Postado por - Newton Duarte

Mudou o ministro e como fica a Rio-2016?

Mudou o ministro e como fica a Rio-2016?

O ministro do Esporte, George Hilton, assumiu a pasta na sexta-feira com o discurso de que não conhece bem a sua área, mas entende de gente.  Se ele não conhece, esse que vos escreve pode dizer ter um pouco de ciência sobre o assunto, afinal, são quase 15 anos de jornalismo esportivo.

Por isso, vamos desmistificar algumas histórias, lendas, boatos e afins que começaram a circular:

1 – Casa Civil vai tirar do Esporte a coordenação dos Jogos - Afirmo que é mentira. E por uma simples razão: ela já tirou há muito tempo. Para quem não sabe, a Casa Civil tem em sua estrutura um setor voltado somente para os Jogos Rio-2016. Politicamente e oficiosamente, a pasta é quem coordena todas as ações da União desde a época em que era comandada por Gleisi Hoffmann. Até por isso, a presidenta Dilma Rousseff se sentiu segura para a mudança de partidos no Ministério do Esporte (ME). O que pode ocorrer, agora, é a oficialização desta liderança, que se confirmou durante os preparativos para a Copa-2014, quando o ME estava voltado para a competição. A oficialização ocorreria com a retirada do Esporte da coordenação do Comitê Gestor dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 (CGOLIMPÍADAS – criado por decreto em setembro de 2012) para a entrada da Casa Civil.

2 – Leyser fica ou sai? - Depende. Ricardo Leyser é o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Por ele, passam todos os projetos voltados para os Jogos Rio-2016. Com a saída do secretário executivo do ministério Luis Fernandes, que deverá acompanhar Aldo Rebelo no Ministério da Ciência e Tecnologia, Leyser passa a ser o único a dominar todos os assuntos dentro do ME. O novo ministro que é do PRB, a princípio, não deseja perder Leyser, do PC do B. E Leyser também não deseja sair, mas…

3 – Condições - Leyser deseja permanecer com o atual status que possui no ministério. Com amplos poderes de decisão. Resta saber se Hilton concordará. A tendência é que aceite as condições, já que sofreria para achar outro substituto com o conhecimento de Leyser. Só que ainda existe uma outra questão: o PC do B liberá-lo para atuar em uma gestão do PRB. Como os dois partidos já celebraram alianças em vários estados/cidades e a decisão de sair do ME foi do PC do B, que ganhou uma pasta (Ciência e Tecnologia) com um orçamento três vezes maior, a questão partidária também não deverá ser um entrave.

4 – Definição - O novo ministro do Esporte se reuniu na sexta-feira com todos os comandantes de áreas da pasta para se inteirar sobre os assuntos. A princípio, até o fim da próxima semana, será anunciado a permanência ou não de Leyser e como será a estrutura olímpica na nova gestão de Dilma.