2014 de A a Z: F - Fiascos
Subir, cair ou ficar sem título: o conceito de vexame pode ser bastante relativo
O Bahia caiu para a série B do Campeonato Brasileiro | Crédito: Futura Press
Triste Bahia
Na última rodada do Brasileiro, Palmeiras, Vitória e Bahia brigam para escapar das duas posições do rebaixamento ainda indefinidas. O time paulista empata em casa com o Atlético-PR. O Bahia perde de virada do Coritiba e o Vitória leva um gol do Santos nos acréscimos. A combinação leva as duas equipes baianas para a Segundona.
Menos que vice
O objetivo de voltar à série A foi cumprido. Mas com o sorriso amarelado. Desde a instituição dos pontos corridos, foi a primeira vez que o time de maior expressão não retornou à elite como campeão. O Vasco ficou em terceiro, atrás de Joinville e Ponte Preta.
Outra volta que marcou o ano do clube foi a de Eurico Miranda, que venceu as eleições e vai suceder a Roberto Dinamite.
Presos na Liberta
A edição 2014 da Libertadores reunia várias condições para ter um time brasileiro entre os finalistas: os últimos quatro títulos conquistados, seis representantes e a ausência de rivais copeiros como o Boca. Mas foi uma queda após a outra. Só Grêmio, Atlético-MG e Cruzeiro chegaram às oitavas. Apenas a Raposa passou às quartas e por ali ficou. Perdeu para o San Lorenzo.
Diabos no inferno
O sétimo lugar do Manchester United no Inglês em 2013/14 quebrou uma hegemonia de oito temporadas. Desde 2005/06, os Diabos Vermelhos estiveram sempre nas duas primeiras colocações da Premier League.
Foram cinco títulos e três vice-campeonatos. Na última, o time ficou 5 pontos distante até de uma vaga na Liga Europa.
Manchester United decepcionou na temporada 2013-2014 | Crédito: Getty Images
Rima pobre
Salários atrasados,
Engenhão interditado,
Jogadores afastados.
Para continuar a rima,
Só restava o Botafogo
Rebaixado.
Movimento dos Sem Título
Em termos de troféu, os quatro grandes de São Paulo passaram em branco em 2014. No Paulista, o Santos perdeu a final para o Ituano. O Peixe foi o melhor do estado na Copa do Brasil. Caiu diante do Cruzeiro na semifinal.
No Brasileiro, o São Paulo foi quem mais se arvorou a incomodar o Cruzeiro, mas estacionou no vice-campeonato. O Tricolor, único representante paulista na Sul-Americana, caiu diante do Nacional de Medellín, na semifinal.
Equipes de São Paulo decepcionaram | Crédito: Milton Trajano
Lusa em espiral
Punida pelo STJD por escalar irregularmente o meia Héverton no Brasileiro de 2013, a Portuguesa perdeu 4 pontos, o que culminou com sua queda para a série B.
Após iniciar batalha com a CBF na Justiça Comum, a Lusa se conformou com o rebaixamento e disputou a Segundona.
E caiu novamente. Dessa vez, exclusivamente na bola. Em desastrosa campanha, a equipe do Canindé ficou na lanterna, com 25 pontos em 38 rodadas.
Lusa caiu para a série C do Campeonato Brasileiro | Crédito: Futura Press