Postado por - Newton Duarte

Nordestão: Bahia aposta em base de 2016 e atletas com potencial

Clube mantém jogadores que ajudaram a conquistar o acesso, como Juninho e Hernane, e contrata atletas sem espaço em suas equipes, como Matheus Sales

Não há exatamente contratações de peso, porém reforços pontuais. O Bahia não investiu em nomes do calibre de Thiago Ribeiro, Renato Cajá e Hernane, como fez em 2016, mas fortaleceu o elenco com jogadores bem avaliados, como Matheus Sales e Allione – a exceção é o colombiano Pablo Armero, que se destacou no Palmeiras e tem no currículo a disputa de uma Copa do Mundo. Para o início da temporada, que começa oficialmente com a Copa do Nordeste na quinta-feira, a proposta da direção tricolor é clara: apostar na base do time que conquistou o acesso à elite e permaneceu no Fazendão.

O Bahia manteve uma boa base da equipe que terminou a temporada passada, tanto que o técnico Guto Ferreira não teve problema para montar o time que começou jogando as partidas contra Wolfsburg, da Alemanha, e Estudiantes, da Argentina, pela Flórida Cup, torneio disputado nos Estados Unidos. Estiveram em campo os zagueiros Tiago e Jackson, os volantes Juninho e Renê Junior, o meia Régis e os atacantes Hernane e Edigar Junio. Renato Cajá entrou no decorrer das partidas, e o lateral Eduardo ficou em Salvador.

Além de Matheus Sales, Armero e Allione, o Bahia contratou os laterais Matheus Reis e Wellington Silva, o volante Edson, o meia Zé Rafael e os atacantes Diego Rosa e Gustavo. Para fechar o ciclo de contratações, a diretoria ainda busca um goleiro e um atacante de beirada – claro que, surgindo uma boa oportunidade de mercado, o clube está aberto a negociações.

O técnico Guto Ferreira avalia de maneira positiva o elenco que ele próprio ajudou a montar. Em entrevista para a reportagem do GloboEsporte.com, o treinador alerta que a montagem do grupo é um processo em construção, mas chama a atenção para a contratação de atletas com “potencial” que estavam sem espaço em seus clubes.

- A construção do elenco não é uma questão imediata. Você vai construindo com o tempo. A princípio, houve um critério importante na montagem, com perfil de jogadores que a gente traçou. Eu, o Diego [Cerri, diretor de futebol do Bahia], o clube em si. Que bom que o clube conseguiu trazer jogadores bem interessantes, que buscam situações de virem a ter destaque, com potencial, que estavam sem espaço em grandes equipes, e outros que foram destaques na Série B. Jogadores com perfil físico e técnico de boa qualidade. Estruturação da equipe, você vai começar a jogar e ver até onde as peças se encaixam. À medida que começa a jogar, você vê o que precisa mais e menos, tem uma noção de que o grupo está encaixado, aí é onde você pode qualificar ainda mais. O processo de montagem sempre passa por essas etapas – avalia o treinador tricolor.

Para Guto, a manutenção da base que conquistou o acesso à Série A ao fim da temporada passada foi um avanço, até mesmo porque facilita a vida dos reforços que chegaram agora, que são inseridos em uma mentalidade de trabalho já definidas.

- O fato de a gente ter conseguido a manutenção de boa parte da base do ano passado já foi um avanço, porque você não começa do zero. E aqueles que estão chegando já trabalham dentro de uma realidade, de um modelo de trabalho incutido na mentalidade dos jogadores. E eles têm que acompanhar. Não vou dizer que queima etapa, mas você tem um avanço importante – afirmou.

Comentarista da TV Bahia, Gustavo Castellucci segue a linha adotada por Guto Ferreira. Ele ainda alerta para a necessidade de dar espaço aos garotos formados nas divisões de base.

- O Bahia renovou com boa parte do time base e preferiu apostar em jogadores "emergentes", ou que não tiveram tantas chances no ano passado. A exceção foi Armero. Além dos reforços, espero que as pratas-da-casa também tenham espaço para serem testados na Copa do Nordeste – analisou Castellucci.

O Bahia que entrou em campo na Flórida Cup tinha: Jean; Tinga, Tiago, Jackson e Armero; Juninho e Renê Júnior; Régis, Edigar Junio e Zé Rafael; Hernane. Desse time, é certo que Eduardo e Wellington Silva vão brigar por vaga na lateral direita. Ao lado de Juninho, Renê Júnior enfrentará forte concorrência de Matheus Sales e Edson. Allione deve ganhar uma das vagas pelos lados do campo, possivelmente o direito.

A estreia do Bahia pelo Nordestão será nesta quinta-feira, às 21h30 (horário local), contra o Fortaleza, no Castelão. A partida terá cobertura em Tempo Real pelo GloboEsporte.com.

Fonte: Ge.com