Postado por - Newton Duarte

Na bacia das almas, Brasil segura empate contra o Uruguai

Brasil abre 2 a 0, mas sofre gol de Suárez e cede empate ao Uruguai

A Seleção Brasileira abriu o placar sem deixar o Uruguai tocar na bola, aos 40 segundos de jogo, e chegou a fazer 2 a 0. Mas Luis Suárez, que ainda não tinha feito gol sobre o Brasil e atuou pela primeira vez desde a suspensão na Copa do Mundo, balançou as redes para definir o empate por 2 a 2 em Pernambuco, nesta sexta-feira.

Um resultado frustrante após o início dos comandados de Dunga, com o gol de Douglas Costa aos 40 segundos e Renato Augusto ampliando, aos 25 do primeiro tempo. Mas David Luiz e Filipe Luis foram decisivos para o rival. Aproveitando bobeira de ambos, Cavani descontou, aos 31 minutos do primeiro tempo. Aos dois do segundo, Suárez aproveitou a lentidão de David Luiz para igualar o marcador.

O Brasil chega a oito pontos, ocupando a terceira colocação, dois pontos e uma posição abaixo do Uruguai nas Eliminatórias Sul-Americana da Copa do Mundo de 2018. O time de Dunga volta a campo às 21h45 (de Brasília) de terça-feira, diante do Paraguai, que também tem oito pontos em cinco rodadas, em Assunção. A seleção celeste recebe o Peru, no mesmo dia, às 20 horas.

O jogo – O Brasil mostrou sua vontade de vencer com eficiência e rapidez. O time nem deixou o Uruguai tocar na bola para abrir o placar. Deu a saída até que Willian gingou de um lado para outro na frente de seu marcador, na ponta direita, e cruzou de canhota na pequena área. Lá, aos 40 segundos, Douglas Costa entrou no meio dos zagueiros para esticar a perna, dando uma solada para balançar as redes.

Os visitantes tentavam administrar a nova estratégia que deveriam tomar rapidamente, e acabaram dando espaço para Neymar sair da área e se mexer com a bola, usando Willian e Douglas Costa como principais opções. Aos oito minutos, o próprio camisa 10 dominou no peito na área, limpou a marcação com uma testada e girou, batendo rente à trave.

Até que o Uruguai conheceu a área brasileira, constatando que não era tão difícil passar por David Luiz e Filipe Luis, contando ainda com as seguidas faltas de Miranda, Fernandinho e Luiz Gustavo em Cavani. Aos 11 minutos, David Luiz e Filipe Luis deixaram Suárez completamente livre, perdendo chance clara na frente da área.

Os comandados de Óscar Tábarez, então, resolveram ter quase todos os seus jogadores no campo adversário, complicando a saída de bola brasileira. O equilíbrio só veio quando a equipe de Dunga passou a ter Luiz Gustavo como líbero, alternando-se à frente ou atrás da dupla de zagueiros, e liberando os laterais para desafogar o jogo.

Assim, Neymar passava a ter opções para tabelar na frente e os anfitriões comandaram a partida, contando com a defesa adversária, sem Godin e Gimenez, machucados. Assim, aos 25 minutos, o astro do Barcelona buscou Renato Augusto nas costas de Álvaro Pereira, que furou. O ex-meia do Corinthians, hoje no futebol chinês, driblou o goleiro Muslera sem tocar na bola, enfiando o pé depois da linda finta para ampliar.

O meio-campo dominado, contudo, fazia o Brasil esquecer de sua defesa. E eles sempre acabam aparecendo. Aos 31 minutos, o pouco habilidoso Álvaro Pereira colocou a bola entre as pernas de Daniel Alves e cruzou para Carlos Sánchez, nas costas de Filipe Luis, ajeitar para Cavani, ignorado por David Luiz, descontar vindo de trás.

O empate quase veio aos 32, quando Miranda cabeceou ajeitando para Suárez, vendo Alisson adiantado, tentar por cobertura e bater para fora. O jogo, contudo, estava aberto e o Brasil tinha mais opções ofensivas. Assim, Neymar parou em Musleta e Douglas Costa jogou fora a conclusão de jogada coletiva, assim como Alisson saiu nos pés de Suárez para evitar o empate.

Óscar Tábarez voltou com Álvaro González no lugar do inútil Cristian Rodríguez, na esperança de mais ações ofensivas no meio-campo. Mas teve mais resultado fazer seus comandados terem consciência da fragilidade individual da retaguarda de Dunga. Primeiro, Filipe Luis deu a bola para Sánchez quase marcar, contando com desvio de David Luiz deslocando Muslera.

O pior aconteceu logo aos dois minutos. Álvaro Pereira tabelou no meio-campo e tocou rasteiro, ciente de que a disputa envolvia David Luiz e Suárez. Conclusão previsível: o brasileiro chegou atrasado, sendo apenas um espectador privilegiado da finalização certeira do atacante do Barcelona para empatar.

A partir daí, os uruguaios tiveram o controle psicológico do jogo, cometendo faltas e provocando. Quando decidiu tocar a bola em vez de brigar, o Brasil parava na estratégia defensiva rival, com quatro na área e outros três na meia-lua. Dunga mexeu no time, trocando Fernandinho, Douglas Costa e Willian por Philippe Coutinho, Ricardo Oliveira e Lucas Lima.

Mas o time só chegaria perto do gol mesmo se o árbitro marcasse pênalti de Cavani agarrando David Luiz, aos 25 do segundo tempo. E ainda precisa agradecer a Alisson, que fez grande defesa em chute de Suárez, aproveitando ajeitada de David Luiz, aos 40 minutos.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 2 X 2 URUGUAI

Local: Arena Pernambuco, no Recife (PE)

Data: 25 de março de 2016, sexta-feira

Horário: 21h45(de Brasília)

Árbitro: Néstor Fabián Pitana (Argentina)

Assistentes: Juan Pablo Belatti e Ezequiel Darío Brailovsky (ambos da Argentina)

Público: 43.898 pagantes

Renda: R$ 4.961.890,00

Cartões amarelos: Neymar, Daniel Alves e David Luiz (Brasil); Suárez (Uruguai)

Gols:

BRASIL: Douglas Costa, aos 40 segundos, e Renato Augusto, aos 25 minutos do primeiro tempo

URUGUAI: Cavani, aos 31 minutos do primeiro tempo; Suárez, aos dois minutos do segundo tempo

BRASIL: Alisson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho (Philippe Coutinho) e Renato Augusto; Willian (Lucas Lima), Neymar e Douglas Costa (Ricardo Oliveira)

Técnico: Dunga

URUGUAI: Muslera; Fucile, Coates, Victorino e Álvaro Pereira; Arévalo Ríos, Vecino, Carlos Sánchez (Stuani) e Cristian Rodríguez (Álvaro González); Luis Suárez e Cavani

Técnico: Óscar Tabárez

ATUAÇÕES 

David Luiz é desastroso; meio e ataque têm destaques

Cavani foi um dos melhores do Uruguai e ajudou os visitantes a buscarem o empate em 2 a 2 na Arena Pernambuco, pela Eliminatórias da Copa do Mundo. Confira as notas do LANCE!

A Seleção Brasileira parecia que iria golear o Uruguai, em noite inspirada de meias e atacantes nos primeiros minutos de jogo. Mas no fim: 2 a 2, com falhas defensivas e atuação desastrosa de David Luiz. Confira as notas do jogo:

BRASIL

7,0

Alisson

Poderia ter defendido a finalização de Suárez, que empatou a partida, mas se redimiu com boas defesas nos últimos 20 minutos do confronto.

6,0

Daniel Alves

Sem problemas na defesa, apareceu com frequência no ataque. Apesar de alguns erros de passes, foi bem.

6,5

Miranda

Teve muito trabalho para marcar Cavani e Suárez, levando a melhor em alguns dos lances. O melhor homem da defesa brasileira.

3,0

David Luiz

Teve dificuldades na bola aérea, se posicionou mal demais - dando condições de jogo para Suárez e Cavani - e falhou nos gols do Uruguai. Atuação desastrosa.

5,0

Filipe Luís

Não acompanhou Carlos Sánchez no primeiro gol do Uruguai e apresentou algumas falhas de posicionamento.

6,5

Luiz Gustavo

Teve atuação discreta, caindo de rendimento no segundo tempo. Por outro lado, cobriu bem as subidas de Daniel Alves ao ataque.

6,5

Fernandinho

Teve muita liberdade para ir ao campo de ataque, mas não concluiu bem as jogadas. Marcou bem os meias adversários.

7,5

Renato Augusto

Responsável pela saída de bola da Seleção Brasileira, ainda apareceu bem na área de ataque para marcar um golaço, que abriu o placar em Pernambuco.

7,0

Douglas Costa

Abriu o placar e passou fácil pelos marcadores no primeiro tempo. Depois, caiu de produção e acabou substituído.

6,5

Willian

Começou o jogo com tudo, dando uma bela assistência para o primeiro gol do Brasil. Sem receber a bola, ficou preso aos marcadores e não repetiu a atuação no segundo tempo.

6,5

Neymar

Jogando com liberdade pelo lado esquerdo, sobrou no primeiro tempo. Mostrou os recursos individuais de sempre, mas, como todo a Seleção, caiu de rendimento na etapa final.

6,0

Phillipe Coutinho

Entrou para organizar o meio-campo e não teve sucesso, muito por conta da desorganização do time. Tirando um chute perigoso, pouco pôde fazer em campo.

5,5

Ricardo Oliveira

Entrou nos minutos finais e não tocou a bola. Ficou isolado no ataque, assistindo a pressão do Uruguai.

-

Lucas Lima

Entrou no fim do jogo e não teve tempo para mostrar seu futebol.

4,5

Téc: Dunga

O esquema escolhido deu certo na etapa inicial. As escolhas individuais por David Luiz e Filipe Luís, no entanto, mostraram-se equivocadas. Após sofrer o empate, o time se perdeu e as mudanças não tiveram efeito algum.

URUGUAI

5,5

Muslera

Atuação regular. Não teve culpa nos gols do Brasil, mas também não fez grandes defesas.

4,0

Fucile

Recebeu a ingrata missão de marcar Neymar e Douglas Costa. Não teve sucesso.

5,5

Coates

Não mostrou segurança na saída de bola e falhou no primeiro gol do Brasil.

6,0

Victorino

Foi quem menos comprometeu na defesa celeste.

6,5

Álvaro Pereira

Um desastre na zaga - os dois gols do Brasil saíram em jogadas pelo lado esquerdo -, mas foi quem iniciou os lances dos dois gols do Uruguai.

6,5

Arévalo Rios

Cresceu na segunda etapa e fez desarmes importantes.

5,5

Matías Vecino

Apareceu apenas na etapa final, com boa movimentação.

7,0

Carlos Sánchez

Muita disposição e bons passes, inclusive duas assistências. No fim, atuou adiantado e acabou substituído.

5,0

Cristian Rodríguez

Não foi uma boa opção de ataque pela direita. Deixou o jogo no intervalo.

7,0

Luis Suárez

Em sua volta, "El Pistolero" mostrou a disposição de sempre. Com a bola no pé, teve duas chances claras: marcou um gol e parou em Alisson no fim.

7,5

Cavani

Abriu o placar e brigou o jogo todo com a defesa brasileira.

7,5

González

Entrou no intervalo e mudou a partida, distribuindo bem a bola.

6,5

Stuani

Entrou já nos minutos finais, mas deu trabalho para a zaga do Brasil.

7,0

Téc: Óscar Tabárez

Com uma alteração, arrumou a equipe no intervalo.