Postado por - Newton Duarte

'Momento mais feliz': Joia da Base fala da oportunidade de estar entre os profissionais

Inspirado em craques, Cristiano festeja chance no Bahia: 'Momento mais feliz da minha vida'

O elenco profissional do Esporte Clube Bahia conta há duas semanas com mais um integrante. Com apenas 17 anos, o atacante Cristiano é a novidade no grupo comandado pelo técnico Doriva. O jovem chega entre os adultos com boas referências. Ele marcou 71 gols nos últimos três estaduais da base que disputou (infantil em 2013 e 2014; juvenil em 2015) e foi um dos destaques da Copa São Paulo Júnior.

Apesar de tímido durante a entrevista ao Bahia Notícias, o jovem se inspira em duas irreverentes estrelas do futebol mundial: Neymar e Cristiano Ronaldo. "Quando vejo algo que eles fazem de diferente, tento fazer. Me inspiro nesses dois caras", declarou. Natural de Arapiraca (AL), Cristiano está no Bahia desde 2010. Com a voz embargada, ele garante: "É o momento mais feliz da minha vida".

Como está sendo a convivência com os profissionais do Bahia?

Estou em uma nova rotina agora. Estou me adaptando, pegando entrosamento com os novos companheiros e até alguns são da base. Já tive a felicidade de ter jogado com eles. Os outros ainda estou conhecendo. Estou procurando saber um pouco da história de cada um, pois isso me ajudará muito lá na frente, para ficar esperto e saber o que devo fazer. Estou buscando pegar um pouco da experiência e as coisas de cada um. Você vai pegando intimidade com os mais velhos e eles dão bastante moral, isso me deixa confiante. Agora é só treinar, fazer o que tem que ser feito.

Subir para a equipe profissional é um desejo de todo atleta da base. Para você, como é viver este momento?

É o momento mais feliz da minha vida. É um sonho de todos os jogadores de futebol. Desde quando cheguei, sempre vinha buscando em todos os jogos mostrar o que sei para quando chegasse a oportunidade, poder abraçá-la.

Quais foram as primeiras palavras do técnico Doriva com você?

Ele me deu boas vindas, me pediu calma e me aconselhou a não ficar nervoso com essa nova rotina. O Éder Ferrari e o presidente do Bahia me falaram a mesma coisa. Aos poucos, nos treinos, vou conversar com o professor e ele vai me orientar sobre o que eu devo fazer no meu campo. Meu desejo é sempre querer mais com a camisa do Bahia.

Neste ano, o Bahia resolveu fazer diferente e colocou atletas mais jovens para atuar na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O que achou da postura do clube?

Essa oportunidade que tivemos de ir para a Copa São Paulo de Futebol Júnior foi boa. Serviu para mostrar futebol e pegar experiência para quando alguém como eu tivesse uma oportunidade entre os mais velhos. Uma competição como a Copa São Paulo de Futebol Júnior pode mudar a vida de cada um que disputa ela. Basta se esforçar, fazer as coisas certas, que uma hora a oportunidade vai aparecer. Ainda não alcancei meu objetivo e busco muito mais.

Antes de Doriva, você esteve sob o comando de Edson Fabiano. O que dizer sobre o seu antigo treinador?

Sem palavras para falar de Edson Fabiano. Desde quando subi, ele me ajudou bastante e ele sempre procura me orientar, fazer o que tem que ser feito, por onde devo jogar. Ele sempre diz: "Jogo da base é um, do profissional é outro". Sempre procuro ouvir pessoas que tem vivência no futebol. Isso vai me ajudar bastante.

Como o Cristiano se define em campo?

Minha característica é fazer gol, dar passes. Não fui muito feliz com os gols na Copa São Paulo, mas quando tive oportunidades, fui lá e guardei. Foram só dois gols, mas quando eu não estou no momento de marcar, sempre procuro buscar a bola para armar o jogo e deixar o companheiro na cara do gol. Se eu não estou num momento bom, procuro me esforçar em outro quesito. Futebol é coletivo.

Você falou que gosta de marcar gols. Se inspira em algum artilheiro do futebol brasileiro ou mundial?

Gosto muito de ver vídeos e acompanhar o futebol de Neymar e Cristiano Ronaldo. Quando vejo algo que eles fazem de diferente, tento fazer. Me inspiro nesses dois caras.

Junto com a subida ao time profissional, existe a pressão da torcida. Como você encara isso?

Pressão sempre vai existir. Todos nós sabemos que torcida é algo bom, mas quando as coisas não acontecem, vem aquela pressão. Cada um de nós tem que se adaptar e lidar com isso. Vida de jogador é assim e temos que estar cientes que isso vai acontecer. Quando estamos dentro das quatro linhas, sempre procuramos dar o nosso melhor para ajudar a nossa equipe e a nós mesmos. Jogando diante da torcida do Bahia, que é imensa, maravilhosa é uma grande energia. Quando as coisas acontecem, fica melhor ainda.

Preparado para receber o trote dos profissionais? (atletas recém-promovidos ao profissional tem os seus cabelos cortados)

Essa regra de quem subiu ter que raspar o cabelo... Só em estar aqui estou muito feliz. Se tiver que raspar meu cabelo vou aceitar e ficar muito feliz.

Ansioso para estrear como titular com a camisa do Bahia?

Eu vou mostrar e trabalhar diariamente. Quando o professor Doriva ver que estou preparado, vou estar ali para fazer o que tem que ser feito para ajudar ele e a equipe do Bahia.