Postado por - Newton Duarte

Matar ou morrer: Criciúma e Bahia se enfrentam por fio de esperança

Lanterna do Brasileirão, Tigre recebe o penúltimo colocado que joga no Heriberto Hülse pelo mesmo objetivo: vencer e seguir com alguma chance de evitar a degola

Em 34 rodadas, Criciúma e Bahia tiveram desempenho similar, com aproveitamento na faixa dos 30%. Por este motivo, uma outra porcentagem é alta para ambos. O Tigre tem 99% de risco de ser rebaixado enquanto seu adversário tem 97%. Os baianos vão estar no Heriberto Hülse e na luta pelo mesmo objetivo: vencer ou vencer para ainda ter alguma esperança de continuar na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A situação de ambos refuta empate como positivo, mesmo para os visitantes. Ainda que tenham possibilidades de escapada depois do duelo da 21h desta quarta-feira, a derrota significa um pé na Série B do ano que vem.

O Criciúma tem pela frente uma decisão. Assim o clube encara cada partida, mas esta vira mais decisiva que as demais. Não apenas porque vale ao menos manter as esperanças, quem sabe reduzir o risco de degola, mas por ser contra o único adversário direto que tem nesta reta final de competição. Para estancar a sequência de derrotas, que chega a seis, o técnico Toninho Cecílio mudou em cinco posições em relação ao revés para o Grêmio, na rodada passada. O treinador foi além das alterações necessárias. 

Assim como o Criciúma, o Bahia respira por aparelhos no Brasileiro. A sobrevida tricolor passa necessariamente pelo resultado da partida desta quarta-feira. Na penúltima colocação com 31 pontos, a equipe de Charles Fabian mira triunfos nos quatro jogos que restam para permanecer na elite. A pretensão seria um feito inédito para o time baiano, que nunca conseguiu sequência parecida desde que voltou a disputar a elite nacional, em 2011. Um triunfo no Heriberto Hülse também colocaria fim à seca tricolor: o Bahia acumula nove jogos sem vencer no Brasileirão.

O Premiere transmite a partida para todo o Brasil, com André Lino e Paulinho Criciúma. O GloboEsporte.com acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

Criciúma:o técnico Toninho Cecílio vai além do que seria necessário em alterações. Sem Martinez e Lucca, o treinador opta por Ricardinho e Bruno Lopes em suas posições. No entanto, também tira o lateral Luís Felipe e o zagueiro Joílson, que foram mal na derrota por 3 a 0 para o Grêmio. Maicon Silva, na sua segunda partida como titular no clube, e Rafael Pareira entram, respectivamente. O segundo vinha como volante, e abre espaço para Serginho na frente da zaga. O treinador deixou a possibilidade de usar Andrew, um dos quatro jogadores da base relacionados, para começar a partida – o que não deve ocorrer. O time que começa o confronto tem: Bruno; Maicon Silva, Rafael Pereira, Fábio Ferreira e Cortez; Serginho, Ricardinho, João Vitor e Cleber Santana; Bruno Lopes e Souza.

Bahia: o esquema com laterais improvisados no meio de campo deve ser utilizado novamente por Charles Fabian. No último domingo, na derrota para o Corinthians, Guilherme Santos foi bastante acionado e Galhardo teve boas chances de marcar. Nesta quarta-feira, a esperança é de que o panorama se repita, mas com final mais favorável. A tendência é de que o Bahia entre em campo com Marcelo Lomba; Railan, Lucas Fonseca, Titi, Pará; Fahel, Rafael Miranda, Bruno Paulista, Galhardo, Guilherme Santos; Kieza.

Criciúma: o volante Martinez e os atacantes Lucca e Maurinho estão fora em virtude de suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O lateral Giovanni segue de fora, com um estiramento muscular. Mesmo motivo da ausência do zagueiro Gualberto. O zagueiro Ronaldo Alves está na fase final de recuperação de um entorse no joelho direito. Estão em recuperação no DM o goleiro Luiz, o zagueiro Ronaldo Alves, o lateral-direito Eduardo, o volante Maylson, o meia-atacante Roger Gaúcho e o atacante Silvinho, lesionados.

Bahia: Demerson, com dores no joelho. Maxi e Emanuel Biancucchi em fase de recondicionamento físico.

Criciúma:Cléber Santana, Eduardo, Luiz, Ronaldo Alves, Serginho, Silvinho, Souza e Zé Carlos

Bahia: Branquinho, Douglas Pires, Fahel, Guilherme Santos, Kieza, Lincoln, Lucas Fonseca e Marcelo Lomba