Postado por - Newton Duarte

'Não há atividade que não exija dedicação e esforço'

Rátis avalia suas duas semanas como interventor e fala do futuro

Rátis: "não há atividade que não exija dedicação e esforço"

A meta é convocar a assembleia de sócios no início de agosto e realizar a eleição para presidente na segunda semana do próximo mês


O advogado Carlos Rátis completa nesta terça duas semanas como interventor do Bahia e, nas suas contas, não fica nem mais um mês. A meta é convocar a assembleia de sócios no início de agosto e realizar a eleição para presidente na segunda semana do próximo mês, entre os dias 12 e 16.

“Seria um prazo razoável. Nossa perspectiva é essa. A gente fazer em meados de agosto, no máximo”. A rotina mudou. Acadêmico de cursos e faculdades de Direito, anda acelerado pelas ruas. A entrevista foi no fim da tarde, logo após deixarumbanco no Centro Empresarial Iguatemi. “Não há atividade que não exija dedicação, esforço e capricho. As coisas têmque ser bem-feitas”, cobra-se.

Em três minutos, o primeiro torcedor com camisa do Bahia veio parabenizá-lo.“O que tem sido muito marcante é a paixão do torcedor pelo clube. A instituição é diferenciada porque o torcedor é diferenciado”, diz, em rara troca de termo técnico por elogio.

Confiante em eleição democrática após a abertura do quadro de sócios, diz: “Eu não tenho nenhum interesse em me candidatar ou aproveitar da situação pra fins pessoais. Na eleição, quero ver ótimos nomes. Pessoas qualificadas e que venham representar adequadamente o clube e sua história”.

Eleição para presidente na segunda semana de agosto

“Seria um prazo razoável. Nossa perspectiva é essa. A gente fazer em meados de agosto, no máximo. No Ba-Vi, foi extraordinário porque as pessoas que passavam respeitavam, entendem o que acontece, assim como os jogadores, o Cristóvão (Borges) e o (diretor) Anderson (Barros). O que tem sido muito marcante é a paixão do torcedor pelo clube. É uma instituição diferenciada porque o torcedor é diferenciado. Na eleição, eu quero ver ótimos nomes”

Boicote dos funcionários, novidade no financeiro e quebra de senhas

“Esperava que os funcionários colaborassem, porque são empregados do clube. Infelizmente, salta aos olhos como há ausentes. RH, informática, financeiro e administrativo são essenciais. Ou retornam ou vamos tomar providências enérgicas, respeitando a legislação trabalhista. Já buscamos um profissional para o financeiro, pois tudo tem sido feito junto às instituições bancárias. Vamos buscar na Secretaria da Segurança Pública servidores pra quebrar a senha dos computadores e ter acesso às informações”.

Auditoria nas contas: Ernst & Young e Price já procuradas

“A auditoria já avançou na busca a algumas empresas e encaminhamento de propostas. A partir da própria situação financeira do clube, vamos observar o que é possível. As empresas são reconhecidas, renomadas. Buscamos a partir das experiências dos próprios clubes brasileiros. Buscamos a Ernst & Young, estamos buscando a Price; empresas reconhecidas nacionalmente. Agora só vamos fazer o que estiver ao alcance do clube. Não se pode firmar um contrato que não se possa pagar”.

Apoio de patrocinadores: Caixa estende prazo pela cota máster

“Esperamos que novos adiantamentos aconteçam e até que novos contratos sejam firmados para ter o pagamento da folha dos jogadores e dos funcionários que ainda não receberam devido. A Caixa deixou bem claro que está aguardando o Bahia obter a documentação necessária, incluindo a Certidão Negativa de Débito, para que o contrato seja firmado. Estamos buscando as antecipações para regularizar esta situação. O prazo expirou sexta passada, mas a Caixa foi flexível, entendeu a situação e prorrogou”.

Novos sócios, desconto em produto e vantagem na Fonte

“Vamos oferecer ao novo sócio série de vantagens e benefícios para que ele se sinta estimulado. Alguns empresários já nos procuraram para garantir redução na aquisição de produtos. A (loja) Bora Baêa já nos garantiu 10% nos produtos. E vamos levantar mais coisas até quinta. Pensamos coma Fonte Nova como fazer com que o sócio se sinta prestigiado. Mas temos que olhar contratos que já foram firmados com a Arena Fonte Nova”.


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: Marcelo Sant´Ana – IBahia.com

Foto: Robson Mendes/ Correio*