Postado por - Newton Duarte

Muda, Professor! Para SS, mudanças no Bahia podem dificultar vida de Mancini

Para Soares, mudanças no time do Bahia podem dificultar vida de Mancini

Técnico do Bahia tem variado esquema tático e mexido em algumas peças na tentativa de encontrar o melhor jeito de jogar. Ba-Vi está marcado para este sábado

O Ba-Vi disputado no primeiro turno da Série B foi de alegria para os rubro-negros e dor de cabeça para os tricolores. Com grande atuação, o Vitória venceu o Bahia por 4 a 1, no Barradão, e provocou algumas reformulações no time considerado titular do rival: o paraguaio Wilson Pittoni e o atacante Léo Gamalho, por exemplo, perderam vaga na equipe.

Até o primeiro Ba-Vi da Segundona, Sérgio Soares não tinha muito o que esconder. Qualquer torcedor tricolor sabia que o time entraria em campo, do meio para frente, com Pittoni; Tiago Real e Souza; Maxi Biancucchi, Kieza e Léo Gamalho, exceto se algum desses atletas estivesse suspenso ou lesionado. Sabendo disso, Vagner Mancini montou um time para neutralizar os pontos fortes do rival e explorar suas deficiências.

Destacou-se Flávio, que foi designado para colar no paraguaio e dificultar a saída de bola do Bahia, e Rhayner, que usou a velocidade para explorar a lentidão de um meio-campo que tinha como maior virtude a manutenção da posse de bola.

Vitória venceu o primeiro Ba-Vi desta Série B por 4 a 1 (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)

Quase três meses depois, os dois treinadores voltarão a se encontrar pela Série B. O primeiro confronto, oporem, ainda pautou a entrevista coletiva de Sérgio Soares antes do clássico. Perguntado sobre aquele confronto, ele negou que tenha sido surpreendido e lamentou que seu plano de jogo não tenha surtido efeito.

- Não fui surpreendido. A gente sabia que, naquele momento... Vocês [imprensa] cantavam o tempo inteiro que o time teria apenas uma saída de bola. O time que tinha um jeitão de jogar. Mancini adiantou o Flávio para marcar o Pittoni, e nós tentamos sair pelas laterais. Dentro do jogo, isso não aconteceu. Agora é outro jogo, são outras histórias, a coisa está afunilando e envolve outras situações. Jogo que vai ser decidido nos detalhes. Estamos mudando às vezes a forma de jogar, e isso dificulta um pouco para o treinador adversário - afirma o treinador.

Sérgio Soares compara momentos distinto entre os clássicos (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Isso mesmo. Três meses depois, a situação se inverteu. Agora, é o Vitória quem tem um time bem definido e um jeito de jogar. Sérgio Soares, sem conseguir encontrar um jeito de fazer a equipe render um melhor futebol, vai testando jogadores e esquema tático.

- No primeiro turno, tínhamos uma forma de jogar e não tinha como esconder. O que todo mundo dizia era que o Bahia era um time previsível. Hoje, o Vitória tem uma forma de jogar que não tem como esconder, o time joga no 4-1-4-1. Pode mudar alguma peça de posição, mas o jeito de jogar é o mesmo. Dificilmente vai mudar. É um padrão que ó Mancini adotou, então tem que manter. Tem que parabenizar o Vagner [Mancini] por isso. Não é um time previsível, é um padrão. Estamos ajustando nossa equipe, às vezes um plano tático diferente, e vamos achar para esse jogo a melhor forma de jogar - diz.

O treinador do Bahia também fez questão de elogiar alguns jogadores que merecem atenção especial pelo lado do rival.

- Alguns jogadores merecem um cuidado. Escudero, que é o articulador, o pensador, Pedro Ken, o Rhayner vive grande momento. Elon é jogador perigoso. Tem que ter cuidado especial,  olhar de perto para que o time não possa trabalhar essa bola - afirma.

O jogo contra o Vitória está marcado para as 16h30 (horário de Brasília). Com 47 pontos, o Tricolor ocupa a quinta posição na Série B, a dois do Vitória, segundo colocado.