no San Lorenzo. Jogador com características interessantes. Gostaria de trabalhar com ele. Mas, para a posição dele, temos também o Emanuel, o Talisca e o Branquinho. O Emanuel é um meia canhoto, tem bom passe e boa leitura de jogo. Tem potencial para nos ajudar - afirmou.

Além de Romagnoli, o Bahia estuda a contratação do paraguaio Wilosn Pittoni e do lateral esquerdo Guilherme Santos. O ala é outro que arranca elogios do treinador.

- O Guilherme Santos foi apresentado pra mim e William. Ótima opção. A lateral-esquerda é uma posição que o futebol brasileiro também está carente. Acompanhei este jogador. Tem um potencial grande. Acredito que posa vir para ajudar - declarou Marquinhos Santos.

Recentemente, o vice-presidente do Bahia, Valton Pessoa, disse que estava em busca de duas contratações de peso, as 'cerejas do bolo', para reforçar o elenco. Para Marquinhos Santos, todos os jogadores que desembarcaram no Fazendão são 'cerejas'. Umas maiores, outras menores, mas todas cerejas.

- Todos são cerejas do bolo. De tamanhos diferentes, mas todos são cerejas. Espero que eles sejam felizes no Bahia - enfatizou.

TROCA DE FEIJÃO POR RAFINHA

A troca do volante Feijão pelo atacante, Rafinha, do Flamengo, pode não ter caído nas graças da torcida do Bahia, mas não é encarada com cara feia pelo técnico Marquinhos Santos. O treinador é um admirador do futebol da jovem promessa do Rubro-Negro carioca e prevê uma boa variação tática com a presença do atleta no time tricolor, até mesmo com a possibilidade de utilizar um esquema sem um centroavante de referência, assim como o Barcelona.

- O Feijão é um bom jogador. Tem alguma dificuldade no passe, no posicionamento tático para a transição, mas isso é normal para um atleta em formação. Se ficasse, seria utilizado. Mas o Rafinha também é muito interessante. Um jogador rápido, atacante de beirada. Tem características semelhantes às do Bernard. Vai ser muito útil - avaliou.

Marquinhos Santos pretende utilizar as promessas das categorias de base do Tricolor

Feijão vai jogar no Flamengo por um ano. Em troca, o Tricolor baiano recebeu, também por empréstimo, o atacante Rafinha. Cria das categorias de base do Bahia, Feijão foi integrado ao elenco profissional após a Copa São Paulo de Futebol Júnior do ano passado. Aos 19 anos, o volante participou de 27 partidas na temporada 2013, 20 como titular.

PROMESSAS DA BASE

Além do futebol ofensivo, Marquinhos Santos promete no Bahia uma maior utilização da base. Já na pré-temporada, o treinador integrou ao elenco profissional vários atletas que estavam na equipe sub-20 e outras jovens promessas que estavam emprestadas. Alguns jogadores agradam bastante o técnico, caso do lateral Madson.

- Temos vários atletas das divisões de base no elenco. São 13 no total. É um número significativo. Já conversei com os profissionais das divisões de base do Bahia e estamos acompanhando a Copa São Paulo. A minha filosofia é a de usar as divisões de base. O torcedor quer o atleta da base no time profissional, mas as vezes tem uma paciência que acaba antes do tempo de maturação do atleta. O Madson me agrada. Quando estava no Coritiba, o indiquei para ser observado. É um talento que não pode ser perdido. Por questões emocionais, as vezes ele pode não jogar bem. Mas, se o torcedor apoiar, ele pode crescer - disse Marquinhos Santos.

Rafael Gladiador será observador por Marquinhos Santos

O atacante Rafael, que na temporada passada foi cedido por empréstimo ao Atlético-GO, ficou no elenco tricolor para 2014 a pedido do técnico. Marquinhos Santos pretende observar o atleta, já que, de imediato, o mercado não oferece opções para a posição.

- É uma carência do futebol brasileiro. Está difícil encontrar centroavantes. Já tinha observado o Rafael nos tempos de categorias de base e pedi para que ele fosse reintegrado para ser observado. É um setor que temos carência e quero observar o jogador nesse primeiro semestre - avaliou.

O atacante Erick, que estava emprestado ao Galícia, também despertou a atenção de Marquinhos Santos. O treinador também pediu para a direção que o atleta fosse integrado ao grupo profissional para 2014.

- Gostei do Erick. Atacante de força, rápido. Estava emprestado ao Galícia e pedi que permanecesse - justificou o técnico tricolor.

CASO SOUZA

Uma situação em que Marquinhos Santos não pretende intervir é a do atacante Souza. Desgastado com a torcida e com a direção do clube, o jogador foi afastado do elenco principal e está à disposição para negociações. O centroavante só se reapresenta no Fazendão na próxima segunda-feira e deve treinar em turno oposto ao dos demais jogadores do grupo profissional.

- O Souza é um jogador que já construiu sua história no futebol brasileiro. Quando fui contratado, já tinha situações que estavam determinadas. Não tenho o direito de entrar em situações que não são de minha função.

Segundo apurou o GloboEsporte.com, Souza recebeu uma sondagem da China. Fora dos planos do Bahia, o atacante Souza teve um ano de 2013 complicado dentro e fora das quatro linhas. O jogador reclamou de salários atrasados, foi pego em uma blitz da Lei Seca no Rio de Janeiro e se envolveu em uma discussão com o técnico Jorginho. Souza ainda se envolveu na vida política do clube, ao declarar publicamente apoio ao ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, e chegou a dizer que pensou em deixar o Bahia. No final da temporada, o centroavante ainda chegou a ser multado e afastado pela diretoria tricolor.

FIM DA CONCENTRAÇÃO?

No início do ano passado, Marquinhos Santos decidiu acabar com a concentração no Coritiba durante a disputa do Campeonato Paranaense. A mudança assustou de início, mas mostrou que não tinha poder de interferir diretamente dentro de campo. O Coxa foi campeão do estadual e liderou o Campeonato Brasileiro até a pausa para realização da Copa das Confederações.

O Rafinha é interessante... Tem características semelhantes às do Bernard"

Marquinhos Santos

O treinador não descarta repetir a estratégia no Bahia. No entanto, Marquinhos Santos deixa claro que ela está fora de questão neste início de trabalho. No Coritiba, o fim da concentração só foi possível pelo conhecimento que o técnico tinha do elenco. Com um grupo em formação no Tricolor, Marquinhos Santos espera utilizar a concentração para entrosar os jogadores. Em um futuro próximo, os jogadores podem até ser liberados nas vésperas dos jogos.

- Naquela oportunidade, por já conhecer o grupo, tomei a decisão de acabar com a concentração durante o estadual. Foi uma decisão que os números mostraram ser acertada. Fomos campeões do campeonato paranaense e lideramos o Brasileiro até a pausa para a Copa das Confederações. Aqui no Bahia vamos avaliar. É um grupo novo, que está em formação. Quem sabe possamos repetir essa situação no futuro - concluiu o treinador tricolor.

ESTREIA NA COPA DO NORDESTE

O Bahia terá apenas 13 dias de pré-temporada até a estreia na Copa do Nordeste, contra o CSA, em Alagoas, partida marcada para o dia 19 deste mês. Por conta do curto tempo, Marquinhos Santos prevê um time abaixo da condição ideal nos primeiros jogos da competição regional. No entanto, o torneio tem grande importância, já que deve ser utilizado como preparação para o restante do ano.

- Temos um grupo que hoje está de 35% a 40% pronto para a estreia da Copa do Nordeste. Por conta do curto tempo de pré-temporada, vou utilizar a Copa do Nordeste como uma preparação para o restante da temporada. Vamos para o primeiro jogo com 50% da condição ideal. Com o passar dos jogos, nossa equipe vai se ajeitando para fazer uma grande temporada - afirmou.

Marquinhos Santos reconhece que o time deve ter dificuldades nas primeiras partidas da Copa do Nordeste. Principalmente por questões físicas e de entrosamento, já que o grupo é novo e o calendário apertado impede a realização de uma preparação adequada.

- Entendo que nesses primeiros jogos teremos dificuldades físicas e de entrosamento. Isso influencia na qualidade do jogo. Vamos procurar fazer o melhor. E para isso, temos que utilizar o que temos de melhor já no primeiro jogo - contou.

AMIZADE COM NEY FRANCO

Marquinhos Santos foi, durante muito tempo, o braço direito de Ney Franco. O técnico do Bahia trabalhou com o atual treinador do Vitória no Atlético-PR, Coritiba e Seleção Brasileira. O longo tempo de parceria fizeram com que os dois se transformassem em bons amigos. Neste ano, Ney e Marquinhos estarão de lados opostos. A rivalidade, entretanto, não impedirá que a amizade continue.

Marquinhos Santos é amigo pessoal de Ney Franco, técnico do Vitória

- Eu e o Ney Franco somos amigos. Trabalhamos juntos no Atlético-PR, Coritiba e na Seleção Brasileira. Vamos agora nos enfrentar em uma rivalidade regional. Já tinha enfrentado ele quando eu treinava o Coritiba e ele o São Paulo. Mas agora faremos esse clássico. Penso em ter grandes conquistas em cima dele (risos). Essa rivalidade é saudável. Depois do jogo, continuamos a ser amigos.

Na época em que trabalhavam juntos, Marquinhos ainda não era técnico profissional, então compartilhava mais informações e buscava conhecimento de Ney Franco. O treinador tricolor aprendeu bem e hoje compartilha a predileção por um desenho tático parecido com o utilizado pelo técnico rubro-negro.


Fonte: Thiago Pereira – GE.COM

Foto: Reprodução SporTV - Thiago Pereira - Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação