Postado por - Newton Duarte

MP/SP quer punir clubes que financiam Organizadas

MP pede para principais clubes de SP assinarem documento que pune quem financiar torcidas

O Ministério Público de São Paulo quer que os principais clubes do Estado se comprometam formalmente a não dar suporte a suas torcidas organizadas.

Na última quarta, Roberto Senise Lisboa, promotor de Justiça do Consumidor,  propôs a advogados de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo a assinatura de um documento que prevê punições a quem colaborar com as torcidas uniformizadas.

Ele sugeriu um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). Por meio do compromisso, os clubes se comprometeriam a não doar dinheiro, ingressos e a não financiar caravanas das torcidas. O descumprimento provocaria sanções, como multas.

Os representantes dos clubes receberam um esboço do TAC e ficaram de voltar ao MP no próximo dia 19 para dizerem se assinam o documento. Dirigentes, funcionários e conselheiros também ficariam proibidos de fazer doações. Os cartolas, no entanto, acham difícil controlar membros do Conselho. O promotor está disposto a aceitar sugestões e modificar alguns pontos.

Dos quatro, apenas o Santos afirma contribuir com as torcidas. “Ajudamos na viagem quando eles têm dificuldade para pagar os ônibus. Vamos estudar os termos do TAC, mas minha preocupação é com o Carnaval. Contribuímos para os desfiles da Torcida Jovem e da Sangue Jovem. Sem nossa ajuda ,não sei se conseguem participar dos desfiles.  O Carnaval faz parte de nossa cultura e a gente tem que tomar cuidado para não acabar com uma tradição de 40 anos deles nos desfiles”, disse Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos.

Segundo ele, a decisão sobre o TAC será tomada pelo Comitê de Gestão do clube.

Corintianos e vascaínos brigam no DF

Por meio de sua assessoria de imprensa, a direção do Corinthians afirmou que está disposta a colaborar no que for preciso para acabar com a violência.

Depois da briga entre uniformizadas de Corinthians e Vasco, o presidente corintiano, Mário Gobbi voltou a dizer que não ajuda as torcidas do time. Já havia feito isso após corintianos serem presos em Oruro, acusados de envolvimento na morte de Kevin Doulgas Beltrán Espada.

Porém, o antecessor de Gobbi, Andrés Sanchez, distribuiu a renda de uma partida contra o Flamengo, em 2009, para Gaviões da Fiel, Estopim da Fiel e Camisa 12. A justificativa foi de que o centenário do clube seria o tema usado por elas no Carnaval de 2010.

Palmeirenses brigam em jogo com Guaratinguetá

O São Paulo também nega ajudar financeiramente as uniformizadas. Mas recentemente, integrantes da Independente foram acusados de agredir opositores do presidente Juvenal Juvêncio no clube. Um dos acusados foi parar na delegacia dias depois sob a acusação de agredir um flamenguista em Brasília.

O departamento jurídico do São Paulo vai se reunir na segunda para analisar o TAC oferecido pelo Ministério Público.

Já assessoria de imprensa do Palmeiras informou que não localizou o dirigente responsável pelo assunto para informar a posição do clube. Em março, após torcedores da Mancha agredirem jogadores do Palmeiras, o presidente Paulo Nobre anunciou que deixaria de dar ingressos para a torcida em jogos fora de São Paulo.

“Expliquei aos dirigentes que se tirarmos os torcedores violentos dos estádios, as rendas podem melhorar. Quem se afastou por causa da violência vai voltar”, afirmou o promotor Senise.

Em conjunto com a Federação Paulista e a Polícia Militar, o promotor estuda outras medidas, como restringir a circulação de membros das organizadas nos estádios.


Fonte: Blog do Perrone

Foto: Adalberto Marques/AGIF e Miguel Schincariol/Estadão Conteúdo