Postado por - Newton Duarte

Meia insubstituível, cartões e Kieza artilheiro: números do Bahia em 2015

Meia insubstituível, cartões e Kieza artilheiro: números do Bahia em 2015

Bahia soma 27 partidas em 2015. Titi e Tiago Real são os jogadores com maior tempo de jogo na temporada em que 31 jogadores foram aproveitados no Tricolor

A planilha tricolor está na ponta do lápis. Como um enxadrista diante de um tabuleiro, Sérgio Soares analisa qual o melhor movimento para mover a próxima peça. Poupar ou escalar força máxima? O técnico tem a certeza de que o desgaste é um adversário a ser levado em conta. No último sábado, contra o América-MG, na estreia da Série B, Kieza sofreu uma lesão muscular e outros jogadores acusaram o cansaço provocado pela série de jogos que o time enfrentou no mês de abril. Para evitar grandes prejuízos, o treinador decidiu poupar sete titulares contra o Luverdense, na terça-feira, pela Copa do Brasil. Ele sabe que todo cuidado é pouco e que o preço a ser pago pode ser muito alto.

Titi e Kieza estão entre os jogadores que mais atuaram pelo Bahia na temporada 2015 (Foto: Reprodução)

A preocupação de Sérgio Soares é justificada em números. Do elenco tricolor, 12 jogadores possuem mais de mil minutos em campo na temporada. Tiago Real e Titi são os campeões de aproveitamento. Titulares desde o primeiro jogo oficial do ano, contra o Vitória da Conquista, os dois participaram de 23 jogos e não foram substituídos em nenhum deles. Possuem aproximadamente 2070 minutos jogados em 2015, o dobro do meia Rômulo, que costuma ser utilizado como suplente pelo treinador tricolor.

Tempo aproximado de jogo dos atletas mais aproveitados no Bahia em 2015 (Foto: Arte)

Kieza participou de mais partidas no ano do que Titi e Tiago Real. No entanto, possui um número de minutos jogados menor, já que foi substituído quatro vezes – diante de Feirense, Juazeirense, Conquista e América, e entrou no decorrer da segunda partida contra o Galícia, pelas quartas de final do Campeonato Baiano. O atacante soma cerca de 2010 minutos em campo nesta temporada.

Assim como Kieza, Maxi Biancucchi possui 24 jogos realizados em 2015, mas um aproveitamento em minutos menor do que Tiago Real e Titi. O argentino foi substituído em metade das partidas que participou e entrou em campo no decorrer do jogo em três ocasiões - contra Globo, Jacuipense e Nacional. Foram nove jogos completos e aproximadamente 1770 minutos em campo pelo Bahia na temporada.

No outro extremo da tabela estão dois atacantes formados nas categorias de base do Bahia. Luan e Jeam são os atletas com menor tempo de jogo no ano. Os dois participaram de apenas um jogo oficial em 2015 e somam, cada um, cerca de 11 minutos em campo. Luan foi utilizado no jogo contra o Campinense, no encerramento da fase de grupos da Copa do Nordeste. Jeam entrou em campo para enfrentar o Nacional, no Amazonas, pela Copa do Brasil.

Considerado um "amuleto" por mudar o panorama de algumas partidas, o atacante Zé Roberto divide com Willians Santana o status de 12º jogador. Os dois foram utilizados como suplentes em 14 oportunidades. O jogador mais substituído no elenco é Maxi, seguido por Léo Gamalho, que deixou o campo de jogo com a bola ainda rolando em nove das 19 partidas que realizou.

Como mandante, o Bahia possui aproveitamento de 87% (Foto: Eric Luis Carvalho)

O Bahia realizou 27 jogos no ano, com 14 triunfos, oito empates e duas derrotas, aproveitamento de 61,72%, além de um título conquistado: o de campeão baiano. Ao todo, foram utilizados 31 jogadores, 17 deles formados nas categorias de base do clube. A equipe comandada por Sérgio Soares marcou 52 gols no ano e sofreu 27.

Como mandante, o Tricolor disputou 13 partidas, com 11 triunfos, um empate e uma derrota, aproveitamento de 87%. Fora de casa, o rendimento do time baiano é bem mais modesto, com 14 jogos, três triunfos, sete empates e quatro derrotas, aproveitamento de 38%.

A MULTIPLICAÇÃO DOS CARTÕES

Kieza é o artilheiro do Bahia na temporada com 14 gols marcados (Foto: Arte)

O Bahia definitivamente não é um time disciplinado. Nas 27 partidas realizadas em 2015, os jogadores tricolores foram punidos com 74 cartões amarelos e quatro vermelhos, média de quase três cartões por jogo. Dos principais titulares, todos receberam advertências do árbitro na temporada. Os campeões de cartões são o volante Wilson Pittoni e o zagueiro Titi, punidos seis vezes cada.

Na média, contudo, ninguém supera o volante Feijão. Homem de contensão, o atleta atuou em seis partidas no ano e recebeu quatro cartões amarelos, quase um por jogo. Em três partidas, ele precisou de pouco tempo em campo para acabar amarelado. Contra o Campinense, na Copa do Nordeste, atuou por apenas seis minutos e recebeu um cartão amarelo. Bruno Paulista, Railan, Raul e Wilson Pittoni foram os jogadores tricolores expulsos no decorrer da temporada.

No mapa dos gols, Kieza reina absoluto. O atacante marcou 14 dos 52 gols do Bahia na temporada e tem média de 0,52 gol por jogo. Na segunda posição, está o argentino Maxi Biancuchci, que após um 2014 ruim, deslanchou neste ano e balançou as redes em nove ocasiões. Os dois juntos possuem 44% dos gols do gols do Bahia em 2015.

Kieza, Rômulo e Souza são os campeões em assistências dentro do elenco baiano. Cada um, deu quatro passes para gol. Maxi e Zé Roberto contribuíram com duas assistências, enquanto Bruno Paulista realizou dois passes para gol.

Gráfico de gols do Bahia (Foto: Arte)

Na ponta do lápis, o Bahia desenha a planilha do que precisa ser feito para cumprir o principal objetivo da temporada: voltar para a Série A. Com base nos últimos anos, é preciso somar, em média, 63 pontos na Série B para garantir o acesso. O primeiro passo foi dado no último sábado, com o empate no Independência na estreia da Segundona. Restam 62 pontos na busca da equipe baiana pelo sonho realizado.