Postado por - Heitor Montes

Nos últimos dez jogos, metade dos gols do Bahia foram de bola aérea

O Bahia tem tido, ao seu favor, um importante trunfo nos últimos jogos: a bola aérea, seja parada ou rolando. Nas últimas dez partidas da equipe, o Tricolor marcou seis gols desta forma, metade de todos os gols feitos pelo time no período. O técnico Enderson Moreira percebeu a importância do fundamento e, isso vem influenciando na escalação da equipe em algumas partidas. No jogo de volta contra o Atlético-PR, pela Copa Sul-Americana, o treinador escalou uma equipe mais alta e forte, para conseguir o triunfo por 1 a 0. Além disso, no último Ba-Vi, que terminou empatado em 2 a 2, os dois gols tricolores saíram após uma bola levantada na área.

Para aumentar a estatura da equipe, aproveitando mais a bola aérea, Enderson Moreira tem dado mais oportunidades a Douglas Grolli, Nilton e Júnior Brumado. Nilton tem sido bastante importante nas cobranças de lateral direto na área. O volante tem ficado na primeira trave, desviando a bola para alguém conseguir finalizar para o gol. Desta forma, o Tricolor fez gols contra o Grêmio, Vitória e Atlético-PR.

Com 1,90m, Júnior Brumado é o maior atacante do elenco. Já Nilton, com 1,85m é o volante mais alto do Bahia. Douglas Grolli tem 1,89m, sendo mais baixo que Lucas Fonseca e Tiago, que têm 1,91m.

Enderson Moreira declarou que, apesar da importância da altura, este não é o único fator para que a bola aérea seja tão importante para a equipe:

Isso depende muito do equilíbrio. Às vezes, você monta uma equipe boa, qualificada, e, quando vai colocar a bola parada, vê o time mais frágil. Não é tanto estatura. O jogo aéreo depende de coragem também, tempo de bola. Tem jogadores baixos que são excepcionais cabeceadores. Lembro do meu auxiliar Luiz Fernando Flores, que jogou no Bahia também, Inter, Cruzeiro, e é um dos caras que mais fizeram gols de cabeçada. E é da minha estatura, mas tinha tempo de bola fantástico. É uma série de detalhes que você tem que ir fechando. Às vezes, você tem um time muito qualificado com a bola no chão, mas vem o adversário e faz um gol de bola aérea. Tem que tentar equilibrar isso. O ideal é que tivesse um time bom no jogo aérea e pelo chão.

Mesmo não sendo alto, Ramires também tem forte participação nesta estatística. O jovem meia se tornou o cobrador de faltas e escanteios do Bahia e já deu duas assistências no Campeonato Brasileiro.

Nesta quinta-feira (22), o Bahia enfrenta o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. Enderson Moreira ainda não revelou a escalação, então ainda não se sabe qual será a estratégia da equipe: se vai priorizar as bolas aéreas ou vai buscar um jogo mais trabalhado. O que se sabe é que o Tricolor precisa de um triunfo para garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2019.