Postado por - Newton Duarte

Melhores que o originais: Presidentes da dupla BaxVice se divertem com 'perfis falsos'

Presidentes da dupla Ba-Vi se divertem com perfis falsos na internet

Vovô Mundico e Marcelo Sac’Ana, sátiras dos presidentes Raimundo Viana e Marcelo Sant’Ana caíram no gosto popular

Um é brincalhão, tem vocabulário peculiar e não resiste a uma resenha. O outro é a personificação da formalidade, mas não perde a chance de trabalhar sua ironia e sarcasmo. Os perfis Vovô Mundico e Marcelo Sac’Ana, sátiras dos presidentes Raimundo Viana, do Vitória, e Marcelo Sant’Ana, do Bahia, caíram no gosto popular e fazem sucesso entre os torcedores nas redes sociais.

Tricolores  que  me perdoem, mas, como o Vitória é líder, começaremos por esse peculiar personagem que lidera os rubro-negros. Criado por um torcedor, Vovô Mundico é uma figura. Na sua descrição do Instagram, ele se diz “sócio fundador do Sport Cricket Victória, estagiário do saudoso Artêmio Valente, atual presidente do glorioso E.C.Vitória”.  Para os torcedores que não sabem, Artêmio Valente fundou o Leão. Em 1899...

Presidentes do Vitoria Raimundo Viana e do Bahia Marcelo Sant’Ana no estudio da CBN Salvador (Foto: Andre Hiltner/Divulgação)

Tudo começou em maio, como brincadeira de um torcedor apaixonado que sofria com a crise no Vitória. Quando soube que Raimundo Viana herdaria o posto deixado por Carlos Falcão, ele teve um estalo. “Quando vi que Raimundo ia assumir, tive a ideia de fazer o perfil. Conheço ele, sei que é um cara de caráter, honesto. Não tenho nada contra ele, fiz o fake por achá-lo bem caricato. É um senhor de idade na presidência do clube e, embora tenha muita história, a maioria não conhecia ele e tratava como um senhor qualquer. Quis mudar isso. Sem contar que eu sou pirracento desde pequeno e é uma alegria poder pirraçar em paz”, conta o criador do perfil, que não se identifica nem se o Vitória for campeão brasileiro.

Jovem, na casa dos 30 anos e filho de um casal de tricolores, o Mundico virtual sofre com as piadas em casa, mas revida com categoria. “Nem tudo é perfeito. Para criar um perfil desses, fica claro que sou a pessoa mais inteligente da casa, né?”, brinca. Ele também tem conta no Twitter (@MundicoViana).

E quem pensa que Raimundo Viana não tem conhecimento da sua versão Vovô Mundico está enganado. “Eu sei de tudo. Já sei que me chamam de Mundico, de mito. Imagina só! Nossa Senhora do céu! Mas, olhe, na minha terra, Campo Alegre de Lourdes, eu era chamado de Mundico. É apelido de menino. Eu acho tão carinhoso”, conta o presidente do Vitória, aos 74 anos.

Após o perfil, o dirigente diz que ficou mais popular. “Outro dia, no shopping, me chamaram de Mundico, pediram para tirar retrato. Tomei um sustinho, mas achei afetivo. E é engraçado porque muitos alunos me chamavam assim quando eu era professor universitário. Mas só as meninas”, ressalva.

Não é só o presidente que se encantou por Vovô Mundico. Os filhos dele, Eduardo, 33 anos, e Ana Célia, 42, se divertem com as publicações. “Eu amo Vovô Mundico! Ele é de uma inteligência incrível e parece com meu pai em alguns momentos. Tipo quando ele diz que não vai fazer algo nem a pau. É o jeito que ele fala com os netos. E só eles dois falam ‘retrato’, né?”, comenta Ana. “Ninguém faz CD ou DVD pirata de algo que não faz sucesso. Meu pai está bem na fita (risos). Queria até interagir mais com o perfil”, completa.

Mais reservado, Eduardo ri com o perfil, mas torce o nariz quando vira alvo de piada. “É uma sátira tranquila. Ele me sacaneia, mas não tem como ficar chateado, não é ofensivo. Mas podia parar de me chamar de gordinho”, brinca Duda. “Já mandei ele parar de ir em restaurantes”, diverte-se o autor do personagem.

SAC’ANA

Chega de falar de Vitória. Não menos interessante que Mundico, o perfil Marcelo Sac’Ana (@omarcelosacana) atua só no Twitter e adora uma sátira. No seu perfil, a descrição já mostra isso. “Fake do Presidente Tricolor, com MBA em Gastação Esportiva”.

Engenheiro de 38 anos, o autor do perfil também prefere não revelar o nome, mas admite que se diverte quando encarna o presidente tricolor. “Ele é uma figura muito caricata. Achei engraçado quando vi a primeira entrevista dele na TV e decidi criar o perfil. Até para falar ele é engraçado. Fala Charles Fábian, em vez de Charles Fabián”, ilustra.

Casado com uma rubro-negra não praticante, como define, o autor do perfil não conhece Marcelo Sant’Ana pessoalmente e dispensa o contato. “Não tenho vontade de conhecer, porque não quero ter vínculo. Quero brincar como eu quiser e ter liberdade para fazer as piadas e críticas”.

O sentimento é recíproco. “Não sendo agressivo e pejorativo, ele fala o que quiser. Não sei quem é o autor, nem tenho vontade, porque não quero correr o risco de cercear a pessoa. Deixa ele ser feliz”, brinca o presidente tricolor.

Cada um do seu jeito, os dois pensam bem parecido. “Vez ou outra eu leio o que ele diz. Quase tudo ali eu falaria, desde que não estivesse no cargo ou  não tivesse escolhido trabalhar com esporte”, admite Marcelo Sant’Ana.

Ele se diverte com Sac’Ana. Quando se reúne com outros dirigentes, como o subpresidente Pedro Henriques, o gerente de futebol Éder Ferrari e o diretor financeiro Marcelo Barros, o assunto vem à tona. “Existem fakes de todos nós. Um dos favoritos é o @barroseconomico, que tem tiradas muito boas. O de Marcelo também é bom, fala de um jeito que lembra muito o dele, bem assertivo. O meu é bem legal, mas fala pouco”, conta Pedro Henriques, homenageado no perfil @subbolado.