Postado por - Newton Duarte

MK Entrevista com Juca Kfouri: 'Aqui o fenômeno é o Bahia'

MK Entrevista: "Aqui é um país onde se come mortadela e arrota caviar", diz Juca Kfouri

Tudo pronto para a segunda edição do MK Entrevista em 2013; Juca Kfouri é convidado

O jornalista Juca Kfouri, entrevistado da segunda edição do MK Entrevista, da Rádio Metrópole, desta terça-feira (19) começou 'quente' na sua primeira participação. O tema abordado foi sobre as obras da Copa do Mundo no Brasil de 2014 e ele comentou sobre sua perspectiva sobre o futuro da seleção e do país para o Mundial do ano que vem.

"Se você perguntar dentro de campo, a seleção é a maior favorita pra ganhar essa Copa, ainda mais depois da Copa das Confederações. Esse país é muito curioso: ninguém dava nada pela seleção brasileira em maio, quando estava lá embaixo no ranking da Fifa e, depois de junho, quando houve as manifestações, o Brasil deu um banho de bola na Espanha e foi campeão. Não acho que foi a Copa das Confederações o motivo das manifestações, mas a população brasileira se deu conta de que alguma coisa estava errada. Se nós somos capazes de construir belíssimas arenas no país, por que não fazer belíssimos hospitais e transporte público de qualidade?", questionou Juca, que definiu como enxerga o Brasil. "Aqui é um país onde se come mortadela e arrota caviar. Aqui não é só Carnaval", alertou.

"Polêmicas são as pessoas que discordam de mim", brinca Juca Kfouri

MK Entrevista: "Polêmicas são as pessoas que discordam de mim", brinca Juca Kfouri

Durante o programa, o entrevistado Juca Kfouri começou já respondendo perguntas polêmicas -- ou nem tanto, como ele mesmo brinca. "Não sou polêmico, quem me chama de polêmico tá errado. Eu sou sensato. Polêmicas são as pessoas que discordam de mim", disse, provocando gargalhadas no público que assiste ao evento no Hotel Fiesta.

Severo crítico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Juca respondeu sobre os possíveis candidatos à presidência da entidade e sobre os principais nomes envolvidos com a Confederação. Perguntado por Paulo Cerqueira em quem votaria caso pudesse votar para o cargo de presidente da CBF, Juca foi direto na resposta: "Eu votaria nulo", diante das opções Marco Polo Del Nero (presidente da Federação Paulista de Futebol), José Maria Marín (atual comandante da CBF) e Andrés Sanches (ex-presidente do Corinthians).

Juca fala de grandes torcidas e crava: "Aqui o fenômeno é o Bahia"

MK Entrevista: Juca fala de grandes torcidas e crava: "Aqui o fenômeno é o Bahia"

Mesmo evitando fazer provocações sobre a dupla BaxVice, o jornalista esportivo Juca Kfouri, falou sobre a importância das torcidas de massa dos grandes clubes. "Eu tava vindo pra cá, pensando em fenômenos do mundo do futebol, e vejo que o Vitória está brigando pela Libertadores e o Bahia tentando não ser rebaixado. Então eu pensei: o que faz uma massa torcer para um time e não por outro? Me perdoe os torcedores do Vitória, mas aqui o fenômeno é o Bahia. São coisas que o amante do futebol distingue", disse o entrevistado.

Juca também respondeu sobre as administrações amadoras dos clubes brasileiros. "Quando acontece esse fenômeno de massas, você não consegue ter administradores com a frieza que o administrador precisa ter. É preciso transformar essa paixão em uma coisa rentável para a torcida. Só não é no Brasil porque esses administradores pegaram os clubes e secaram. Ficaram muitos ricos e os clubes muitos pobres", criticou. E finalizou lamentando: "O futebol será a última instituição a mudar neste país".

Vamos votar:

Goiás x Bahia - A Bela Tricolor Katiely Kathissumi continua pedindo o se voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

'Quero acabar minha carreira no Bahia', afirma Dani Alves

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Juca Kfouri critica atual calendário do futebol brasileiro: "CBF precisa rever isso já!"

Juca Kfouri critica atual calendário do futebol brasileiro: "CBF precisa rever isso já!"

Juca Kfouri também comentou sobre o Bom Senso FC, movimento encabeçado por grandes jogadores que cobra melhores condições no futebol brasileiro.

"Vai chegar o momento que os jogadores vão ficar no vestiário, atrasando o jogo. O presidente da CBF precisa rever isso já! Precisa rever alguma forma porque isso vai tomar uma proporção muito grande. Isso fez com grandes jogadores que estavam fora do país se pronunciassem e viram que é possível fazer diferente e melhor. Até o Dida fala, hein? O Juninho Pernambucano, Paulo André, Seedorf. O Bom Senso vai modificar o calendário brasileiro. Na Inglaterra é assim, na França é assim e por que aqui não? Se não mudar, isso vai se tornar cada vez mais violento", afirmou o comentarista do ESPN Brasil.

Além disso, Kfouri contou uma conversa que teve com Paulo André, zagueiro do Corinthians, um dos líderes do movimento.  "Os jogadores estão propondo, eventualmente, uma diminuição do próprio salário deles. É um movimento da elite do futebol. Aqui a gente faz 20% de jogos a mais do que os clubes da Europa. Um absurdo! Ontem mesmo, o Paulo André estava me mostrando esse levantamento e a proposta do Bom Senso FC garante, no mínimo, 32 jogos por ano. Não terá tanto problema", salientou.

"Felipão fará com Ronaldinho o que fez com Romário em 2002", palpita Juca Kfouri

"Felipão fará com Ronaldinho o que fez com Romário em 2002", palpita Juca Kfouri

Numa espécie de 'bate-bola' com os ouvintes presentes, o entrevistado Juca Kfouri, respondeu sobre a postura de Felipão em relação a Ronaldinho Gaúcho para a Copa do Mundo de 2014. "Acho que Felipão fará com o Ronaldinho Gaúcho o mesmo que fez com Romário na Copa de 2002, ao menos que ele mate o Bayern de Munique [no Mundial de Clubes do Marrocos], faça um jogaço e aí, quem sabe, será convocado", respondeu Kfouri ao ouvinte Lucas.

"Ronaldo é um conflito de interesses ambulantes", critica Juca Kfouri

"Ronaldo é um conflito de interesses ambulantes", critica Juca Kfouri

Sempre fazendo comentários ousados, o jornalista Juca Kfouri não poupou línguas para falar sobre o ex-jogador e empresário Ronaldo. Para o jornalista esportivo, Ronaldo errou ao se tornar comentarista da Rede Globo e empresário: "É um empresário chinfrim, por que se junta com o que tem de pior. Como ele vai falar que o gramado está uma porcaria se ele é embaixador da Copa do Mundo? Como vai falar mal de Neymar se ele é representante do jogador? Ronaldo é um conflito de interesses ambulantes", criticou.

Respondendo perguntas feitas pelo público, Juca falou sobre a ditadura vivida pelo Bahia e pelo novo momento democrático do clube. Para o comentarista esportivo, o novo momento do clube não permite falhas. "Torço muito que dê certo. É um grande desafio. Não tem o direito de errar, por que se errar vai ficar aquele: entrou pra isso", disse.


Tudo pronto para a segunda edição do MK Entrevista em 2013; Juca Kfouri é convidado

O programa do apresentador Mário Kertész contou também com a participação dos comentaristas Bob Fernandes e Paulo Cerqueira, ambos da Rádio Metrópole FM.


Alan Guimarães - Pedro Enrique Monteiro – Metro1

Foto: Tácio Moreira\Metropress