Postado por - Newton Duarte

Mundial Feminino: Brasil encara a Costa Rica já pensando na Austrália

Mundial Feminino: Brasil só cumpre tabela contra a Costa Rica

Marta e Formiga garantiram os três pontos para a seleção brasileira

Já classificada para as oitavas de final e com a primeira colocação do Grupo E assegurada, a Seleção Brasileira enfrenta a Costa Rica nesta quarta-feira, às 20h(de Brasília), no Estádio Moncton, em Moncton, no Canadá, apenas para cumprir tabela pela última rodada da fase de grupos. O resultado não vai interferir em nada na vida das canarinhas, que bateram Coréia do Sul por 2 a 0 e Espanha por 1 a 0. Já para as costarriquenhas o duelo é decisivo, pois o time aparece com dois pontos, em segundo lugar, e, ganhando, garante uma vaga na etapa seguinte. As rivais do Brasil disputam a segunda posição com Espanha e Coréia do Sul, empatadas com um ponto e que duelam no mesmo horário em Ottawa.

Vadão, técnico da Seleção Brasileira, vai aproveitar para preservar algumas titulares. Peças como a lateral-direito Fabiana e a volante Formiga, desgastadas, serão poupadas. Outra que deve ganhar um descanso é a meia Marta, que assim afastaria risco de lesão. Poliana deve entrar na lateral, enquanto que Darlene e Raquel Fernandes ganharão oportunidade no meio. Outras mudanças podem acontecer, mas a escalação será revelada apenas minutos antes do confronto. O treinador, porém, pediu para que seu gesto não seja encarado como um menosprezo ao jogo ou desrespeito ao adversário.

"Não estamos desprezando o confronto contra a Costa Rica. Apenas vamos valorizar a nossa classificação antecipada. Temos algumas jogadoras importantes, como a Fabiana, que estão desgastadas. Então, vamos aproveitar para poupá-las e dar oportunidade para as outras atletas", disse o treinador.

Pelo lado da Costa Rica, a técnica Amelia Valverde vai escalar o que tem de melhor e minimizou o fato de as brasileiras preservarem algumas titulares. Apesar disso, ela sonha com a vaga nas oitavas.

"A Seleção Brasileira será sempre representada por grandes jogadoras e seu treinador não iria usá-las se elas não tivessem condições de desempenhar um bom papel. Mas acredito que podemos ter um bom resultado por conta da garra e da força do meu grupo, que está muito comprometido com a possibilidade de disputarmos as oitavas de final. Para Costa Rica seria maravilhoso", avisou Amelia.

Marta e Formiga garantiram os três pontos para a seleção brasileira

Marta e Formiga são os destaques da seleção brasileira - Getty

Um pouco mais cedo, às 17h(de Brasília), acontece a última rodada do Grupo F, que está bem embolado. A Inglaterra encara a Colômbia no Estádio Olímpico, em Montreal. Já em Ottawa jogam França e México. As colombianas lideram com quatro pontos e precisam de um simples empate para avançarem. Inglesas e francesas dividem a segunda posição com três pontos, enquanto que as mexicanas seguram a lanterna com um ponto.

Pelo regulamento as duas melhores seleções colocadas de cada uma das seis chaves avançam para as oitavas de final, onde se juntarão às quatro melhores terceiras colocadas na classificação geral.

Costa Rica x Brasil

Copa do Mundo – Futebol Feminino

Local: Estádio Moncton, em Moncton (Canadá)

Data: 17 de junho de 2016 (Quarta-feira)

Horário: 20h(de Brasília)

Árbitro: Thalia Mitsi (Grécia)

Costa Rica: Dinnia Díaz, Carol Sánchez, Diana Saenz e Lixy Rodríguez; Katherine Alvarado, Shirley Cruz, Cristin Granados, Maria Barrantes e Wendy Acosta; Melissa Herrera e Raquel Cedeno

Técnico: Amelia Valverde

Brasil: Luciana, Poliana, Mônica, Rafaelle e Tamires; Andressa, Thaisa, Darlene e Raquel Fernandes; Cristiane e Andressa Alves

Técnico: Vadão