Postado por - Newton Duarte

'Melhor solução dentro das possíveis', diz Comentarista

“Melhor solução dentro das possíveis”, diz Darino sobre efetivação de Charles

Comentarista avalia efetivação do ex-auxiliar técnico, demissão de Sérgio Soares e critica política de contratações adotada pela diretoria tricolor na atual temporada

Charles Fabian foi efetivado no lugar de Sérgio Soares (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

A efetivação de Charles Fabian como substituto de Sérgio Soares, demitido na última terça-feira, após o empate com o Paysandu, ganhou a aprovação de Darino Sena. No Jornal da Manhã desta quinta-feira, o comentarista destacou que o ex-auxiliar conhece bem o elenco, e lembrou que Charles comandou o Tricolor na temporada passada em situação muito mais complicada que a atual.

- Foi a melhor solução dentro das possíveis. Cheguei a ouvir René Simões... O Charles [Fabian] conhece o elenco, teve a capacidade de motivar o elenco, que era diferente no ano passado. A situação era muito pior, o Bahia não tinha condições de reverter o rebaixamento, e Charles conseguiu dar uma sobrevida ao time que chegou à última rodada com chances de se salvar. É um treinador jovem, competente, tem o respeito do grupo, tem o respaldo do torcedor, e o Bahia precisa resgatar essa sintonia com a torcida. (...) Ter alguém com credibilidade para chamar a torcida é importante. Porque as atuações não credenciam isso, o comportamento dos jogadores não credencia isso. Acho que o Charles tem esse peso simbólico importante – avaliou o comentarista da TV Bahia.

Charles assumiu o Bahia em duas situações na temporada passada. A primeira foi após a demissão de Marquinhos Santos. Então treinador do time sub-20, ele foi chamado para a equipe principal e utilizado como técnico interino. Comandou o time em três partidas, com dois triunfos e um empate. A segunda experiência como técnico tricolor em 2014 foi na reta final da Série A. Assumiu o time na 34ª rodada, na penúltima colocação, e trabalhou em cinco partidas, com dois triunfos (Criciúma e Grêmio) e três derrotas (Corinthians, Atlético-PR e Coritiba). Charles Fabian foi o responsável por promover Bruno Paulista, Rômulo e Jacó ao grupo profissional.

SÉRGIO SOARES

O trabalho de Sérgio Soares ganhou elogios de Darino Sena. Contudo, o comentarista analisou que o técnico já não conseguia promover uma evolução técnica no time, que ocupa a sexta posição da Série B com 48 pontos, mesma pontuação do Santa Cruz, na quarta colocação.

- Sobre o Sérgio Soares... É bom treinador, fez um início de trabalho muito bom. Mudou a mentalidade do Bahia. O Bahia nos últimos anos era um time retranqueiro, defensivo. Com Sérgio Soares passou a ser um time ofensivo, que propõe o jogo. Infelizmente, ao longo da Série B, ele não conseguiu mais. Não é que ele tenha perdido o controle do grupo. Nunca perdeu a autoridade diante dos jogadores. Perdeu a liga. O time não conseguia jogar bem, não apresentava alternativas de jogo. A crise técnica há muito tempo era evidente. Estava camuflada pela campanha perto da liderança – pontuou Darino Sena.

O comentarista, no entanto, avalia que a responsabilidade pela queda de rendimento da equipe precisa ser dividida com a diretoria do Bahia. Para Darino Sena, as contratações feitas pelo Tricolor não conseguiram promover ganho técnico suficiente para fazer com que o time mantivesse o nível de atuação do primeiro semestre.

- O elenco do Bahia foi muito mal montado e a responsabilidade não pode cair toda em cima de Sérgio Soares. A diretoria do Bahia precisa rever conceitos de contratação – ponderou.