Postado por - Newton Duarte

'Naming rights' do novo Santiago Bernabéu é o maior da história

Real Madrid acerta maior patrocínio da história para o novo Bernabéu

A reforma do estádio Santiago Bernabéu, do Real Madrid, ainda não tem sequer uma data definida para ser iniciada, mas já ostenta o maior contrato de patrocínio entre as arenas. O contrato de naming rights com a companhia petrolífera de investimentos IPIC (International Petroleum Investment Company) foi fechado sob o valor de 425 milhões de euros – ou seja, R$ 1,334 bilhão – e será válido por 20 anos, representando uma média de 21 milhões de euros por temporada.

Pode parecer muito, mas o valor ainda está abaixo do que foi previamente exigido pelo presidente Florentino Pérez em janeiro, que girava em torno de 500 milhões de euros pelas mesmas duas décadas. Com o acordo, a nova casa merengue deve receber o nome Abu Dhabi Santiago Bernabéu, em referência à cidade sede da empresa dos Emirados Árabes.

A arena será inteiramente reformada, com direito a ampliação da capacidade máxima para 90 mil torcedores – a atual é de 81 mil. Além disso, será implantado um teto retrátil com fechamento e abertura em 15 minutos, uma fachada assimétrica de aço inoxidável, novas áreas de convivência, como um complexo comercial e de lazer, e um hotel de luxo, cujos apartamentos terão vista completa do campo de jogo (um projeto semelhante ao do estádio Rogers Centre, em Toronto, no Canadá). As obras estão avaliadas entre 400 e 500 milhões de euros e o projeto foi concebido em parceria com a construtora alemã GMP.

“Queremos que o Santiago Bernabéu se transforme no melhor estádio do mundo. A ideia é que o torcedor tenha a melhor experiência futebolística de sua vida, será um símbolo mundial. Tudo o que o Real Madrid é hoje seria impossível sem o estádio. O Bernabéu e a contratação de Di Stefano mudaram a história do Real Madrid. O Bernabéu do século XXI seguirá sendo um território de privilégio e emoções, além de um motivo de orgulho para os sócios e torcedores”, garantiu Florentino, no anúncio feito em janeiro. O estádio não será fechado durante as reformas e ainda não tem prazo para ser finalizado.

Presidente Florentino Pérez tratou o projeto como o "Bernabéu do século XXI"