Postado por - Newton Duarte

Nonato faz apelo: 'não deixem o Bahia cair'

Nonato relembra goleada sobre a Lusa e faz apelo: "não deixem o Bahia cair"

Sétimo maior artilheiro do Bahia, atacante pediu força ao elenco tricolor para não deixar o clube ser rebaixado

A partida entre Bahia e Portuguesa, neste domingo (24), na Arena Fonte Nova, fará com que um filmes passe na cabeça do torcedor tricolor. O ano era 2002 e o Esquadrão chegava na última rodada do Brasileirão lutando para não cair para a segunda divisão. Pela frente tinha a mesma Portuguesa. Um triunfo em Mogi Mirim, local da partida, era fundamental para o clube se manter na elite do futebol brasileiro.

Com 27 pontos, o Bahia estava na 21ª colocação do campeonato, na ocasião 26 clubes participaram da competição, empatado com Paraná, a própria Portuguesa, e o Palmeiras, primeiro clube na zona da degola. Comandado por Candinho, o Tricolor surpreendeu. Goleou a Lusa por 4 a 2 e conseguiu se manter na elite. Herói da partida, o atacante Nonato, que marcou três gols, contou como foi o duelo.

Nonato é o sétimo maior artilheiro da história do Bahia, com 125 gols

"Foi num jogo complicado, mais pela pressão de jogar um jogo para não cair, e não dependia só da gente. Envolvia mais situações. Mas tivemos tranquilidade, conseguimos fazer um ótimo jogo e saímos daquela situação. É horrível lutar para não cair. Foi importante para minha carreira, minha historia dentro clube. Marcar três gols em um jogo tão importante coroou ainda mais minha historia no clube", disse o atacante Nonato.

Vamos votar:

Goiás x Bahia - A Bela Tricolor Katiely Kathissumi continua pedindo o se voto

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Ávine: 'Começar de novo'

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Cria das divisões de base do Bahia, o atacante revelou que mesmo com os resultados ruins em campo, o clima entre os jogadores e direção era bom. "O clima era bom. Tinha algumas discussões, mas coisas normais do futebol mesmo. Nós nos fechamos, nos unimos. Era a decisão de um título. Um rebaixamento poderia manchar a carreira de muitos jogadores ali, mas nos unimos e tiramos o Bahia daquela situação", revelou o jogador, que colocou seu nome da história do clube ao se tornar o sétimo maior artilheiro do Bahia, com 125 gols.

Nonato ajudou o Bahia a voltar para a Série B, em 2007

Atualmente no Goianésia-GO, Nonato está se preparando para a disputa do Campeonato Goiano de 2014. Mesmo longe da Bahia, o atacante afirma que sempre acompanha o Tricolor e que vê semelhanças entre o atual elenco e o que participou do campeonato de 2002.

"É um elenco de grandes jogadores, vencedores. Alguns eu já tive a oportunidade de jogar, ser campeão, como o Souza. Nós jogamos juntos aqui no Goiás. Mas infelizmente não está dando certo, como naquele ano (2002), que nosso grupo era ótimo. Mas tem coisas que a gente tem que passar, mas é um bom time, de jogadores vencedores", comparou.

Aos 34 anos, Nonato se declarou ao Bahia e afirmou que tem vontade de voltar ao clube. O jogador aproveitou para mandar um recado para os jogadores do Tricolor, atualmente 16º no Brasileirão, com 42 pontos.

"Vontade de voltar ao Bahia eu tenho, mas não sei se vai ser possível. O Bahia é o grande time do meu coração. O time que eu fiz história, que me fez ser conhecido nacionalmente. Graças ao Bahia eu pude jogar fora do Brasil. O que eu peço aos jogadores do Bahia é força, luta. Essa torcida não merece isso, é apaixonada, e independente da situação está sempre comparecendo. Peço que eles lutem bastante e não deixem o Bahia cair. Um time grande como o Bahia tem que estar na primeira divisão sempre", finalizou o goleador.


Fonte: Gabriel Rodrigues Sob supervisão do repórter Hailton Andrade – IBahia

Fotos: Arquivo Correio