Postado por - Heitor Montes

Mostrando versatilidade e repertório, Renê Júnior vira artilheiro do Bahia

Se não foi suficiente para evitar a derrota do Bahia para o Botafogo, em partida realizada no último domingo, o gol de Renê Júnior serviu para melhorar os números do volante e mostrar a crescente participação dele no último terço do campo. Com o gol, Renê chegou a quatro no Campeonato Brasileiro e se igualou aos atacantes Rodrigão e Mendoza na artilharia do time na competição. Entre os volantes, o jogador tricolor só tem menos gols que Hernanes (São Paulo), que tem seis, e Bruno Silva (Botafogo), com cinco.

Pelos gols marcados por Renê é possível perceber algumas características marcantes do jogador: chegada de trás, poder de improvisação, drible curto, capacidade de finalização com as duas pernas e, portanto, um bom repertório. Renê, curiosamente, mostra um dado interessante. O jogador tricolor não tem como característica fixar posição dentro da área para marcar gols. Na maior parte das vezes, Renê chegou de trás, quase que como um meia, participando de toda a construção da jogada e concluindo.

Portanto, o gol de cabeça contra o Botafogo no último domingo não é algo comum para Renê Junior no Bahia. Não à toa, foi apenas o primeiro dele dessa forma com a camisa tricolor. Apesar de não ser comum, Renê não mostrou dificuldade e, de costas para o gol, finalizou de cabeça para marcar. [Veja abaixo como foi o lance]

Na maior parte das vezes, os gols de Renê surgiram com construção desde fora da área e que também contam com uma boa dose de improvisação. Foi assim na partida contra o Avaí, na 14ª rodada do Brasileirão, quando Renê Junior cortou a marcação na ponta direita, tabelou com Vinicius e concluiu a gol após dar um chapéu de cabeça.

Diante do Atlético-GO, na 3ª rodada, Renê aproveitou a sobra fora da área e, sem muitas opções de passe, driblou o marcador para invadir a área e chutar.

Renê Júnior também se lança à frente em jogadas de contra-ataque. Na 13ª rodada, contra a Ponte Preta, o volante chegou de trás em rápida investida do time e finalizou para marcar mais um gol.

Não é somente pelos gols marcados que se percebe a participação de Renê nas jogadas ofensivas do Bahia. Segundo o site Footstats, o volante é quarto jogador com mais finalizações certas do Tricolor, com 10 no total. Ele só perde para Zé Rafael (18), Juninho (14) e Mendoza (13). Renê também lidera o time em finalizações erradas, com 21 ao todo.

Apesar de participar à frente, Renê também tem executado bem as suas principais funções. Ele é o jogador com mais desarmes do elenco tricolor (58) e o segundo em passes certos (747), só atrás de Eduardo (770).
Renê vai ter agora um longo tempo para aprimorar ainda mais esses fundamentos. Com a pausa no Campeonato Brasileiro por conta dos jogos das Eliminatórias, o Bahia só volta a entrar em campo no dia 11 de setembro, contra o Atlético-GO, fora de casa. Adversário que, inclusive, como se viu, Renê tem boas recordações.