Postado por - Newton Duarte

‘Na Memória’: há dez anos...

‘Na Memória’: há dez anos, Vitória vencia o último BaxVice do Brasileirão

Gol de Samir, aos 35 minutos da etapa final, decretou vitória contra o Bahia. Rivais voltam a se encontrar na Série A neste domingo


Vitória e Bahia entram em campo neste domingo, às 16h, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. O Ba-Vi deste fim de semana, além da tradição e rivalidade já habitual, terá motivação e ingrediente extra. Depois de uma década, o clássico baiano volta a dar as caras no Campeonato Brasileiro. Na expectativa por esse jogão, o "É Gol!!!" relembra os dois últimos jogos envolvendo as equipes na Primeira Divisão. Ambos aconteceram em 2003. Mas, curiosamente, foi o Rubro-negro que levou a melhor no último confronto, vencendo por 2 a 1, no Barradão.

No dia 12 de outubro de 2013, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Vitória saiu de campo com os três pontos, graças aos gols de Alexandro Goiano e Samir. Apesar do triunfo, o Bahia começou mais animado, partindo para cima desde o início. Aos 23 minutos do primeiro, Adailton puxou Didi na entrada da área. Na cobrança de falta, Preto não desperdiçou. O camisa 7 colocou o Bahia na frente no placar ao acertou um lindo chute sem chance para o goleiro Émerson.

Atrás no placar, o técnico Lori Sandri, vendo a dificuldade do Vitória em chegar ao ataque, resolveu substituir Alex Silva por Samir. Um minuto depois, a equipe rubro-negra chegou ao empate. Alexandro Goiano avançou pelo lado esquerdo, recebeu ótimo lançamento e, já dentro da área, tocou por cima do goleiro adversário, fazendo um golaço. A virada só aconteceria no segundo tempo. Aos 35 minutos da etapa complementar, Gilmar invadiu a área, driblou Valdomiro e deixou Samir em condições de fazer o gol da vitória.

Após dez anos, Vitória e Bahia se enfrentam no Brasileirão


Vitória: Juninho, Marcelo Heleno, Adaílton, Alex Silva, Paulo Rodrigues, Alex Santos (Samir), Alexandro Goiano (Róbson Luís), Alessandro Azevedo, Ramalho, Dudu Cearense e Alecsandro (Gilmar). Técnico: Lori Sandri.

Bahia: Émerson, Accioly, Valdomiro, Guto, Possato, Lino, Neto, Otacílio (Ramos), Preto Casagrande (Marcelo Nicácio), Jean Carlos (Nonato) e Didi. Técnico: Lula Pereira

No dia 15 de junho de 2003, no primeiro confronto entre as equipes no Campeonato Brasileiro daquele ano, o Bahia bateu o Vitória por 2 a 1, no Fonte Nova, em jogo válido pela 36ª rodada, com sete garotos oriundos da equipe de juniores no time titular. Lino e Nonato, que contou com falha do goleiro Paulo Musse, anotaram para os anfitriões. Nádson fez para os visitantes.

Em Salvador, logo aos 19 minutos de jogo, Marcos fez falta em Fabiano. Na cobrança, Lino inaugurou o marcador para o Tricolor. O lateral colocou a bola no ângulo direito do goleiro Paulo Musse, que nada pôde fazer. Também no primeiro tempo, mais precisamente aos 34, Róbson Luís, que substituiu Paulo Rodrigues, cruzou na medida para Nádson fazer de cabeça e deixar tudo igual.

No segundo tempo, a partida esquentou. Quem resolveu arriscar foi o técnico Evaristo Macedo, do Bahia, que tirou o veterano Claudio do ataque, colocando Junior Willian. Aos 14 minutos, num contra-ataque rápido, Fabiano alçou a bola na área. O goleiro Paulo Musse saiu mal, e Luiz Alberto ajeitou de cabeça para Nonato, que fez seu nono gol na competição.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

Bahia: Emerson, Fabiano, Luis Fernando, Marcelo Souza e Lino; Luiz Alberto, Jair, Neto, Otacílio; Cláudio (Willian) e Nonato(Danilo Gomes). Téc.: Evaristo de Macedo

Vitória: Paulo Musse; Ramalho, Marcelo Heleno, Marcos e Paulo Rodrigues (Robson Luiz); Dionisio, Vinicius (Samir), Alessandro Azevedo e Allann Delon (Leandro Domingues); Zé Roberto e Nadson. Técnico: Joel Santana.


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: SporTV

Foto: Mauro Nassor/FotoArena/Agência Estado e SporTV