Postado por - Newton Duarte

Médico do Bahia alega ter sido atingido por maço de cigarro na Arena do Grêmio

Médico do Bahia alega ter sido atingido por maço de cigarro na Arena

Grêmio venceu os baianos por 1 a 0 em noite de manifestações contra o racismo

Médico relata arremesso de maço de cigarros

O Grêmio pode ter mais um problema pela frente. Médico do Bahia, Márcio Santana foi atingido por uma carteira de cigarro no final da partida entre os clubes, em que o time gaúcho saiu vencedor por 1 a 0, neste domingo, pela 18ª rodada do Brasileirão.

Santana foi atingido no pescoço pelo objeto e o entregou para o quarto árbitro. Mas o episódio não deve ser relatado em súmula.

- Não machucou, bateu no pescoço e caiu do lado. Acho que o clube não precisa ser punido, é errado isso, mas entreguei lá na arbitragem porque isso precisa parar - disse, na zona mista.

O médico encarou com bom humor o fato:

- Tinha um cigarro. Se ele jogou e decidiu parar de fumar, tudo bem.

O 1 a 0 contra o Bahia ficou marcado pelas manifestações institucionais e espontâneas de torcedores em repúdio ao racismo. O movimento foi acentuado após as injúrias raciais sofridas pelo goleiro Aranha, na derrota para o Santos, na quinta, pela Copa do Brasil.

No entanto, em alguns momentos, ecoou da arquibancada norte o cântico "chora, macaco imundo", uma música já tradicional da torcida organizada Geral do Grêmio. O restante do estádio vaiou, mostrando contrariedade com o gesto destes torcedores. Nesta semana, outra organizada, a Torcida Jovem, anunciou que decidiu abolir "macaco" e "macacada" de canções contra o rival Inter. Por sua vez, o coletivo Grêmio Libertador publicou em seu site um pedido para que os torcedores não usem mais as mesmas palavras.

A preocupação com a imagem da instituição vem dos incidentes da quinta-feira, em que gremistas proferiram injúrias raciais contra o goleiro Aranha, na derrota para o Santos, pela Copa do Brasil. O episódio pode prejudicar o time dentro de campo. Na quarta, o clube será julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode ser excluído do torneio.