Postado por - Newton Duarte

Mercado da Bola: Os desempregados de 'luxo'

Campeões do mundo e ex-seleção formam 'time' de desempregados

[**ADS**]

Chicão, Fabricio (ex-Palmeiras e ex-Fluminense), Junior César, Diguinho, Edinho, Rodrigo Souto, Valencia, Carlos Alberto, Ibson, Ronny (ex-Palmeiras e ex-Botafogo) e Wallyson.

Há poucos anos atrás, especulações envolvendo os nomes desses jogadores seriam motivo de empolgação para os torcedores com esperanças de recebê-los e de apreensão para aqueles preocupados em perdê-los.

Hoje, porém, esses jogadores eles estão sem clubes para atuar em 2015. As ofertas de contrato a seus empresários já não são tão abundantes.

Os motivos da desvalorização pela qual passaram recentemente são variados.

Nos casos do zagueiro Chicão, 33, dispensado do Flamengo, e do lateral Junior César, 32, que estava no Botafogo, a faixa etária e as limitações físicas que envolvem o envelhecimento podem ser vistos como um problema para clubes interessados.

Chicão comemora gol pelo Flamengo - Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress

O zagueiro defendeu o Corinthians de 2008 a 2013, e conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes em 2012. Já o lateral-esquerdo foi campeão da Libertadores pelo Atlético-MG em 2013.

Carlos Alberto e Rodrigo Souto integram um grupo de jogadores que despontaram como talentos de suas posições anos atrás, mas cujo histórico de problemas disciplinares e temporadas de performances sem brilho têm afastado o interesse de clubes em contratá-los.

Vencedor da Liga dos Campeões (2003-2004) com José Mourinho, treinador que o considera um dos maiores jogadores com que já trabalhou, Carlos Alberto,30, foi dispensado do Goiás após apenas seis partidas no primeiro semestre de 2014.

Depois, assinou com o Botafogo para jogar nos últimos meses do ano, em negociação que envolveu o acerto das pendências do clube com ele. No clube carioca, mais uma vez esteve longe de se apresentar como o meia habilidoso do início da carreira. Após o rebaixamento do time no Brasileiro, foi dispensado junto com outros 16 jogadores.

Nesse grupo também estava o volante Rodrigo Souto, 31. Flagrado em exame anti-doping por uso de cocaína em 2008, Souto foi suspenso pela Fifa por um período de dois anos, mas teve a pena reduzida.

Considerado um dos melhores jogadores de sua posição na época, em 2010 ele foi envolvido em troca pelo volante Arouca, que foi do São Paulo para o Santos enquanto ele fez o caminho inverso.

Carlos Alberto é apresentado como novo reforço do Botafogo - Divulgação/Botafogo

Desde então, enquanto Arouca se tornava uma das principais referências do clube da Baixada, Souto não voltou a jogar no mesmo nível. Em 2014, não conseguiu se garantir como titular do Botafogo, foi rebaixado com o clube e então dispensado.

Fabricio, Diguinho e Valencia, os últimos dois com uma longa trajetória no Fluminense, não fizeram boa temporada em 2014, e diante da saída da Unimed como patrocinadora do time, foram dispensados em uma política de corte de gastos. O trio ainda não encontrou um clube para jogar no ano que vem.

RENEGADOS

Apesar de ter contrato vigente com o Bologna (ITA), o meia Ibson,31, vive situação semelhante a de Carlos Alberto e Rodrigo Souto.

Revelação da base do Flamengo, clube pelo qual teve boas passagens de 2003 a 2005 e de 2012 a 2013, Ibson envolveu-se em polêmicas e foi muito cobrado por torcedores de alguns clubes pelos quais passou. Era acusado de não ter comprometimento em jogos e treinamentos.

Em 2014, emprestado para o Sport, não correspondeu às expectativas, foi dispensado após o fim do Brasileiro e o Bologna ainda não conseguiu emprestá-lo para outro clube. O jogador não sabe por qual equipe atuará em 2015.

O meio-campista Ibson quando atuava pelo Corinthians - Moacyr Lopes Junior - /Folhapress

Campeão da Libertadores e do Mundial com o Internacional em 2006, Edinho foi contratado pelo Grêmio em 2014. Titular no primeiro semestre, perdeu espaço no time com a chegada de Felipão.

Seu contrato vai até o final de 2015, mas o clube gaúcho já informou que não conta com o volante para a próxima temporada. Fora até mesmo do banco de reservas, Edinho treinará separadamente dos jogadores do elenco principal até que seja encontrado um novo clube para atuar.

Wallyson celebra gol pelo Botafogo - Yasuyoshi Chiba/AFP  Zagueiro Fabrício (esq.) é apresentado ao lado de Edson no Fluminense - Nelson Perez/Fluminense F.C/Divulgação
Ronny comemora gol em seus tempos de Palmeiras - Robson Ventura/Folhapress  Chicão em treino do Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo/Divulgação
 
Ibson em sua passagem pelo Corinthians - Fabio Braga/Folhapress  O volante Diguinho em ação pelo Fluminense - Foto: Alejandro Pagni/France Presse
Carlos Alberto em sua primeira passagem pelo Botafogo - André Vicente/Folhapress

Rodrigo Souto em partida do Botafogo na Libertadores - Rodrigo Buendia/AFP

Valencia na Libertadores de 2011 pelo Fluminense Juan Mabromata/AFP  Edinho em jogo do Grêmio pela Libertadores - Foto: Jefferson Bernardes/AFP
Junior César com Ronaldinho nos treinos do Atlético-MG em Marrocos durante o Mundial de Clubes - Mohammed El Adlani/Associated Press