Postado por - Newton Duarte

Nos bastidores, Bahia tem desavenças entre diretores

Nos bastidores, Bahia tem desavenças entre diretores



Todo Poderoso

O vice-presidente Valton Pessoa é quem tem tomado as principais decisões do Bahia. A postura, inclusive, rendeu desabafo do vice-presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Maia, autor da ação que culminou na intervenção e no fim da era Guimarães. Maia se mostrou indignado com a omissão do presidente Fernando Schmidt, eleito pelos sócios. “Sempre o apoiei, mas farei agora a primeira crítica construtiva. Dê um murro na mesa e tome o comando do clube senão, em pouco tempo, menos do que imaginávamos, toda luta de 20 anos será jogada por terra, por interesses que ainda não sabemos quais”, cobrou Maia no Facebook. “Se eu ajudei em algo, me sinto na obrigação, no direito como sócio e no dever como batalhador, de cobrar uma posição do meu presidente. Não permita a saída de Reub”, pediu, citando o diretor administrativo e financeiro Reub Celestino e preocupado com a credibilidade do clube.

Interferência Superior

Os maiores desgastes do diretor financeiro do Bahia, Reub Celestino, são com o assessor da presidência Sidônio Palmeira e com o vice-presidente Valton Pessoa. Celestino tem reservas ao comportamento de Palmeira e às interferências de Pessoa nas finanças, o que impacta na proposta orçamentária para 2014. Em janeiro, por exemplo, futebol e financeiro passaram mais de 5 horas reunidos na tarde de quinta-feira, dia 9. Chegaram ao consenso que as contratações estavam encerradas até o Brasileiro, exceto pela busca de um centroavante ou até o clube ter 30 mil sócios. Mas Pessoa, além da busca pelo centroavante, já trouxe o volante Uelliton e quer um meia-atacante. A renovação de contrato do lateral Ávine também gera atritos. O departamento médico descarta recuperação 100%, mas há quem veja na renovação a chance de evitar briga na Justiça. Pessoa já antecipou que haverá reformulações.

Retorno gradual

A empresa de assessoria esportiva Antoniu´s, aos poucos, recupera o prestígio no Bahia. Antiga parceira e acostumada aos altos e baixos no futebol, a Antoniu´s perdeu força após, nos bastidores, soltar informações sobre os privilégios da concorrente Calcio dentro do clube. A relação com a Calcio gerou desgastes do presidente destituído Marcelo Guimarães Filho nos meses anteriores à intervenção. Pois a amizade extracampo entre o sócio Antonio Fernando, o Terceirinho, e o vice-presidente Valton Pessoa apara arestas. Foi Terceirinho, autorizado por Valton, quem conduziu o empréstimo de Feijão ao Flamengo e a chegada de Uelliton. Os volantes são clientes da Antoniu´s.

Nova Era

A torcida organizada Bamor trocou o presidente e passou a adotar o slogan “Nova Era”. Mas um velho hábito voltou à tona: o de pedir ingressos à diretoria do Bahia. O pedido foi negado, mantendo a política adotada desde o início da gestão de Fernando Schmidt. A prática de dar ingressos às organizadas é comum em muitos times do Brasil, o que garante apoio aos dirigentes nas horas mais difíceis. No Vitória, por exemplo, era praxe na gestão Alexi Portela Júnior, que usou camisa da uniformizada Os Imbatíveis em seu último jogo no Barradão como presidente, em dezembro passado. E o substituto Carlos Falcão nem pensa em mudar.

Passe curto

*Quem disse que futebol não tem nada a ver com política? Está escrito bem atrás do gol, no muro do estádio Adauto Moraes, administrado pela prefeitura de Juazeiro: “Índice do SUS revela: Juazeiro ganha de Salvador na Saúde”.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Bate-Pronto - Correio