Postado por - Newton Duarte

Náutico x Bahia - Pré-jogo

No Z-4 e pressionado por jejum, Bahia visita o rebaixado Náutico

Tricolor e Alvirrubro amargam duas das piores sequências do Brasileirão

No primeiro turno, o Bahia levou a melhor sobre o Timbu


Já são sete rodadas sem vitória do Bahia e nove derrotas consecutivas do Náutico. Neste domingo, os dois times se enfrentam às 19h30 (horário de Brasília), na Arena Pernambuco. E o Tricolor não pode mais adiar a reação. Na zona de rebaixamento, o time de Cristovão Borges só depende de si para se salvar. Rebaixado, o Timbu precisa de um ponto para se livrar da pior campanha da era dos pontos corridos.

A vitória neste domingo é vista como obrigação para o Bahia. Depois do Náutico, o Tricolor enfrenta dois adversários diretos na luta contra a queda, Portuguesa e Fluminense. Entre os dois jogos, encara o campeão, Cruzeiro. No Timbu, a ideia é complicar a vida do adversário. Com a Série B de 2014 já em vista, o time pernambucano quer evitar a companhia dos cariocas Vasco e Fluminense na próxima temporada.

Vamos votar:

Bahia x Ceará A BELA TRICOLOR Katiely Kathissumi precisa do seu voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Santos 3 x 0 Bahia - Ficha Técnica

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Só para não esquecer

'APOCALÍPSE NOW' OU APENAS MAIS UM 'ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA'

A última vitória do Bahia foi 27ª rodada, no Ba-Vi. Na 25ª, o Náutico bateu a Ponte Preta, em Campinas. Seu último suspiro. Em 17º, o Tricolor tem os mesmos 39 pontos do Fluminense.  -  primeiro fora do Z-4.

Náutico:O técnico Marcelo Martelotte teve pouco tempo para trabalhar para o jogo contra o Bahia e por isso não confirmou a equipe titular. No entanto, não deve mexer muito até por falta de opções no elenco, já que vários jogadores foram dispensados. Por enquanto, de certo, apenas a saída do zagueiro Alison, que tomou cartão vermelho na última partida e cumpre suspensão. William Alves pode ser o escolhido para entrar. Outra novidade pode ser a entrada de Maranhão na lateral-direita, já que ele está liberado depois de cumprir três jogos de suspensão. Maikon Leite segue vetado pelo departamento médico devido à lesão na coxa. O Náutico deve entrar em campo com Ricardo Berna; Leandro Amaro, William Alves e Diego; Maranhão, Elicarlos, Gustavo Henrique (Derley), Tiago Real e Bruno Collaço; João Paulo e Rogério.

Bahia:O time que entra em campo contra o Náutico deve ser praticamente o mesmo que foi derrotado pelo Santos no meio de semana. A única diferença na equipe titular tricolor é a ausência do volante Fabrício Lusa, que vinha atuando improvisado na lateral. O jogador sentiu dores na coxa e está vetado para o confronto. Madson deve ser o escolhido para ocupar a ala direita. Desta forma, o Bahia deve começar a partida com Marcelo Lomba; Madson, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Rafael Miranda, Hélder e Marquinhos; Wallyson e Obina.

Náutico:O zagueiro Alison foi expulso diante do Fluminense e está fora do jogo deste domingo. Os volantes Dadá e Martinez seguem vetados pelo departamento médico, assim como o goleiro Gideão e o atacante Maikon Leite.

Bahia:Lucas Fonseca e Fabrício Lusa estão vetados. Os dois apresentaram problemas musculares e passam por tratamento no departamento médico do clube. Ávine, em recuperação de um problema no joelho, só retorna aos campos em 2014.

Náutico:Auremir, Jean Rolt, Leandro Amaro, Martinez, Peña e William Alves

Bahia:Fahel, Obina, Rafael Donato, Titi e William Barbio

Elmo Alves Resende Cunha (GO) apita o jogo, auxiliado por Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Bruno Raphael Pires (GO). O árbitro trabalhou em sete partidas neste Brasileiro, inclusive Botafogo x Náutico e São Paulo x Náutico, na oitava e 29ª rodadas. Elmo Cunha aplicou 3,7 cartões amarelos em média e um vermelho (média de 0,1). Ainda marcou média de 32,6 faltas por jogo e assinalou um pênalti (média de 0,1). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,7 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Náutico:Sem vencer há nove partidas, o pior mandante do Brasileiro, com 17,7% dos pontos conquistados, receberá o Bahia sem objetivos, pois já teve seu rebaixamento confirmado. A meta é conseguir ao menos um ponto nos quatro jogos restantes para não igualar a pior campanha da história, do América-RN, em 2007. Contra as três outras equipes que ocupam o Z-4, foram quatro jogos, com uma vitória e três placares adversos.

Bahia:Sem vencer há sete jogos e sem balançar a rede há três, o Tricolor baiano terá que superar o aproveitamento ruim como visitante para vencer o Timbu. Até agora, são 17 jogos, com nove derrotas e 27,5% dos pontos ganhos. Quando encarou os adversários de dentro do Z-4, empatou a maioria (quatro vezes) e só venceu o próprio Naútico. Fernandão, com 13 gols, e Wallyson, dono de cinco assistências, são esperanças de um resultado positivo na Arena Pernambuco.

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Náutico e Bahia já se enfrentaram 17 vezes pela Série A do Campeonato Brasileiro e a vantagem dos baianos é gigantesca. Foram nove vitórias contra apenas duas dos alvirrubros.

Pela 16ª Rodada, o Bahia conquistou uma vitória em cima do Náutico pelo placar de 2 a 0, na Arena Fonte Nova, valendo pela Fase única do Campeonato Brasileiro 2013. Os gols foram de Hélder e Fernandão.

O Bahia jogou com: Marcelo Lomba, Lucas Fonseca, Demerson, Madson, Raul, Fahel, Hélder, Rafael Miranda (Diones), Marquinhos Gabriel (Feijão), Wallyson, Fernandão (Obina).


Fonte: GE.COM

Foto: Eduardo Martins / Futura Press