Postado por - Heitor Montes

Nos pênaltis, Bahia vence o Botafogo e avança às quartas da Sul-Americana

Na noite desta quarta-feira (3), o Bahia perdeu no tempo normal por 2 a 1, mas venceu nos pênaltis o Botafogo por 5 a 4, no estádio Nilton Santos, jogo de volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com isso, o Tricolor se classificou, pela primeira vez na sua história, às quartas de final da competição continental. Durante o tempo normal, Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando fizeram os gols do time carioca, enquanto que Edigar Junio marcou para o Bahia.

Nas quartas de final, o Tricolor enfrenta o Atlético-PR. O Esquadrão volta a campo no próximo sábado (6), quando enfrenta o Grêmio, na Arena do Grêmio, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O JOGO

Primeiro tempo

O Botafogo contava com o apoio da torcida, que encheu o estádio Nilton Santos, e precisava de um triunfo, já que perdeu o jogo de ida por 2 a 1. Com isso, o alvinegro foi pra cima. Logo aos quatro minutos, Kieza avançou pela esquerda e tocou na direção do gol. Douglas botou para escanteio. Na cobrança, após desvio de Igor Rabello, Rodrigo Pimpão se esticou, mas não completou para o gol.

Aos 15, Rodrigo Pimpão recebeu de Kieza, avançou, invadiu a área, mas bateu mal e a bola passou longe do gol. No minuto seguinte, após Kieza ajeitar, Lindoso bateu forte para o gol e Douglas fez uma linda defesa à queima-roupa.

Aos 19, a primeira grande chance do Bahia. Gilberto ganhou a dividida com Igor Rabello, invadiu a área pela direita, bateu forte e a bola foi na rede, mas pelo lado de fora.

Aos 25, o Botafogo abriu o placar. O zagueiro Douglas Grolli cochilou e perdeu a bola para Rodrigo Pimpão, que avançou, superou Tiago na corrida e tocou bonito por cima de Douglas para abrir o placar e deixar o Botafogo em vantagem.

No lance do gol botafoguense, Tiago sentiu dores na coxa e precisou ser substituído por Jackson.

O Bahia conseguiu empatar a partida logo depois. Aos 33, Vinícius dá um lindo lançamento para a área, Gilberto desviou de cabeça e Edigar Junio completou para o gol. O 1 a 1 dava a classificação ao Tricolor!

Porém, o Botafogo voltou a ficar na frente aos 39. Matheus Fernandes dá um bom passe para Luiz Fernando, que dominou livre, avançou, driblou o goleiro Douglas e tocou para o gol vazio. O 2 a 1 levava agora a decisão aos pênaltis.

Segundo tempo

O Botafogo começou melhor no segundo tempo. Aos 4 minutos, após lateral na área, Kieza desviou e Pimpão quase conseguiu desviar para o gol.

Na sequência do lance, chance para o Bahia: Gilberto disputou com dois defensores, e mesmo desequilibrado, bateu para o gol. A bola passou por cima.

Aos sete, Botafogo de novo no ataque: Luiz Fernando fez boa jogada pela direita, cruzou na área, mas Pimpão cabeceou por cima.

Aos 12, Tricolor no ataque: Vinícius dá grande passe para Edigar Junio, que, na cara do gol, ajeitou para bater, mas foi desarmado por Marcinho na hora H. Dois minutos depois, Vinícius pegou uma sobra na área e bateu de primeira para uma boa defesa de Saulo.

Aos 18, Vinícius cobrou escanteio na área, Douglas Grolli se antecipou e cabeceou ao lado do gol.

O Bahia seguiu tendo boas chances. Aos 24, Vinícius cobrou falta lateral direto para o gol e Saulo defendeu de soco. Dois minutos depois, Zé Rafael arriscou de fora, a bola desviou e quase enganou Saulo. Aos 32, Gilberto deu grande passe para Allione na área, mas a defesa conseguiu evitar o perigo.

Aos 39, o Botafogo voltou a assustar. Pimpão bateu colocado para a boa defesa de Douglas. Lindoso pegou a sobra, mas o goleiro tricolor voltou a defender.

Como o Bahia venceu o jogo de ida por 2 a 1 e o Botafogo venceu a volta pelo mesmo placar, a decisão da vaga foi para os pênaltis!

DISPUTA DE PÊNALTIS

O Botafogo bateu primeiro com Rodrigo Lindoso, que converteu (1-0). Gilberto também converteu a sua cobrança e empatou para o Bahia (1-1).

Aguirre converteu para o Botafogo (2-1), e Zé Rafael empatou a disputa (2-2).

Terceiro cobrador do Botafogo, Marcinho acertou a trave! (2-2) Porém, Jackson também desperdiçou a sua cobrança, defendida pelo goleiro Saulo (2-2).

Kieza voltou a converter para o alvinegro (3-2), mas Allione bateu forte e empatou (3-3).

Na última cobrança da série, Renatinho fez para o Botafogo (4-3). Nilton precisava converter para manter o Tricolor na disputa e assim ele o fez (4-4).

Começou a série de cobranças alternadas. Moisés foi para a cobrança e Douglas defendeu! (4-4) Flávio tinha o pênalti decisivo para o Tricolor. Ele foi para bola e fez! (4-5). O Bahia vence a decisão por pênaltis e se classifica às quartas da Copa Sul-Americana!

FICHA TÉCNICA
Botafogo 2 (4) x (5) 1 Bahia
Copa Sul-Americana - Oitavas de final (2º jogo) 

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data: 03/10/2018
Horário: 21h45
Árbitro: German Delfino (ARG)
Assistentes: Gustavo Rossi e Ezequiel Brailovsky (ambos da Argentina)

Cartões amarelos: Matheus Fernandes (Botafogo) / Vinícius, Flávio, Nino Paraíba (Bahia)

Gols: Rodrigo Pimpão (25/1º), Edigar Junio (32/1º) e Luiz Fernando (39/1º)

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Grolli, Tiago (Jackson) e Flávio; Nilton e Elton; Zé Rafael, Vinícius (Allione) e Edigar Junio (Clayton); Gilberto. Técnico: Enderson Moreira.

Botafogo: Saulo; Marcinho, Carli, Igor Rabello e Moisés; Lindoso, Matheus Fernandes (Renatinho) e Bochecha (Benevenuto); Luiz Fernando (Aguirre), Rodrigo Pimpão e Kieza.Técnico: Zé Ricardo.