Postado por - Newton Duarte

Na TV, quem está autorizado a transmitir o 'que'

[O futebol na sua TV] Destrinchamos os contratos, e mostramos quem pode passar o que na TV

Réver levanta o troféu da Libertadores (AP Photo/Nelson Antoine)

São sete emissoras de televisão que dividem os direitos de transmissão dos principais torneios de futebol do Brasil. A maioria de TV paga. Se a ESPN Brasil e a Fox Sports dividem os europeus, a Globo e o SporTV têm prioridade sobre os campeonatos nacionais. O Esporte Interativo e o Bandsports têm uma coisa ou outra e compensam com outros esportes, enquanto a Sports Plus tem no Espanhol o seu carro-chefe. Veja os canais nos quais os jogos preferidos são transmitidos.

‘Obs.: As escolhas dos jogos entre emissoras que dividem direitos funciona que nem a pelada da sua rua. Quem ganha o par ou ímpar – no caso, quem tem a primeira escolha – leva o principal jogo da rodada. O outro escolhe o segundo, e assim sucessivamente.’

EUROPA

Campeonato Alemão

A Fox Sports adquiriu com exclusividade os jogos da Bundesliga no Brasil a partir da temporada 2015/16. O contrato tem validade de cinco anos. A parceria entre a empresa de Rupert Murdoch vai colocar o futebol alemão em 80 países, inclusive toda a América Latina e maioria da Ásia. Nesta temporada e na próxima, os direitos do campeonato ainda são da ESPN Brasil.

Campeonato Inglês

Quando chegou ao Brasil, a Fox Sports decidiu exercer seus direitos sobre o Campeonato Inglês, que dividia com a ESPN. O contrato vai até 2015/16. A cada rodada, uma delas tem o direito às escolhas 1, 4, 5, 7 e 9 e a outra fica com as 2, 3, 6, 8 e 10. Na rodada seguinte, inverte. A emissora da Disney tem os direitos da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa e da segunda divisão até 2018.

Campeonato Espanhol

A ESPN tem os direitos para a América Latina e, no Brasil, sublicencia para o Sports+. A divisão das transmissões é igual à existente entre Fox e ESPN no inglês. As duas também dividem a Copa do Rei.

Neymar comemora o gol no clássico contra o Real Madrid (AP Photo/Manu Fernandez)

Neymar comemora o gol no clássico contra o Real Madrid

Campeonato Italiano

Fox Sports tem exclusividade dos direitos de transmissão até 2015. A ESPN Brasil tem a Copa da Itália. Além disso, pode passar um jogo por rodada da Serie A, que tenha Juventus, Internazionale ou Roma como mandante e apenas em VT, 36 horas depois da realização da partida.

Campeonato Francês

Os direitos de transmissão são do Sportv, mas a ESPN Brasil tem sublicença para transmitir o Campeonato Francês. A emissora carioca tem direito à primeira escolha. O SporTV tem exclusividade da Copa da Liga Francesa e divide a Copa da França com o Esporte Interativo.

Campeonato Português

Desde de a temporada 2012/13, a Liga Sagres passa apenas no SporTV, mas o Esporte Interativo conseguiu manter a Taça de Portugal e a Taça da Liga Portuguesa, que também passa na Fox Sports.

Campeonato Holandês

Será da ESPN até o fim da atual temporada, mas depois passa para a Fox Sports.

Campeonatos Grego, Russo, Ucraniano E Turco

São todos da ESPN Brasil.

Liga Dos Campeões e Liga Europa

A ESPN Brasil possui os direitos de transmissão para TV fechada da Liga dos Campeões, mas sublicencia para a Sports+, que tem exclusividade da segunda escolha de cada rodada (esse jogo a ESPN pode passar em VT). O Esporte Interativo comprou os direitos dos jogos de terça-feira. A Globo tem os direitos nos de quarta-feira, licenciou para Bandeirantes e tem exercido seus direitos apenas nas semifinais e na final. A Liga Europa é do EI e do Portal Terra, que a sublicenciou para a ESPN. O Esporte Interativo tem direito exclusivo às primeiras e terceiras escolhas, e da decisão.

AMÉRICA

Competições Sul-Americanas

Com ligações muito próximas à Conmebol, a Fox Sports tem a Copa Libertadores para as Américas. O grupo de Murdoch repassava o torneio para o SporTV e Globo, mas requisitou a exclusividade para TV paga quando lançou seu canal do Brasil. A partir de 2013, a Fox fez um acordo com o SporTV. Os dois canais compartilham a primeira escolha da rodada. A Fox tem exclusividade da segunda e o SporTV, da terceira. Todos os demais jogos são da Fox. O esquema é o mesmo da Copa Sul-Americana. Em troca de abrir mão da exclusividade dos torneios da Conmebol, a Fox recebeu a Copa do Brasil, o direito de passar um VT do Brasileiro, a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Réver levanta o troféu da Libertadores (AP Photo/Nelson Antoine)

Réver levanta o troféu da Libertadores

Campeonato Argentino

Mesmo caso do Inglês. A Fox Sports chegou ao Brasil com os direitos e decidiu exercê-los.

Major League Soccer

Nos Estados Unidos, é dividido entre ESPN e NBC. Aqui, apenas da empresa do Mickey Mouse.

Campeonato Mexicano

No México, a situação é um pouco mais complexa. As televisões podem passar as partidas dentro de casa dos clubes que assinaram contrato com elas. A Televisa (10) e a TV Azteca (8) dividiam os 18 times do torneio até o León subir para a primeira divisão e assinar com a Fox Sports. No Brasil, a ESPN Brasil tem os direitos de 17 equipes, menos do León, que é da Fox.

BRASIL

Campeonato Brasileiro

Quem passa o Campeonato Brasileiro em TV fechada é o SporTV, que permite que a ESPN Brasil transmita os melhores momentos estendidos. A Fox Sports também passa os melhores momentos e um jogo em VT. Séries B e C são de Globo/Sportv, sendo que a Rede TV sublicencia a Segundona e a Terceirona passa na TV Brasil.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil é do SporTV, que repassou para ESPN e Fox Sports. O esquema de compartilhamento do SporTV com a Fox é o inverso da Libertadores.

Copa do Nordeste e Copa Verde

Esporte Interativo tem o torneio para todas as plataformas e sublicencia três jogos por rodada para a Globo passar localmente. A Copa Verde é só do Esporte Interativo.

Estaduais

A Globo (e, por tabela, a SporTV) tem direito dos Estaduais de Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A Bandeirantes tem a sublicença para o Carioca e o Paulista. O Esporte Interativo Nordeste tem os estaduais de Alagoas, Maranhão, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, além do Ceará a partir de 2015. O Campeonato Paraense é da TV Cultura do Pará. A Série A2 de São Paulo está na Rede TV e na Rede Vida, que também transmite a A3 e a Copa Paulista.

Categorias de Base

Brasileiro Sub-20 é exclusivo do SporTV, Copas do Brasil Sub-17 e Sub-20 são da ESPN Brasil, sublicenciados para o SporTV. O Paulista Sub-20 é da Rede TV. A Libertadores Sub-20 é da Fox Sports. A Copa São Paulo é transmitida por Globo, SporTV, ESPN e Rede Vida.

MUNDO

Copa do Mundo de 2014

A dona dos direitos de transmissão é a Globo e, consequentemente, na TV fechada, o SporTV, mas ESPN, Bandsports e Fox Sports também vão passar a competição.

Mundial de Clubes

É da Globo e do SporTV, mas a parceira Band, que divide jogos de Campeonato Brasileiro na TV aberta, também passou a última edição no Bandsports e na Fox Sports.

Link original da matéria: quem-tem-os-direitos-de-transmissao