Postado por - Heitor Montes

No Z-4, Bahia e o rival buscam recuperação no Ba-Vi deste domingo

Quase dois meses depois de uma sequência de quatro clássicos, dois pela semifinal da Copa do Nordeste e outros dois que decidiram o Campeonato Baiano, Bahia e Vitória voltam a se enfrentar no próximo domingo, novamente com torcida única. A briga agora, no entanto, não é mais por títulos. Com as duas equipes na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o sexto Ba-Vi do ano (houve um na primeira fase do estadual) terá ares de desespero dos dois lados.

Após o encerramento da 10ª rodada do Brasileirão, quando os dois baianos foram derrotados, Bahia e Vitória ocupam respectivamente a 17ª e a 18ª posição na tabela. A diferença entre as duas equipes é de apenas dois pontos, o que deixa o clássico ainda mais importante, já que quem perder, terminará a rodada atrás do maior rival.

Como já era de se imaginar, o assunto repercute nos dois lados. Na Toca do Leão, o zagueiro Kanu acredita que um triunfo no clássico pode dar confiança ao time na luta para deixar a zona de rebaixamento.

- Nós estamos nos cobrando muito para deixar a zona de rebaixamento e voltar ao caminho das vitórias na Série A. Um triunfo em um clássico pode mudar tudo e vai dar confiança ao grupo para a sequência da competição. Os clássicos são sempre muito disputados, equilibrados e zera tudo em um jogo como esse. Temos que fazer nossa parte e buscar os três pontos para sair desta posição incômoda no Brasileiro - avaliou o defensor.

O triunfo do Leão é suficiente para ultrapassar o adversário na tabela de classificação, mas não garante que o time deixe a incômoda zona de rebaixamento. Para isso, o Rubro-Negro precisaria torcer por uma derrota do São Paulo, que vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo. Além disso, é necessário tirar a diferença do saldo de gols, que atualmente é de sete tentos a favor da equipe paulista.

Em caso de triunfo do Bahia, a chance de a equipe deixar o Z-4 é maior. Bastaria um empate do São Paulo, ou do Sport, que recebe o Atlético-PR na Ilha do Retiro. Derrotas do Atlético-MG, ou da Chapecoense, também seriam suficientes para o Esquadrão deixar o grupo dos quatro últimos.

Até mesmo um empate pode tirar o Tricolor do Z-4. Para tal, seria necessário o São Paulo perder para o Flamengo por três, ou mais gols de diferença. Caso contrário, uma igualdade no Ba-Vi mantém as duas equipes dentro da zona do rebaixamento por mais uma rodada.

Entre os tricolores, o volante Renê Júnior lembrou que foi justamente depois de um Ba-Vi vencido pelo Bahia, no jogo de volta da semifinal do Nordestão, que o Esquadrão viveu o melhor momento do time na temporada. O jogador espera que o clássico volte a impulsionar o time.

- Nós sabemos que jogar contra eles é um jogo chave. No primeiro semestre nosso time se encaixou depois de um jogo contra eles. Creio que agora a gente tem tudo para retomar o caminho dos triunfos contra eles. É um jogo que dá motivação, como todos sabem, é um jogo à parte na cidade. O Bahia quer vencer, e nós vamos jogar para vencer como sempre foi - disse Renê.

Depois de um Depois de um "descanso" na última rodada, Renê Júnior volta ao time no Ba-Vi (Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia)

É importante destacar que entre a sequência de quatro clássicos e a 11ª rodada da Série A, as duas equipes trocaram de treinadores. O Vitória demitiu Argel Fucks após eliminação para o rival na Copa do Nordeste, foi campeão estadual com o interino Wesley Carvalho, teve Petckovic nas primeiras rodadas do Brasileirão, e agora é comandado por Alexandre Gallo. Já o Bahia, anunciou Jorginho depois de ver Guto Ferreira rescindir o contrato para treinar o Internacional na Série B.

Fato é que depois de um mês intenso para os dois treinadores, pela primeira vez Jorginho e Gallo têm a semana livre para treinar seus times. O tempo para trabalhar vem justamente na véspera do Ba-Vi, marcado para o próximo domingo, às 16h (horário de Brasília), no Barradão. Com os dois times em momento delicado, nada melhor que vencer um clássico para espantar a má fase.

Fonte: Globo Esporte