Postado por - Newton Duarte

MGF esclarece venda de Gabriel

MGF esclarece venda de Gabriel


O ex- Presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães filho, no final da tarde desta terça-feira(27/08), através de nota e apresentação de documentos, deu sua versão sobre a transação do atleta Gabriel, descoberto por ele e transacionado ao Clube de Regatas do Flamengo.

Diversas matérias sobre o tema foram postadas ao longo este período por sites, blog’s, jornais e, também, apresentadas nos noticiários das rádios e emissoras de televisão.

Inúmeras versões foram dadas ao caso ora em tela. Inclusive, faça-se justiça, na UTB-União Tricolor Bahia. Agora, o ex- Presidente destituído através de uma ação judicial promovida por Jorge Maia justifica-se.

Dentro do princípio inarredável de Democracia, tão desejado no Estado Democrático de Direito e desprezado por muitos, apresentamos abaixo, in totum, a nota de MGF e os documentos por ele elencados.

<<Nota de esclarecimento

O ex- presidente Marcelo Guimaraes Filho vem a público esclarecer outra informação equivocada, que foi noticiada pelo Jornal A Tarde, na edição do dia 23/08, em matéria assinada pelo jornalista André Uzeda, que infelizmente foi reproduzida por diversos outros órgãos de imprensa e ganhou grande repercussão na mídia.

A citada matéria, intitulada como “Venda de Gabriel é investigada por MPF”, afirmou que o Bahia teria recebido todo o valor da negociação do atleta Gabriel e que a empresa de auditoria Perfomance “ainda não encontrou nenhum indício de que este dinheiro tenha sido depositado nas contas do clube”, segundo apuração do Jornal A TARDE.

Os esclarecimentos são os seguintes:

A venda de 50% dos direitos econômicos do atleta Gabriel foi finalizada no dia 09/01/2013, pelo valor de 2.200.000,00 de euros( Dois milhões e duzentos mil euros), valor que foi divido em 05 parcelas, com a primeira, no valor de 500 mil euros, sendo paga no dia 11/01/2013.

As parcelas seguintes foram divididas da seguinte forma:

31/05/2013 – 400 mil euros

31/08/2013 – 400 mil euros

31/01/2014 – 450 mil euros

30/04/2014 – 450 mil euros

No dia 06/02/2013 foi feita uma antecipação de pagamentos das parcelas, através do Banco Polo Capital.

A diretoria anterior do Bahia antecipou o restante do valor que teria a receber, com o abatimento de juros praticado no mercado financeiro.

Esta negociação está devidamente registrada nos documentos financeiros do clube, inclusive com extratos, comprovantes bancários e contratos com o Flamengo e com o Banco Polo Capital.

Toda esta documentação está disponível na sede administrativa do Bahia e a empresa de auditoria Perfomance tem acesso livre a ela. Causa estranheza o fato de a referida matéria jornalística sugerir que a empresa em questão não teria conhecimento desta negociação e que não teria encontrado “nenhum indicio de que este dinheiro tenha sido depositado nas contas do clube”, como o próprio texto diz.

É importante ressaltar que nenhum representante da empresa Perfomance, que, mesmo sem autorização judicial para tanto, foi escolhida pela intervenção do Bahia para realizar este trabalho no clube, prestou declarações ao repórter André Uzeda, mas o nome da empresa foi citado no texto, após “ a apuração da reportagem do Jornal A Tarde”.

Registre-se que tal periódico, já mais de uma vez, lançou suspeitas sensacionalistas inverídicas a respeito de informações financeiras do Bahia e também a outros assuntos do clube, no claro intuito de atacar levianamente a diretoria que fora destituída.

Aconselhamos que a Perfomance, que é uma empresa séria e de credibilidade, pronuncie-se sobre o assunto, pois sua marca e respeitabilidade profissional foram citadas em uma matéria que não primou pela clareza e veracidade dos fatos, o que depõe contra a imagem da referida empresa, sobre a qual poderá recair, inclusive, suspeitas de vazamento indevido de informações a respeito da contabilidade e movimentação bancária do clube. Além disso, recomendamos que a Perfomance tome providências judiciais em relação ao assunto, assim como a diretoria destituída certamente o fará.

O Sr. André Uzeda não apurou o fato e nem buscou contato com a diretoria destituída, como o bom jornalismo e o código de ética que orienta a conduta profissional dos jornalistas exige.

Por fim, a respeito da investigação do Ministério Público, a diretoria destituída coloca-se à disposição para todo e qualquer esclarecimento que seja solicitado, em homenagem à transparência e licitude que sempre marcaram a administração do Clube pela diretoria hoje afastada.

Essa foi mais uma tentativa – leviana e irresponsável – de prejudicar a imagem do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho, orquestrada por pessoas realmente mal intencionadas e descomprometidas com a verdade, que têm instrumentalizado parte da imprensa mediante falsas acusações e insinuações, com o claro intuito de confundir o torcedor do Bahia e manipulá-lo.

Toda a diretoria destituída, bem como o ex-Presidente Marcelo Guimarães Filho, não serão complacentes e tolerantes com essas investidas desonrosas e buscarão a devida apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos.

Em anexo, segue os comprovantes dos valores depositados.

Atenciosamente,

Marcelo Guimaraes Filho>>

Confiram os documentos: