Postado por - Newton Duarte

Multidão foi às ruas para ver a abertura promocional do Rali Dakar

Abertura promocional do Dakar leva multidão de argentinos às ruas

A largada promocional do Rali Dakar neste sábado provou o amor dos argentinos pela competição. Uma multidão, que autoridades estimam ser superior a um milhão de pessoas, foi às ruas de Buenos Aires acompanhar o trajeto dos veículos até a Casa Rosada, sede do governo local.

O evento se iniciou às 15 horas (16 horas de Brasília) e durou cerca de cinco horas, com todos os pilotos ovacionados. O brasileiro Jean Azevedo, que disputará sua 17ª edição, foi apresentado como uma lenda ao subir com sua moto na rampa montada em frente à Praça de Maio, de onde fãs o aplaudiram.

“O Dakar, aqui na Argentina, tem milhões de pessoas pelas ruas, não só em Buenos Aires. Em todo o trajeto há corredores humanos acompanhando. Dá um ânimo ver que tem muita gente torcendo e acompanhando. Na hora que competimos, vemos uma energia positiva”, disse o piloto da Honda South America. “O povo argentino é fanático. Pula na frente, quer pegar nos pilotos... É muito legal.”

Edição de 2015 do Rali Dakar tem início e término na Argentina, onde o público ovacionou atletas - AFP

Azevedo não foi o único brasileiro ovacionado. O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Youssef Haddad, da equipe Mitsubishi Petrobras, foram uns dos últimos a se apresentar, e foram recebidos com aplausos e abraços da organização. O País também será representado na competição por Eduardo Sachs, navegador do português Ricardo Leal na BAMP, e por André Suguita, que guiará quadriciclos.

Na manhã deste domingo, todos os 406 veículos (161 motos, 45 quadriciclos, 137 carros e 63 caminhões) saem de Buenos Aires e começam a percorrer 9.295 km, passando por Argentina, Bolívia e Chile durante 14 dias. A primeira etapa vai da capital argentina até a cidade de Villa Carlos Paz, em trajeto de 838 km para motos, quadriciclos e caminhões e 833 km para os carros.