Neste momento de definição do elenco para 2019, uma das situações mais indefinidas no elenco do Bahia é a do volante Nilton. Desde o fim da temporada passada, a negociação entre o atleta e o Tricolor está estagnada, sem nenhuma das partes chegar a um denominador comum.
No início da temporada, Nilton foi contratado com o vínculo de um ano, mas com uma cláusula para a renovação automática caso ele atuasse em 60% das partidas do Bahia em 2018. Porém, o atleta atuou em apenas 21 jogos, muito distante das 45 partidas necessárias para ativar a cláusula. Com isso, as duas partes precisaram iniciar uma conversa para a renovação.
Em entrevista ao site GloboEsporte.com nesta quinta-feira (27), Nilton explicou os entraves da negociação. Segundo o volante, a maior pauta do clube é a redução salarial. Por enquanto, a sua prioridade é renovar com o Bahia, mas o atleta não nega propostas de outras equipes:
A base da conversa, a gente passou um período de 20 dias, aguardando um retorno. A conversa está sendo a redução do salário para a gente renovar. Estou aguardando o contato deles nesse período e nada. Justo nesse período surgiram propostas de outros países e de clubes daqui do Brasil também. Eu estou dando prioridade ao Bahia pela adaptação, pela minha família, pelos torcedores. Chegaram outras coisas e eu acabei escutando. Estou esperando esse contato ainda para tentar finalizar. Está parecendo uma novela mexicana. Da minha parte eu fico aguardando um contato deles, mas não posso ficar me desvalorizando.
Nilton explicou suas motivações para priorizar o Bahia: sua proximidade com o clube e com os torcedores é importante para esta escolha. Mesmo com a pré-temporada começando já no dia 3 de janeiro, o jogador é otimista com a sua permanência no clube:
Eu não digo que tenha um prazo para assinar com outra equipe. É uma base de ter uma resposta rapidamente. Quer queira, ou quer não, nessa virada de ano você saber onde vai atuar próximo ano. Tem minha família, enfim... Sigo treinando sempre para chegar bem no próximo ano. Muita gente fala comigo nas redes sociais, que quer contar comigo. Carinho pela liderança, força de vontade, é o que eles querem. É bacana você ver que os torcedores estão abraçando. Pude mostrar um pouco do que sou capaz. Eu espero que o próprio Diego (Diego Cerri, diretor de futebol) e o próprio Bellintani (Guilherme Bellintani, presidente do clube) possam finalizar esse processo bem.
O site GloboEsporte.com procurou o Bahia, que afirmou não comentar possíveis negociações em andamento.
Nilton foi uma das principais contratações do Bahia em 2018, mas demorou para se adaptar ao futebol brasileiro após dois anos no Japão, e praticamente não jogou no primeiro semestre. Após a chegada de Enderson Moreira, o atleta passou a ter mais chances e foi escalado mais vezes entre os titulares.