Postado por - Newton Duarte

Na porta do inferno...

Guia: Timão e São Paulo só têm 3% de risco de cair; Vasco ainda tem 53%

Apesar da derrota diante do Coritiba, líder Cruzeiro sobe chance de ser campeão para 97%. Goiás tem 23% de probabilidade de acabar no G-4

A derrota do líder Cruzeiro para o ameaçado Coritiba por 2 a 1 acirrou ainda mais a briga na parte de baixo da tabela. O risco de Bahia e Fluminense serem rebaixados aumentou da última rodada para esta. Se antes ambos tinham 17%, agora possuem 27% e 23%, respectivamente. Já o risco do Coxa diminuiu de 40% para 22%. O Vasco, apesar de ter empatado o clássico com o Botafogo, teve leve melhora: de 55% de risco para 53%. Corinthians e São Paulo, por sua vez, ficaram em posição confortável após vencerem Criciúma e Bahia e estão com 3% de risco. O time catarinense, por sinal, é junto com Ponte Preta quem mais tem possibilidade de disputar a Segundona em 2014 - o lanterna Náutico tem probabilidade desprezível de se livrar da degola. Os cálculos são do matemático Oswald de Souza.

O curioso é que, mesmo saindo derrotado, as chances de o Cruzeiro conquistar o Campeonato Brasileiro aumentaram de 96,5% para 97%. O empate do Grêmio no clássico contra o Internacional em nada mudou os números gremistas da última rodada: 2% para o título e 94% para a Libertadores. Atlético-PR, derrotado pelo Goías, e Botafogo, que empatou com o Vasco, são os outros clubes com chances remotas de brigar pelo título: 0,7% e 0,3%, respectivamente.

INFO CHANCES CLUBES - RODADA 30 (Foto: ARTE ESPORTE)

Não deixe de ler:

Bahia 0 x 1 São Paulo - Raio X - Melhores Momentos

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Com resultados ruins, as chances de classificação à Libertadores ficaram um pouquinho menores para Furacão e Glorioso. O primeiro agora tem 80% (antes 87%), e o segundo, 73% (76% anteriormente). O Esmeraldino, em compensação, continuou vendo os números subirem de 14% para 23%. A briga continua também para Vitória, com 12%, Santos, com 7% e Internacional, com 4%. São Paulo, Flamengo e Corinthians possuem 2%.

Voltando ao rebaixamento, Oswald de Souza atualizou os cálculos sobre a pontuação necessária para permanecer fora do Z-4 ao fim das 38 rodadas do campeonato. Se somar 48 pontos, o risco de um time cair é de apenas 0,5%. Com 47, fica em 3%. Já a probabilidade de rebaixamento de uma equipe que conseguir 46 pontos é de 13%. O problema fica maior com pontuação mais baixa. Acabar o Brasileiro com 43 pontos representa um risco de degola de 80%, e com 44, de 58%. Um time que conseguir 45 pontos tem 33% de risco de cair.


Fonte e arte: GE.COM