Postado por - Newton Duarte

No apagar das luzes: Thiago Ribeiro é anunciado e inscrito no Baiano 2016

Atacante é a 12ª contratação do Bahia para a temporada e chega como uma alternativa para a ausência de Hernane, que ficará os próximos dois meses fora

O Bahia oficializou no fim da tarde desta quarta-feira a contratação do atacanteThiago Ribeiro. Ele é a 12ª contratação do Tricolor para a temporada e chega com a expectativa de ser uma alternativa para a ausência de Hernane, que está com uma lesão no joelho e não jogará pelos próximos dois meses. Segundo a assessoria de imprensa do clube, Ribeiro firmou um contrato de empréstimo válido até o fim do ano e está inscrito no Campeonato Baiano 2016.

- Agora é oficial. Vou defender o Bahia, que é um grande clube. Espero poder fazer uma grande campanha com o Bahia, poder ajudar esse grande clube no objetivo principal da temporada, que é voltar para a Série A. Claro que tem campeonatos importantes, Copa do Nordeste, Baiano, Copa do Brasil. Clube como o Bahia tem que ter o pensamento de obter sucessor em todos os campeonatos. Chego para contribuir com esse objetivo - disse o atacante, em entrevista concedida ao Programa do Esquadrão, programa de rádio veiculado no site oficial do clube.

Quando as primeiras notícias sobre a negociação entre o Bahia e Thiago Ribeiro surgiram, torcedores tricolores comentaram nas redes sociais do atacante para desejar sucesso nas tratativas. Ele agradeceu o carinho e reconheceu a responsabilidade que terá no novo clube.

- Vários torcedores me deram boas vindas antes do anúncio oficial. Isso me deixa feliz. É muito gratificante, antes de fechar o negócio, saber que a torcida confia no potencial, no trabalho. Isso é muito em função do que fiz na carreira. Sei da responsabilidade que terei, pelo investimento que o clube fez. Muito bom e gratificante contar com o apoio da torcida, que conheço bem, é uma torcida fanática. Tive a oportunidade de ver o fanatismo quando joguei aqui - afirmou.

Thiago Ribeiro, de 30 anos, atuou pelo Atlético-MG na temporada passada. Com a camisa do Galo, disputou 43 jogos e marcou 10 gols. Apesar de várias oportunidades, ele não conseguiu se firmar na equipe titular. O jogador foi inscrito para fase de grupos da Libertadores 2016, mas não atuou na competição. No domingo passado, ele deixou o campo sob vaias da torcida, no segundo da tempo da partida contra o América-MG, que terminou em empate por 1 a 1, pelo Campeonato Mineiro. 

Os direitos de Ribeiro pertencem ao Santos, clube que tem vínculo com o atleta até dezembro de 2017. O Peixe desembolsou cerca de três milhões de euros, em 2013, para contratar Ribeiro junto ao Cagliari, da Itália. No fim do ano passado, o atacante chegou a ser especulado no futebol chinês, mas as conversas não avançaram.

Thiago Ribeiro iniciou a carreira no Rio Branco, de São Paulo, em 2001. O atacante se destacou e foi negociado com o Bordeaux, da França, em 2004. Teve uma curta passagem na Europa e voltou ao Brasil, no ano seguinte, contratado pelo São Paulo. No primeiro semestre de 2006, Thiago foi artilheiro do Campeonato Paulista. Depois sofreu uma lesão e perdeu espaço no time. Pelo Tricolor paulista, o atacante estava no elenco que conquistou o Mundial de Clubes, de 2005, e o Brasileirão, de 2006. Em 2007, se transferiu para o Al-Rayyan, do Catar, onde ficou por duas temporadas. Em 2009, retornou ao futebol brasileiro para defender o Cruzeiro.

Na Toca da Raposa, Ribeiro foi peça importante na campanha que levou o time ao vice-campeonato da Libertadores, de 2009, e na conquista do Mineiro do mesmo ano. Voltou a ser campeão estadual pelo time celeste em 2011, depois foi emprestado para o Cagliari, da Itália, que adquiriu os direitos do jogador, por 4 milhões de euros, pouco mais de R$ 10 milhões, na época. Ficou no clube italiano até 2013, quando se transferiu para o Santos. A expectativa da diretoria tricolor é que o novo reforço desembarque em Salvador na próxima segunda-feira para ser apresentado.

POSICIONAMENTO E CONDIÇÃO FÍSICA

Thiago Ribeiro é mais uma opção para Doriva compor o sistema ofensivo do Bahia. Polivalente, o atacante contou que gosta de atuar pelos lados, mas também marcar presença na área adversária para marcar gols. Para o treinador, a contratação abre um leque de possibilidades, com chances de Edigar Junio e Thiago Ribeiro alternarem funções.

- Eu gosto de jogar pelos lados, mas não gosto de ficar fixo pelo lado. Gosto de estar presente na área, às vezes como um centroavante para fazer os gols. Mesmo jogando aberto, procuro visar a parte ofensiva. Não tanto ficar voltando para marcar lateral. É necessário, mas tenho como compromisso o gol. Gosto de jogar com liberdade. Foi assim pelos clubes que passei. No Bahia, não tenho dúvida de que vou fazer um grande trabalho - declarou.

Thiago Ribeiro participou de parte da pré-temporada com o Atlético-MG e entrou em campo no último fim de semana. O atacante, no entanto, conta que ainda precisa melhorar o condicionamento físico e ganhar uma sequência de partidas.

- Fisicamente, estou bem. Joguei no último domingo, contra o América-MG, por 60 minutos. No início da pré-temporada, quando voltamos da Flórida, tinha uma lesão na coxa, então foi feita a pré-temporada pela metade. Fiquei 40 dias sem jogar. Participei de cinco jogos, mas com os minutos, não dá nem três jogos completos. Ainda preciso melhorar a parte física e ganhar ritmo de jogo. Só jogando vou adquirir o ritmo ideal - contou.

A estreia do atacante pode ocorrer diante do Santa Cruz, no dia 23 deste mês, na Arena Fonte Nova, pela Copa do Nordeste. Outra possibilidade é que entre em campo pela primeira vez como jogador do Bahia no dia 27, contra o Bahia de Feira, também em Salvador, pelas quartas-de-final do Campeonato Baiano.

- Acredito que para esse próximo domingo ainda não dê [no primeiro jogo contra o Bahia de Feira, em Senhor do Bonfim], mas no próximo jogo depois de domingo, já posso fazer a estreia sim - afirmou.

VELHOS CONHECIDOS

No Bahia, Thiago Ribeiro encontrará dois ex-companheiros dos tempos de Galo. Danilo Pires e Henrique atuaram com o novo reforço tricolor no Atlético-MG, na temporada passada. O volante e o atacante deram as boas-vindas ao contratado. 

- Contratação excelente. Sei que vai contribuir muito no Bahia. Jogador que joga de lado ou dentro da área, sempre marcando os gols dele. Um jogador muito interessante. (...) Em alguns jogos no Atlético-MG, ele vinha jogando pelos lados. Bastante inteligência para puxar o contra-ataque, tem uma boa finalização. Tenho certeza de que vai nos ajudar – disse Danilo Pires. 

- O Thiago Ribeiro todo mundo conhece. Jogador bom, que vai ajudar bastante, de boa técnica, velocidade. Creio que vai ajudar muita gente. É um jogador moderno, que atua em mais de uma posição, se movimenta bastante, tanto no meio, quanto nas beiradas. (...) Nos coletivos do Atlético-MG, jogamos juntos, ele numa beirada, eu na outra. Demos bastante trabalho para zaga. Agora é aqui. Vamos ver o que a gente arruma – reforçou Henrique.