Postado por - Newton Duarte

Não joga! Ávine é poupado das partidas contra o Santa Cruz e ABC

Precaução: Ávine é poupado e fica fora dos jogos contra Santa Cruz e ABC

Após duas partidas seguidas como titular, contra Botafogo e Paysandu, lateral-esquerdo não viaja com delegação tricolor para Pernambuco e Rio Grande do Norte

Ávine ficará no Fazendão para se recuperar do desgaste das duas partidas seguidas (Foto: Rafael Santana)

O lateral-esquerdo Ávine está fora das partidas contra o Santa Cruz e ABC, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Desta vez, no entanto, não serão problemas clínicos que impedirão o atleta de entrar em campo. Por precaução, o departamento de fisiologia e a comissão técnica tricolor decidiram que ele será poupado, já que atuou como titular em dois jogos seguidos, contra Botafogo e Paysandu, após quase três anos sem disputar partidas oficiais.

A decisão de poupar Ávine foi anunciada na manhã desta segunda-feira. Enquanto a delegação baiana viaja para Pernambuco e Rio Grande do Norte, o lateral permanecerá em Salvador para recuperar a parte física e se dedicar aos treinos.

- Todos sabem que o atleta está há três anos sem participar de jogos oficiais pelo clube. Diante disso, o departamento de fisiologia, junto com a preparação física e os demais membros da comissão técnica... a gente vem trabalhando na perspectiva de cuidar do atleta. Fez dois jogos seguidos. Os dois próximos jogos, que vamos jogar fora de casa, ele vai permanecer no clube para que a gente possa cuidar dessa parte muscular, embora não tenha absolutamente nada que nos remeta a uma preocupação inicial de lesão. É uma ação preventiva. O clube entende, junto com o departamento médico, que o atleta necessita ficar no clube para que a gente possa cuidar desses aspectos relacionados a parte muscular. O atleta está há três anos sem jogar, participou de duas partidas, praticamente jogando os 90 minutos. Temos que ter esse cuidado e tratar o Ávine – disse o fisiologista do clube, Maurício Maltez.

Além do tempo sem jogar, o exame de creatina quinase (CK), que avalia o grau de desgaste muscular dos atletas, apontou níveis de cansaço que deixaram a comissão técnica do Bahia em alerta. O consenso foi de que era melhor poupar Ávine de duas partidas do que tê-lo fora de campo por mais tempo por conta de uma lesão.

- Procedimento do clube sempre foi avaliar a enzima que nos fornece dados relacionados ao desgaste físico do atleta. Assim como todos os outros atletas realizam esse exame periodicamente após 48 horas do jogo, o Ávine também passou por essa avaliação e isso nos dá uma sugestão. Além de todo o procedimento de análise dos três anos sem jogar. Isso nos dá uma segurança maior de entender que nesse momento é importante que ele fique fora para que a gente possa de fato cuidar do atleta. (...) Entendo que a torcida e a imprensa têm o desejo de ver Ávine em campo, até pela resposta que deu nos jogos, mas o clube tem que pensar na continuidade do campeonato. Por isso buscamos a análise mais efetiva do Ávine – completou Maltez.

Ávine será o único jogador poupado das partidas contra Santa Cruz e ABC. Para o jogo contra o Tricolor Pernambucano, nesta terça-feira, às 19h30 (horário de Brasília), o Bahia também não conta com o zagueiro Robson, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Zé Roberto, Jacó e Railan, em recuperação de lesões, completam a lista de desfalques.