Postado por - Newton Duarte

Nem sim, nem não! Muito pelo Contrário!

Felipão apoia diálogo entre atletas e CBF, mas evita críticas ao calendário

Treinador defende que todas as partes envolvidas conversem e achem equilíbrio para futebol brasileiro. Jogadores criaram manifesto nesta semana

O técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, comentou nesta quinta-feira sobre o manifesto de um grupo de 75 jogadores do futebol brasileiro pedindo mudanças no calendário de 2014, divulgado nesta semana pela CBF. No Rio de Janeiro, durante a convocação para os amistosos contra Coreia do Sul e Zâmbia, o treinador se mostrou a favor da iniciativa, desde que haja diálogo entre atletas, dirigentes e todos os envolvidos.

- É um posicionamento normal e tranquilo de todas as partes envolvidas. Todos devem sentar e conversar para que se chegue a um equilíbrio no calendário. Sempre falei e volto a repetir: com todas as partes pensando e dialogando sobre o futebol, como está sendo colocado por CBF, federações e atletas, acho que podemos chegar a um consenso futuramente – disse Scolari.

Scolari pede equilíbrio na conversa entre as partes envolvidas no calendário do futebol

Felipão, no entanto, evitou críticas ao calendário nacional. Segundo o treinador, nesse quesito, o futebol brasileiro não é muito diferente do europeu. Scolari chegou a citar lesões de atletas da Seleção, em início de temporada na Europa, para justificar sua tese e lembrou que 2014 será um ano diferente, por conta da Copa do Mundo.

- O Julio César se machucou e o Thiago Silva vai ficar fora por seis semanas. Não é só o futebol brasileiro que sofre com lesões. A temporada na Europa mal começou e já tem jogadores lesionados. O calendário não é tão diferente como as pessoas imaginam. Em relação a 2014, será um ano especial por causa da Copa. Mas acho que as partes envolvidas podem sentar para que se chegue a um equilíbrio.

Em nota, terça-feira, 75 atletas - incluindo os convocados Jefferson, Dedé e Alexandre Pato - mostraram contrariedade com a forma como a CBF armou as datas das partidas em 2014, inclusive com quebra das férias, que passarão a ser divididas em 15 dias no início e 15 no meio da temporada, na pausa para a Copa do Mundo. Os jogadores pedem uma reunião com a entidade para tratar da questão.

De acordo com o calendário previsto, a temporada de 2014 vai começar no dia 12 de janeiro, com os campeonatos estaduais e a Copa do Nordeste, e para em 4 de junho para o Mundial. Isso fará com que os atuais clubes da Série A antecipem suas pré-temporadas, já que todos os estaduais terão seu encerramento antecipado para o dia 13 de abril, com 21 datas disponíveis para organizarem seus jogos (duas a menos do que a atual temporada).


Fonte: Leandro Canônico e Marcelo Baltar - GE.COM

Foto: Mowa Press