Postado por - Newton Duarte

Náutico 0 x 1 Bahia - Ficha Técnica

Bahia faz o básico, vence o Náutico e sai do Z4

Existe um ditado no futebol brasileiro: ‘O importante mesmo é vencer’. E foi desta maneira, diante do rebaixado Náutico, que o Bahia conseguiu sair da zona do rebaixamento. O futebol esteve longe de encantar. Na verdade, irritou. Ainda assim, o tricolor derrotou o time pernambucano por 1 a 0, na noite deste domingo (17), e voltou a respirar.  Deixou o grupo dos quatro últimos e empurrou o Coritiba.

O Bahia terá mais um confronto direto na próxima rodada. O adversário será a Portuguesa, domingo (24), às 18h30 (horário da Bahia), na Arena Fonte Nova.

Jogo

Quando divulgada a escalação, quarenta e cinco minutos antes do jogo, duas alterações. O volante Feijão e o centroavante Fernandão voltaram ao time titular nas vagas de Fahel e Obina, respectivamente. O restante da equipe foi a mesma que havia perdido para o Santos.

O Bahia, logo aos 4 minutos, quase abriu o placar através da jogada aérea. Demerson, após cobrança de falta, desviou para o meio da área. Lá estava Fernandão que, de cabeça, exigiu boa defesa do goleiro Ricardo Berna.

Aos 9 minutos, de novo na bola parada, o tricolor assustou Ricardo Berna. Wallyson soltou uma bomba de longe e acertou em cheio o travessão do time pernambucano. Apesar dos sucessivos erros de passes, principalmente no setor ofensivo, o Bahia criou duas boas oportunidades em dez minutos.

E foi só porque o Bahia parou. O time pernambucano foi ganhando confiança, terreno e espaço para criar. Aos 25, após cruzamento, João Paulo tentou a finalização de letra, mas errou. A defesa conseguiu afastar o perigo. Três minutos depois, aos 28, o time baiano resolveu acordar. Hélder percebeu a movimentação e, nas costas do zagueiro Diego, lançou Wallyson. O atacante tocou na saída de Ricardo Berna, mas William Alves chegou e mandou para fora. Mais uma chance do Bahia que contou com a participação do camisa 37.

Ele se destacou pela quantidade de finalizações. Aos 32, de falta, Wallyson bateu forte e mandou por cima da meta.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

'Quero acabar minha carreira no Bahia', afirma Dani Alves

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Segundo tempo

Cristóvão deixou o time mais ofensivo para o segundo tempo. No intervalo, William Barbio entrou no lugar de Madson. O atacante, assim, desempenharia a função de um falso lateral direito, colocando mais velocidade no setor. A modificação, nos primeiros dez minutos, pouco influenciou. O Bahia continuava irreconhecível. Um time sem poderio ofensivo, nervoso e pouco inspirado. A bola queimava nos pés dos atletas tricolores.

A primeira finalização só aconteceu aos 12 minutos. De longe, o volante Hélder arriscou e Ricardo Berna espalmou para escanteio. No minuto seguinte, após arrancada pelo lado esquerdo, Raul entrou na área e tentou o toque para o meio. O goleiro do Náutico saiu bem e fechou o ângulo do camisa 16.

Lance polêmico e chances do Náutico

Aos 28 minutos, depois de muito tentar e errar, o Bahia chegou na área. E só. William Barbio arrancou e tocou para Fernandão. O centroavante, quando entrou na grande área, foi derrubado pelo zagueiro Diego. O árbitro Elmo Resende considerou o lance normal e não marcou o pênalti.

No contra-ataque, pelo lado direito, o time pernambucano assustou. O atacante Rogério bateu forte, rente ao poste esquerdo, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 30, de fora da área, foi a vez do meia Tiago Real. O camisa 10 finalizou bonito e carimbou a trave.

Bahia faz o gol

Gol da vitória foi marcado por Fernandão, nos minutos finais da partida

Quando conseguiu criar, o Bahia parou em Ricardo Berna. Aos 34, no cruzamento de Wallyson, o centroavante Fernandão subiu sem marcação. Cabeceou no canto esquerdo e o goleiro do timbu brilhou. Uma linda defesa que evitou o gol tricolor. Poucos depois, o arqueiro não evitou. Raul cruzou na medida e, de cabeça, Fernandão voltou a marcar. Uma cabeçada sem chances para Ricardo Berna: Bahia 1 a 0.

No fim do jogo, aos 44, o zagueiro Leandro Amaro quase anula a festa tricolor. Como atacante, dominou bonito e bateu forte por cima da meta. Por muito pouco o Náutico não empatou.


Náutico 0 x 1 Bahia - Série A – 35ª rodada do Campeonato Brasileiro


Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)

Público: 2.751 pessoas

Renda: R$ 50.385

Data: 17/11/2013

Árbitro: Elmo Alves Resenha da Cunha (GO)

Auxiliares: Jesmar Benedito Miranda e Bruno Raphael Pires (GO)

Cartões amarelos: Náutico: Leandro Amaro e Diego; Madson, Bahia: Fahel, Souza e Rafael Miranda.

Gol: Bahia: Fernandão

Náutico: Ricardo Berna; Diego, William Alves e Leandro Amaro; Maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique, Tiago Real e Bruno Colasso; João Paulo (Saulo) e Rogério (Morales).

Técnico: Marcelo Martelotte.

Bahia: Marcelo Lomba; Madson (William Barbio), Demerson, Titi e Raul; Feijão, Rafael Miranda e Hélder (Talisca); Marquinhos (Souza), Wallyson e Fernandão.

Técnico: Cristóvão Borges.


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias e Otavio de Souza/AGIF