Postado por - Heitor Montes

Reforço badalado, Nilton não emplaca e vira reserva de luxo

Uma das principais contratações do Bahia para a temporada 2018 foi o volante Nilton. Experiente, tricampeão brasileiro, forte e com bom chute de longa distância, ele era cotado para ser titular absoluto no meio-campo tricolor. Porém, cinco meses após a sua chegada, o jogador teve poucas oportunidades e está longe de ser um dos 11 titulares do técnico Guto Ferreira.

Dos 28 jogos do Bahia na temporada, Nilton jogou apenas cinco, o último deles no dia 11 de abril, contra o Blooming, pela Copa Sul-Americana. O jogador foi titular em três partidas e ainda não emplacou dois jogos seguidos pela equipe. O espaço mínimo entre duas atuações do volante foi de nove dias. O máximo já é superior a um mês.

No princípio, o maior empecilho na briga por uma vaga de titular foi a adaptação ao futebol brasileiro. Nilton vinha atuando há dois anos no futebol japonês, na equipe do Vissel Kobe. Após o primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano, o volante admitiu ter tido problemas para se adequar ao nível do futebol nacional:

Esse retorno do futebol japonês ao futebol brasileiro não é fácil. Graças a Deus estou me readaptando. Aos poucos vou entrando no ritmo que o grupo está

Jogos de Nilton pelo Bahia

(18/01) Bahia 0 x 1 Botafogo-PB - Copa do Nordeste
(27/01) Bahia 0 x 0 Fluminense de Feira - Campeonato Baiano
(07/03) Bahia 6 x 1 Jequié - Campeonato Baiano
(01/04) Bahia 2 x 1 Vitória - Campeonato Baiano
(11/04) Blooming 1 x 0 Bahia - Copa Sul-Americana

O principal obstáculo atual para Nilton atuar mais vezes agora passou a ser concorrência do elenco na posição. Mesmo na partida contra o Botafogo-PB, em que Guto Ferreira poupou alguns jogadores do time titular, o volante ficou no banco de reservas. Hoje, na sua frente, estão nomes como Gregore, Élton, Edson e Flávio, contratado para a equipe sub-23.

Nilton assinou com o Bahia um contrato de um ano, com renovação automática caso o jogador atinga um determinado número de partidas. Para atingir esse número, o volante precisará melhorar a produção e conquistar o técnico Guto Ferreira para permanecer no Tricolor em 2019.