Postado por - Newton Duarte

Na Justiça, Vitória derrota Correio da Bahia e mira o Google

Na Justiça, Vitória derrota jornal baiano e mira o Google

Jornal Correio publicou escudo do Vitória com o nome "vice" - Foto: Reprodução

O Esporte Clube Vitória venceu, em primeira instância, uma ação por danos morais contra o jornal Correio, impresso líder de vendas no estado da Bahia.

Pela ação, sentenciada pela juíza Ana Cláudia Silva Mesquita, o jornal fica obrigado a pagar R$ 10 mil ao rubro-negro baiano. O Correio, porém, ainda pode recorrer da decisão.

A ação diz respeito ao uso da palavra "vice" grafada dentro do escudo do clube em uma reportagem no site do jornal, no ano de 2013.

Segundo a juíza escreveu na sentença, isto "fere a honra" do Vitória pois esta "alteração é motivo de muitas brincadeiras pelos torcedores do time rival no Estado, que sempre brincam com o time autor, afirmando que ele somente tem competência para ser vice-campeão."

Ainda de acordo com a peça jurídica, o Vitória diz que vem sendo "chamado pelos torcedores dos times adversários de VICETÓRIA e que por iso, a publicação do escudo teria causado-lhe dano moral".

O jurídico do Vitória processa também a empresa Google.com por manter no seu banco de imagens o escudo  adulterado do rubro-negro, o que faria com que outras veículos de notícia, ao buscar ilustrações do clube, reproduzissem o  erro.

"O fato de termos vencido esta ação abre precedente para vencermos outras. Achamos, inclusive, que este valor é baixo e queremos em segunda instância pedir aumento final na quantia", diz Nilton Almeida, diretor jurídico do clube.

DIREITOS DE TRANSMISSÃO

O Correio é de propriedade da família do ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007, e torcedor confesso do Vitória.

O jornal, que tem atualmente circulação de 63 mil exemplares, faz parte do grupo Rede Bahia, que tem como carro-chefe a TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, e responsável pela transmissão dos jogos do Campeonato Baiano.

O diretor jurídico do Vitória, porém, não enxerga possíveis rusgas com a TV responsável pela divisão de cotas de transmissão no campeonato estadual. "Fizemos o que tínhamos que fazer. Fomos buscar nossos direitos. Da nossa parte não há qualquer problema", diz.

Não entendemos como alguém pode confundir os escudos. Muito menos se chatear com ele – Foto: Internet

Nota Luis Peres @BahiaClub: Infelizmente o bom humor não faz mais parte do futebol. Os Dirigentes, no intuito de acobertar suas inapetências, se prendem a #mimimis gerados nas brincadeiras entre torcedores.

Executar prestações de contas decentes é impossível. Divulgar o valor das negociações dos jogadores nem pensar. Fazerem gestões austeras e responsáveis seria pedir demais. Só estão preocupados em fazer obras em suas estruturas físicas e contratar jogadores sempre com os mesmo empresários.

Quando a coisa aperta... Uma cortina de fumaça é jogada. Os 'Torcedores profissionais' em busca de notoriedade "entram no choro", mais condoídos que o resto da humanidade. Tudo em nome de uma suposta e oportunista aproximação com o poder. Desta forma, acreditam que passam a ter alguma importância no mundo. Só pode ser isso.

Qual o motivo que não conduziu o Presidente do clube Litigante a não processar o Presidente da CBF quando ele tratou seu clube como um DESCONHECIDO? Realmente o mundo é engraçado.

Já pensou se nos chateássemos com o inoportuno "Jahia"? Só se irrita quem reconhece o problema. 

Um dia, a massa incauta ficará mais consciente e informada, e tudo isso acabará.