Postado por - Newton Duarte

Massa atropela as Mercedes e larga na pole após 6 anos

Massa atropela as Mercedes e larga na pole após 6 anos

Massa quebra hegemonia da Mercedes e larga na pole depois de 6 anos

Felipe Massa não alinhava em primeiro no grid da Fórmula 1 desde o GP do Brasil de 2008

O brasileiro Felipe Massa quebrou um jejum de quase seis anos sem largar na pole position de uma prova da Fórmula 1. Na manhã deste sábado, o piloto da Williams garantiu a primeira colocação do grid de largada do GP da Áustria da categoria com a marca de 1min08s759, quebrando uma hegemonia da equipe Mercedes na temporada.

Massa não largava na frente desde o Grande Prêmio do Brasil de 2008, também sua última vitória na categoria. Na ocasião, ele perdeu o título do Mundial por apenas um ponto para o britânico Lewis Hamilton. O brasileiro agora chega a 16 poles em sua carreira na Fórmula 1, iniciada na temporada de 2002.

A segunda colocação no grid de largada em Spielberg será do finlandês Valtteri Bottas, companheiro de Felipe Massa na Williams com a marca de 1min08s846. Nico Rosberg ficou em terceiro, seguido pelo espanhol Fernando Alonso. Daniel Ricciardo inicia a prova em Spielberg na quinta colocação, à frente de Kevin Magnussen. Daniil Kvyat foi o sétimo, seguido por Kimi Raikkonen, Lewis Hamilton e Nico Hulkenberg.

A força do carro da Williams já podia ser demonstrada no terceiro treino livre, em que Bottas foi o mais rápido. O finlandês ficou com a primeira colocação durante metade do Q3 em Spielberg e colocou pressão sobre os carros da Mercedes. Em sua primeira tentativa de marcar tempo, Lewis Hamilton acabou utilizando uma área de escape proibida pela organização de prova e teve sua volta anulada.

A definição da pole position ficou para a tentativa final de cada piloto. Bottas cometeu um erro em sua volta e aumentou as chances dos rivais. Lewis Hamilton, no entanto, também saiu da pista e ficou sem tempo, o que o fará largar na nona colocação, à frente do alemão Nico Hulkenberg.

Com as Mercedes fora do caminho, Felipe Massa aproveitou sua chance. Nos segundos finais da atividade, anotou 1min08s759, pulando para a primeira colocação da tabela de tempos. A expectativa pela pole ainda durou alguns segundos, à espera do tempo do alemão Nico Rosberg, mas o líder do Mundial não conseguiu superá-lo.

No início da semana, Massa acreditava estar em pequena vantagem sobre quase todo o restante do grid porque era um dos poucos a já ter andado no circuito de Spielberg. A prova da Áustria não era disputada desde 2003 e retornou ao Mundial da categoria este ano depois de pressão da equipe Red Bull, proprietária do autódromo. 

Pole, Massa ganhou mini-Neymar do filho Felipinho antes de ir para o carro

Brasileiro conta que presente do filho o motivou em treino classificatório deste sábado. É a primeira vez que Felipinho, de quatro anos, vê o pai ser pole position

Assim que foi confirmada a pole position de Felipe Massa no treino classificatório deste sábado para o GP da Áustria, sua esposa Raffaela e seu filho Felipinho saíram correndo em direção aos boxes da Williams para comemorar o feito. E após conseguir a façanha, o brasileiro revelou que, pouco antes de começar a prova, ganhou um amuleto das mãos do filho pequeno. E em tempos de Copa do Mundo, um inocente boneco do craque Neymar, pode sim ser interpretado como sinal de sorte.

- Pouco antes de eu entrar no carro, meu filho me deu um pequeno Neymar. Eu carreguei para o meu carro. Foi uma sensação especial - contou

Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria (Foto: Getty Images)

Felipe Massa comemora pole com Raffaela e o filho Felipinho na Áustria

A relação de pai e filho ganhou um capítulo especial neste sábado. Com apenas quatro anos, é a primeira vez que Felipinho vê o pai ser pole position. A última vez que Massa tinha conseguido a posição de honra do grid foi no GP do Brasil de 2008. Muito apegado à família, o brasileiro falou com carinho da relação com o filho e a esposa e lembrou também do apoio dos pais e dos irmãos ao longo da vida:

- Sou muito próximo da minha família. Quando eu era criança, meu pai, minha mãe e meus irmãos sempre íamos juntos às corridas. Sempre tive grande apoio deles e, agora, da minha esposa e do meu filho. É um momento especial. Quando eu o vi, foi como… ele nunca me viu na primeira posição, é a primeira vez. Isso faz o pai se sentir bem, é parte da minha motivação. Ele é parte de tudo que eu faço para minha carreira. Espero fazer uma ótima corrida amanhã para ele, minha esposa e meus familiares verem.

Ao tocar no assunto Neymar, Felipe Massa, claro, não fugiu das perguntas sobre a Copa do Mundo que está rolando no Brasil. Fã de futebol e torcedor do São Paulo, o brasileiro está na torcida pela Seleção. Dono de duas vitórias em Interlagos, em 2006 e 2008, Massa sabe o que é vencer em casa e torce para que a esquadra canarinho vá além e conquiste o hexa.

- Sou grande fã de futebol. Espero que tenhamos uma grande Copa do Mundo. Sei como é ganhar em casa então imagino que vencer a Copa do Mundo é como um sonho se tornando realidade. Não apenas pelos jogadores, mas também para todos que estão torcendo. Por isso, torço pelo melhor para o Brasil.

Veja o resultado do treino classificatório para o GP da Áustria de F-1:

1: Felipe Massa (BRA/Williams) - 1min08s759

2: Valtteri Bottas  (FIN/Williams) - 1min08s846

3: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min08s944

4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min09s285

5: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) - 1min09s466

6: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) - 1min09s515

7: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) - 1min09s619

8: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 1min10s795

9: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - sem tempo

10: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - sem tempo

Q2

11: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min09s780

12: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min09s801

13: Pastor Maldonado (VEN/Lotus) – 1min09s939

14: Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso) – 1min10s073

15: Romain Grosjean (FRA/Lotus) – 1min10s642

16: Sergio Pérez (MEX/Force India) – 1min09s754*

Q1

17: Adrian Sutil (ALE/Sauber) – 1min10s825

18: Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – 1min11s349

19: Jules Bianchi (FRA/Marussia) – 1min11s412

20: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) – 1min11s673

21: Max Chilton (ING/Marussia) – 1min11s775

22: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) – 1min12s673

*Punido com cinco posições


Fonte: GENET - GE.COM

Foto: AFP - Getty Images